seguidores

26 de abril de 2009

*prêmio - VOTAR NO 'DE ACORDO COM' A PARTIR DE MAIO


VOTAÇÃO - serão escolhidos 100 blogs de cada categoria, somando 3500 concorrentes | imagem: Top Blog

Por Valdívia Costa*

Muitas pessoas andam me perguntando quando vão poder votar no De acordo com nesse concurso nacional chamado Prêmio Top Blog. Agradeço a curiosidade, já que esses representam os meus futuros eleitores internautas. Andei pesquisando pelo Top Blog e acabei encontrando o 'passo a passo' da votação no regulamento. Apesar de ter começado a anunciar essa indicação desde o mês passado, o nosso espaço opinativo/interpretativo só poderá ser votado do dia 4 de maio até o dia 11 de agosto.

Vajam o trecho do regulamento que fala da votação:

11. VOTAÇÃO PELA INTERNET – Júri Popular

11.1. O período de votação popular é do dia 04/05/09 as 02:00am até 11/08/09 as 11:55pm horário de Brasília.

11.2. Durante o período de votação, os internautas (eleitores) poderão escolher e votar em um ou mais candidatos (BLOG) em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por candidato (Blog). Entende-se “internauta” a pessoa física proprietária de um cadastro válido e legítimo no TOP BLOG.

11.3. Será disponibilizada no site oficial do Prêmio TOP BLOG durante o período de votação uma urna eletrônica que identifica cada candidato com um número de cadastro, nome e foto do BLOG para que o internauta (eleitor) possa certificar-se do candidato e confirmar o seu voto.

11.4. Para votar o internauta (eleitor) deve obrigatoriamente cadastrar-se no site do prêmio, reconhecendo ser responsável por quaisquer informações falsas que possam comprometer validade de seu voto. Depois de votar pelo site o internauta (eleitor) receberá em seu e-mail cadastrado um link para validar seu voto e cadastro. Somente serão computados aos candidatos os votos que foram validados pelo internautas (eleitores)

11.5. Encerrada a votação popular, no dia 11/08/09, serão divulgados no site do Prêmio a lista dos 100 Blogs mais votados em cada categoria de cada grupo somando 3.500 concorrentes que automaticamente passam a concorrer na segunda fase do prêmio: Avaliação técnica (Júri Acadêmico).

11.6. Para não influenciar na avaliação do Júri Acadêmico, não será divulgado publicamente nesta data o número de votos dos classificados que participaram da segunda fase do Prêmio. Por meio de acesso restrito e individual os candidatos terão acesso ao seu número de votos.


Espero contar com meus leitores, visitantes, seguidores e todos aqueles que andam por este espaço que é, antes de tudo, de vocês. A avaliação de uma comissão tão representativa democraticamente como esta popular e acadêmica do prêmio não é pra qualquer um. Mas antes de me sentir prestigiada, sinto-me mais responsável ainda em mantê-los abastecidos de opiniões e de imagens de qualidade que agradam a todos.
-------------------------------------------------------------------------
*Valdívia Costa é responsável pelo De acordo com, concorrente do Top Blog

*agressão - Truculência em nome da lei


FRONTEIRA - jornalista defende quem denuncia | imagem: blog Banana da Terra

Por Silvio Souza*

Atos de truculência e estupidez por parte de Policiais Federais que se aventuram por Roraima mais conhecida como terras de Macunaíma, Estado que faz fronteira com Venezuela/Guiana Inglesa não são novidades para ninguém. Podemos citar inúmeros como o do policial federal, integrante da Operação Upatakon - responsável pela desocupação da área indígena Raposa Serra do Sol, que em momento de happy hour na Orla Taumanan - ponto turístico da cidade, que ao ver sua honra ameaçada por um jovem, não titubeou, sacou a arma e deu uma de Lampião. Além dos tiros em meio a multidão, ameaçou de prisão meia dúzia de desafetos.

Relembro o fato para contar mais uma encenação, “piti”, de uma policial lá pelas bandas da fronteira Brasil/Guiana, relatado por uma amiga. Sem opção de lazer e cedendo aos atrativos comerciais do país vizinho, ela e um grupo de amigos partiram para Lethen - primeira cidade da Guiana, que mais parece uma cidade fantasma do velho oeste americano, mas vende produtos sem isenção fiscal, ou seja, livres dos impostos abusivos do Brasil.

Ao retornar, se surpreendeu com a abordagem nada amigável de uma policial federal que fazia “as honras” da casa, responsável pela imprescindível fiscalização na fronteira. A policial solicitou, de pronto, os documentos de identificação de apenas dois passageiros homens: um negro, baiano, e outro, índio, roraimense. Identifico desta forma para entenderem o densenrolar da história.

Sem entender o motivo do “privilégio”, questionou por que era necessário a identificação só dos dois homens, já que, além de mais duas pessoas, havia uma criança no carro. Irritada, a policial a mandou calar a boca se não daria voz de prisão por desacato. “Eu decido a quem devo pedir documento e fique calada”, encerrou o papo e continuou seu trabalho.

Só que a nobre e eficiente policial não entendeu a preocupação de uma mãe que tomou todas as precauções devidas para retirar a documentação dela e da filha, e estranhou a “fiscalização por amostragem”, seletiva, pífia, e até discriminatória, no entender dela.

A preocupação dela que deveria ser a de todos é a fiscalização de controle de entrada e saída de pessoas no território brasileiro, que deveria ser feito de maneira efetiva, está baseada em julgamentos pessoais e critérios subjetivos.
É importante frisar ainda que Roraima é considerada hoje rota internacional do tráfico, não só de drogras mas de pessoas. Por isso, sou solidário a inquietação da amiga e me preocupa saber que nossas fronteiras está entregue a esse tipo de profissional que julga ter poderes, porque não dizer paranormais, para identificar possíveis suspeitos à primeira vista.

-----------------------------------------------------
*Silvio Souza é jornalista e colabordor deste blog. (silviosouza_23@hotmail.com)

23 de abril de 2009

*música - pré-lançamento do novo show de Toninho Borbo


TONINHO BORBO FARÁ O PRÉ-LANÇAMENTO
DO SEU MAIS NOVO TRABALHO,
O EXPERIMENTAL SAMBA GROOVE,
QUE TRAZ BITS E COLAGENS
DO PRODUTOR FREQUÊNCIA ZERO,
NOVO PARCEIRO NAS MÚSICAS
MEIO ELETRÔNICAS, MEIO MELÓDICAS.
AMANHÃ, DIA 24, 
NO BAR & ARTE,
NA RUA 13 DE MAIO, 78,
CENTRO, CAMPINA GRANDE-PB


Paraibano movido pela inquietação artística, Toninho Borbo entra no seu sexto ano de estrada apontando a liberdade de criação e tencionado limites estéticos através da fusão entre a tradição folclórica e o universo multicultural da música contemporânea mundial. Para realizar essa nova linguagem sonora, chamada EXPERIMENTAL SAMBA GROOVE, o artista se uniu a dois seridoenses do RN, Lourdes Ramalho e Frequência Zero (fHz0), numa parceria moderna e nordestina.

Toninho formulou este novo som com o mesmo rigor poético engajado do seu primeiro trabalho intitulado Do Beco ao Eco (2003). O novo CD tem características do seu último álbum, Para Fins de Mercado (2007), mas flertando com o dub, ragga, samba, rock, musica eletrônica e ritmos regionais como o coco e a embolada misturados numa só pegada.


Produto de expressão da música eletrônica paraibana, fHz0 é o arquiteto que tira, com um golpe veloz, os bits que formam o desenho detalhado de colagens, samples e texturas. Essa união causa uma atmosfera densa de impressões sonoras que nos arrebata paulatinamente.

Nesta junção entre os dois mundos sonoros, Toninho Borbo fundiu a riqueza dos aspectos da tradição com a universalidade sonora da música urbana eletrônica. Desta forma, ele traz a tona os aspectos místicos e fantásticos da cultura popular, confrontando-os com a realidade concreta e instrumental de uma sociedade alicerçada na conversão veloz dos seus significados simbólicos.

Assim foi a fusão da letra poética da dramaturga e escritora Lourdes Ramalho com o coco-drumbass dos dois músicos. Lourdes cedeu parte da peça teatral A Feira pra Toninho musicá-la. Mas a música atual de Toninho é isso, a arte que se coloca no vértice agudo da manifestação mais presente de contemporaneidade. Tudo apontando o que seria mais um gesto estampado numa estética atual.

Dona Lourdes - a dama das letras, da história, da inquietação intelectual em busca dos cristãos novos etc., Lourdes Ramalho, formou parceria com Toninho ao ceder um trecho de sua peça "A feira", uma poesia que ele musicou e que vai ser tocada no show. A dramaturga vai escutar o resultado em breve, segundo o próprio Toninho.

Trajetória - Toninho já tocou em alguns eventos nacionais, como a participação na Teia – Encontro de Pontos de Cultura, em São Paulo-SP. Ainda como aluno do curso de ciências sociais em 2005, ele produziu e gravou um EP com 5 músicas onde a faixa 3, vira HIT Polifônico após vencer um prêmio nacional promovido por uma habilitadora de celular. É a partir deste momento que este artista crava seu nome na vanguarda da música independente paraibana.

-------------------------------
assessoria TB

20 de abril de 2009

*opinião - CARIRI DRIBLA A CRISE COM EMPREENDEDORISMO


ARGILA - artesã do Cariri paraibano prepara peças utilitárias pra vender na feira

texto e fotos: Valdívia Costa

Sempre que a situação econômica do Brasil começa a capengar, o empreendedorismo consegue novos interessados. Isso demonstra sua força de crescimento e viabilidade, justamente porque é a única forma de fugir dos apertos financeiros, ou seja, sendo um profissional autônomo, que pode guiar um negócio sozinho num momento inoportuno. E os paraibanos estão dando um show de criatividade e driblando a crise justamente se inserindo nesse universo do trabalho autônomo e inovador.

As artesãs de Serra Branca, no Cariri paraibano, por exmeplo, trabalham com argila e agora enfrentam um período tranquilo em meio a turbulência da crise mundial. Já um estudante de Monteiro, na mesma região, também encontrou a porta do empreendedorismo pra sair da rotina de procurar emprego criando um dos primeiros sites de "classificados" do Estado. Todos estão trabalhando, ganhando dinheiro e provando que a inteligência e a determinação, unidos, formam uma atividade econômica que distancia qualquer um da lamentação pela falta de oportunidade.


ORGULHO - Maria José Rodrigues mostra "simplesmente mulher", peça premiada

A artesã Maria José Rodrigues aprendeu a fazer panelas e potes de argila quando era menina, com a mãe dela, que sustentou toda a família com o trabalho artesanal. Há cinco anos ela, a filha e a nora, entraram para a história do artesanato nacional. Em 2004, a filha de Maria José, Ivaneide Rodrigues, teve a idéia, durante um curso de design, de criar uma figura feminina a partir de uma "quartinha", recipiente utilizado pra guardar água potável na região.


DETERMINADA - Ivaneide foi a criadora do modelo "simplesmente mulher", ganhador do Prêmio Cerâmica Popular (PR)

Depois de criado o modelo, a presidente da Associação de Moradores do Cariri, Doralice Torreão, batizou a peça de "Simplesmente mulher". Ivanilda presenteou a mãe com a autoria da peça, como uma homenagem pelos anos de trabalho com artesanato, e Doralice inscreveu-a no Salão do Artesnato do Paraná. Desde então, a peça já foi vista em várias propagandas do Estado e do cenário nacional.


SIMPLESMENTE MULHER - peça ornamental que foi feita bem pequena e hoje tem até em tamanho gigante


A família encontrou no artesanato a possibilidade de criar e sobreviver. Depois desse primeiro prêmio, Maria José inventou a peça utilitária e ornamental "Mulher de sabores", uma mulher no meio com taças ao redor, tudo em argila. Infelizmente, a peça foi premiada em 2006, mas Maria José não a fabricou mais, devido a falta de procura. Já em 2008, foi a vez da nora dela, Lucineide Guilhermino, ganhar um prêmio também com a peça "Rainha das águas". E assim, todas estão motivadas a ganhar mais e mais prêmios com a inteligência caririzeira.


RAINHA DAS ÁGUAS - 3ª peça da família premiada em 2008 no Salão de artesanato do Paraná

Web - O ramo que Chiquinho escolheu pra atuar foi o que o levou a se tornar conhecido pela inteligência em menos de um mês. Na web, o mais novo empreendedor de Monteiro pode encontrar a solução do problema que todos os comerciantes tinham, a falta de informação. "Não é jornalismo", ele deixa bem claro, é informação comercial. Para simplificar, Chiquinho fez o Cariri Mais, um site de classificados. Sim, com visibilidade maior pra o negócio anunciante.


PLURAL - Chiquinho conseguiu montar um site de classificados, um dos primeiros da PB

Como a intenção dele não era trabalhar com notícias, mas achando necessário colocar o espaço delas, ele trilhou o caminho da inclusão digital. Chiquinho publica textos de alunos de uma escola pública, que já escreviam pra o jornal mural da instituição, e ainda oferece uma resumida lista telefônica de mototáxi, transporte muito utilizado no Interior.


JOVEM - Chiquinho chamou a atenção dos jovens do programa Protagonismo do Sebrae PB

Assim como esse dois paraibanos, a população deveria despertar pra esse caminho. Muitas vezes, a economia trava por falta de iniciativas inovadoras, aquelas que são novidades rentáveis, como um fiteiro numa rua que acabou de ser habitada. De um lado a necessidade, do outro a criatividade. As duas caminhando pra o progresso. E se incluir nos negócios o conceito de sustentável, parabéns! Você é o empreendedor que faltava no planeta!

Decálogo Empreendedor
1. assumir riscos;
2. identificar oportunidades;
3. conhecimento;
4. organização;
5. tomada de decisão;
6. liderança;
7. dinamismo;
8. independência;
9. otimismo;
10. tino empresarial.

---------------------------
colaboração: Éricka Vasconcelos em palestra realizada em Monteiro (PB)

19 de abril de 2009

*carnaval - CARNAVAL DE CAMPINA RETORNA COM FORÇA



texto e fotos: Valdívia Costa

O povo todo de Campina Grande (PB) se reuniu na Rua Maciel Pinheiro, no centro da cidade, pra ver, ouvir, dançar e saudar a boa música, o frevo, que contagiou até aos carnavalescos dos tempos de bailes e desfiles. O maracatú a passar com seus personagens coloridos e representativos da cultura afrobrasileira.



A festa foi animada por orquestras e foliões fantasiados de pierrôs, colombinas, damas dos salões de luxo, papangus, palhaços etc. Eneida Agra Maracajá, idealizadora do evento, desfilou entre os participantes sempre à frente do tradicional Bloco da Saudade. Campina precisava fazer esse encontro saudoso e saudável anualmente. Não em substituição ao lixo que se tornou o famoso carnaval fora de época, que se diluiu em coisas menores, mas sim pelo ar de alegria e graça que a cidade ganha. Isso pode atrair as pessoas pra momentos leves e diversos na musicalidade.



Rua Maciel Pinheiro lotada e colorida.



Admiradoras tradicionais do carnaval estiveram presente.



Um casal modesto...

18 de abril de 2009

*carnaval - GRITO DA ALEGRIA PELO CARNAVAL DE CAMPINA GRANDE


ANIMAÇÃO - carnavalescos em programa televisivo local IMAGEM - Eugênio Felipe

Campina Grande (PB) será palco de um momento de ativismo carnavalesco/cultural inusitado. É o evento ABRIL COM ALEGRIA, um encontro de blocos tradicionais de carnaval que se reunirão em torno de um grito festivo pela volta da festa de carnaval totalmente aberta na comunidade. Por volta das 16h00 de hoje, dia 18, os blocos MelindrosoS de NECO BELO e Doutores da Brincadeira irão ao encontro do Bloco da Saudade, que se concentrará no Beco do 31, no centro da cidade. Depois, a Rua Maciel Pinheiro será o local do frevo e da alegria.

Participarão blocos e clubes para lá de veteranos, como o da Saudade, dos Artistas (Tem Maracajá no Maracatu) e Clube Ipiranga. Mas haverá estreantes também, como o Cafuçus da Floresta, o Me Chama que Eu Vou e o Doutores da Brincadeira, formado por voluntários e ex-voluntários do projeto homônimo em funcionamento no Hospital Universitário Alcides Carneiro da UFCG. Outro bloco é o recém-criado Bloco Melindrosos de Neco Belo, formado por descendentes, aderentes e simpatizantes do pioneiro carnavalesco campinense, o empresário e músico Manoel Cavalcanti Belo, que morreu em 1918 aos 42 anos de idade.

Os jornalistas também vão cair na brincadeira, com o bloco Imprensa que é gostoso, no qual mais de 100 profissionais e estudantes de comunicação darão o seu grito estilizado em prol do carnaval.

O evento ABRIL COM ALEGRIA, tem o objetivo de mostrar para autoridades e comunidade em geral que Campina Grande precisa ter retomada a sua tradição carnavalesca, e que há centenas de pessoas interessadas em lutar e “pular” por isso.

O blog DE ACORDO COM vai cobrir o evento e postará as fotos aqui amanhã. NÃO PERCA ESTA INICIATIVA CULTURAL E APAREÇA PARA ENGROSSAR ESTA AÇÃO SOCIAL INCLUSIVA.
-------------------------------------------
colaboração: psicólogo Eugênio Felipe (9971.3197 / 8869.3197)

15 de abril de 2009

*música - Bar & Arte apresenta Marxuvipano


DIVULGAÇÃO - panfleto eletrônico do evento da MXP

A expressividade da psicodelia dos anos 70 chegou ao Bar & Arte. Na próxima sexta-feira, dia 17, o grupo MARXUVIPANO apresentará novamente o show do DVD "MUDO", a partir das 23h45. Haverá uma abertura especial chamada "70 PSICOdiscoDELISTA" com Franz Lima, uma discotecagem temática com músicas psicodélicas dos anos 70. O DVD que tem o mesmo nome do show estará à vendo no local por R$ 15,00.

Para definir o trabalho desta banda, ninguém melhor do que o diretor o show Mudo, Ronaldo Neris. Ele morreu repentinamente no início desse ano, mas deixou sua marca na página do grupo. "O show é a concretização de um trabalho autoral que vem sendo realizado há quatro anos pelo grupo Marxuvipano. As músicas, mesmo explorando lugares e personagens diferentes, por vezes, aparentemente tão isoladas uma das outras, ligam-se pelo que há de influência psicodélica", comenta o texto.

Ronaldo ainda fala do movimento psicodélico, marca que o grupo pretende carregar nos trabalhos. "A distância entre o movimento psicodélico dos anos 60/70 e o presente faz surgir uma polifonia que facilita a exploração poética e musical do grupo. É essa polifonia, uma mixórdia de inúmeros discursos pretéritos e presentes que faz parte, numa releitura, das criações do grupo sem perder sua identidade".

A poesia autoral da banda também foi ressaltada pelo produtor. "Ao longo do show várias palavras vão surgindo, outras caem e todas ao mesmo tempo têm a ver com essa alma, só que uma palavra não dá conta, não diz tudo. As ligações entre as músicas consistem no olhar o homem e seu contexto, no entanto cada uma é um universo que embora particular, também não foge a um caminho de críticas, reflexões e transes poéticos musicais."

Experimental - O MXP surgiu da interação entre amigos a partir da experimentação de sensações provocadas pelas palavras e sons. Seus integrantes misturam as mais diversas influências, desenvolvendo um trabalho essencialmente autoral que parte do regional em direção a uma identidade global.

Hoje o grupo dispõe de um repertório que percorre vários estilos ou tendências, provocando surpresas e reflexões. As músicas e poesias criam um ambiente intimista de sarau, um universo de improvisos e palavras que concentra as atenções do público.

Bar & Arte - Mais do que um bar, um lugar onde se aprecia arte, se conversa, toma um drink e curte um som de primeira. O Bar & Arte é um dos mais novos estabelecimentos temáticos da cidade, com pouco mais de um ano de exsitência. A galera que frequenta o local é parte do antigo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e parte de outros guetos. O empreendimento é tocado pelos criativos Estrela Hertury e Danilo.

SERVIÇO
Local: Bar e Arte (R. 13 de Maio 78, centro, Campina Grande)
Dia: Sexta, dia 17
Hora: 23h45
Ingresso: R$ 5,00

-----------------------------------------
colaboração: David Sobel, integrante da banda.

13 de abril de 2009

*agressão - jornalista processa e Botafogo-PB culpa o técnico






SÉRIE - campanha contra a agressão verbal em castelhano | imagem: Google

Já tínhamos divulgado esse caso aqui no blog sobre uma agressão verbal que a jornalista Mônica Rodrigues (TV Correio) sofreu do ex-técnico futebolístico do Botafogo-PB, Celso Teixeira. Agora, ela processou o clube, segundo uma nota oficial do próprio time. No dia 25 de janeiro deste ano, Mônica foi labutar sua pautinha de Esportes, como todo repórter diário faz. Mas neste dia Celso estava enfezado com alguma mulher e descontou na nobre colega. A jornalista, que não é boba, acionou a Justiça.

Mas sábado passado, a diretoria do Botafogo divulgou uma "Nota de Esclarecimento" sobre o fato que me deixou apreensiva.

-----------------------------------------------------
A Diretoria do Botafogo Futebol Clube vem, por meio deste, esclarecer a toda a torcida e imprensa paraibana, os fatos ocorridos na cidade de Patos, após o jogo Esporte x Botafogo, realizado no último dia 25 de janeiro de 2009. A repórter Mônica Soleane de Farias Rodrigues, do Sistema Correio de Comunicação, afirma ter sido agredida verbalmente pelo então técnico do clube, Celso Teixeira. Em razão desta possível agressão, a jornalista está movendo uma ação de indenização por danos morais contra o Botafogo, no valor de R$ 90 mil.

Perante a tal atitude, questionamos qual a responsabilidade do clube frente a este caso. Segundo informação da própria repórter, ao término do confronto, Celso Teixeira foi procurado para uma entrevista e não atendeu ao pedido, de acordo com ela, por ela ser pertencente à TV Correio, provocando uma discussão entre ambos.

Por se tratar de um assunto entre duas pessoas e não entre o clube e a empresa, a diretoria comunica que irá contestar essa ação através de seu Departamento Jurídico. Declaramos ainda que não nos opusemos à busca da profissional por seus direitos.

Por fim, afirmamos que o Botafogo Futebol Clube estará sempre de portas abertas para receber a qualquer pertencente da imprensa, seja qual for a empresa, de dentro ou fora de João Pessoa.

-----------------------------------------------------

Como lemos acima, está claro: a operação "tirar o seu da reta" começou. O clube diz não ter responsabilidade por esta briga, que começou fora do espaço físico do time. Depois 'questiona' porque a repórter não procurou a diretoria logo em seguida pra desabafar o caso e esperar uma resposta qualquer da diretoria sobre o que a repórter quisesse saber.

Enfim, o fato é que houve um péssimo comportamento de um profissional do futebol, contratado pelo Botafogo paraibano, e o clube agora quer deixar o mal criado solto por aí, dando coice sozinho, como se não tivesse responsabilidade pelo comportamento anti-ético de um técnico de futebol. Neste caso, no meu entendimento, o clube tem culpa sim porque Celso estava saindo de uma partida como treinador do time e a jornalista executando seu ofício, perguntando, investigando.

O problema é que as empresas de futebol da Paraíba ainda discriminam uma mulher que ocupe a função de repórter. Mônica foi somente uma das muitas outras jornalistas que sofrem com os famosos 'tocos' dados por qualquer membro de um clube de futebol. Sem distinção se é técnico ou dirigente, todos têm o mesmo desprezo por mulheres, por se auto idolatrarem como semi-deuses de um jogo que só mostra sua decadência ao longo dos anos.

Mas vamos ver como essa história se desenrola por aqui. Vamos acompanhando...
---------------------------------------------------------------------------
colaboração: Wênia Bandeira, do PB1

*ponto - Edital inscreve para 20 novos Pontos de Cultura na Paraíba



Se a comunidade da qual você faz parte possui uma associação (ou semelhante) com CNPJ, sem fins lucrativos, e de natureza cultural, ela pode ser um Ponto de Cultura e receber apoio financeiro no valor de R$ 180 mil - em três anos – para desenvolver atividades culturais. O edital está aberto até 15 de maio, disponível no site da Subsecretaria de Cultura do Estado. O prazo final para o envio das propostas foi prorrogado até 15 de maio.

Na Paraíba, 20 novos Pontos serão selecionados. Todas as regiões do Estado poderão ter pontos, menos João Pessoa e Campina Grande, que lançarão editais próprios. Os formulários e manual de preenchimento estão disponíveis no site da Secretaria de Educação e Cultura do Estado. No campo 'Serviços', clicar no link 'Downloads'. A outra opção é solicitá-los através do e-mail subsecretariadeculturadapb@gmail.com.

O edital para Pontos de Cultura do Ministério da Cultura (MinC) é conveniado com o governo da Paraíba. Segundo a assessoria da pasta, os investimentos previstos no programa ‘Cultura Viva’, que será seguido pelos novos pontos, são de R$ 3,7 milhões na Paraíba,R$ 2,5 milhões sairão dos cofres do governo federal e R$ 1,2 milhão do governo estadual.

Os Pontos de Cultura são iniciativas organizadas pelas comunidades e estimuladas pelos governos a formularem propostas voltadas, principalmente, para a produção, formação cultural e geração de renda por meio da cultura. As iniciativas contempladas através de seleção receberão apoio financeiro no valor de R$ 180 mil durante três anos.

---------------------------------------------------------------------------
Colaboração: Subsecretaria de Cultura do Estado - Casarão dos Azulejos, Rua Conselheiro Henriques, 159, Centro. 3218-4167 | subsecretariadeculturadapb@gmail.com

10 de abril de 2009

*prêmio - DE ACORDO COM INDICADO A PRÊMIO


SELO - alguns blogs são indicados, outros podem ser inscritos diretamente no site do prêmio. Em breve a divulgação da votação. Participe, blogueiro!

Muito feliz com a indicação (que ainda não sei de quem partiu), compartilho com meus leitores essa participação nesse prêmio novíssimo. Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.

7 de abril de 2009

*opinião - Marinho e Jota Júnior: difundindo a ignomínia - Dalmo Oliveira



por Dalmo Oliveira*

Essa semana vi/ouvi dois comentários de "jornalistas" consagrados da imprensa paraibana que me deixaram de bobeira. A primeira foi na televisão: o radialista/prefeito Josival Júnior de Sousa (mais conhecido como Jota Júnior), naquele programa do meio dia (Correio Verdade) comentando a prisão da empresária da Daslu, Eliana Tranchesi. Jota estava inconformado porque a Justiça havia dado uma pena tão dura (94 anos!) para uma empresária, uma empreendedora, enquanto a bandidagem que cometias crimes "hediondos" pegava penas menores e muitos sequer estavam presos.

Hoje pela manhã, como sempre faço, vou para o trabalho ouvindo no carro o programa jornalístico da Rádio Correio FM de Campina Grande. Lá pelas tantas entra a vinheta do "comentarista político" Marcos Marinho. Ele puxou um assunto interessante. "Hoje completam-se 45 da revolução", disse, referindo-se ao tenebroso e sanguinário golpe militar perpetrado pelos generais em 1964. Quando alguém chama aquele golpe de "revolução" eu já fico desconfiado. Pois não deu outra: Marinho debulhou um rosário de elogios aos "generais do milagre econômico", dizendo que, sem eles o Brasil jamais encontraria o caminho da ordem e o respeito às hierarquias. O radialista e ex-vereador, disse que até sofreu represálias naquele período, mas que a "DITABRANDA" havia sido necessária para por o país nos trilhos, etc, etc, etc.

Esses dois exemplos mostram claramente a mentalidade reacionária de alguns homens de imprensa da Paraíba. Esses são, ao final das contas, os caras que forma a opinião da nossa juventude. Os responsáveis pela "memória coletiva" da gente paraibana. Um em Campina outro em João Pessoa, usando e abusando dos veículos de comunicação para confundir a opinião pública, desinformando nossas consciências.

É por essas e outras que se faz mais que urgente uma revisão na regulação do jornalismo tupiniquim. Vem em boa hora a proposta de uma conferência de comunicação, onde a sociedade diga, de uma vez por todas, que esse tipo de "jornalismo" não serve á coletividade. Basta de manipulação. O que o prefeito-radialista e o ex-vereador jornalista fazem, no cotidiano de suas práticas comunicacionais, é, nada menos, que um grave crime contra a democracia e a cidadania.
-------------------------------------------------

*Dalmo Oliveira é mestre em Comunicação e escreveu o artigo no blog Novos Rumos: jornalistas em movimento! em 31 de março/2009

*opinião - Um espetáculo que enche os olhos - Leidiane Alves


RENOVADO - peça que se baseia na obra de Guimarães Rosa tem direção do dramaturgo paraibano Luiz Carlos Vasconcelos | imagem: Google

Por Leidiane Alves*

Desafiando a força do tempo, o espetáculo Vau da Sarapalha ao longo de 17 anos continua encantado aos que já assistiram e aos que pela primeira vez veem o espetáculo. Diante de tantos detalhes preciosos, que ao longo dos anos foram garimpados, revistos e repensados, num anseio de levar aos atores e ao público, a sensação ao ver a peça é de ser única cada apresentação.

Como parte dos que viram pela primeira vez o espetáculo posso dizer que a sensação que nos dá, se é que o brilho do espetáculo lhe dá a chance de sentir algo, é encantador, mágico, único! O público se encanta desde o primeiro olhar para o palco. O cenário lhe suga as atenções. A trilha sonora, criativa e simples, lhe atrai os ouvidos. E no decorrer da apresentação, a expressividade corporal dos atores nos faz temer, piscar os olhos, com receio de que perderíamos mais alguma surpresa.

É difícil acreditar que um mesmo grupo de atores possa existir num mesmo espetáculo ultrapassando uma década. No entanto, ao assistir Vau da Sarapalha, você passa a se perguntar como que se pensou em algum momento encerrá-lo. O que presenciei não foi apenas uma apresentação cênica, envelhecida com o tempo ou amadurecida pelos atores. Mas sim uma espécie de luta dos atores com eles mesmos e com a própria história, num enredo único, mas que contraditoriamente, distinto a cada apresentação.

O sucesso do espetáculo fica ainda maior quando, ao término da apresentação, os atores, numa roda de diálogo, passam a interagir diretamente com o público. Num momento singular, o qual em meio a inúmeros elogios surge da platéia aqueles que acompanham a peça de outras apresentações, como é o caso do professor da UEPB, Luiz Custódio. Ele diz ver nessa nova fase da peça um amadurecimento das cenas, mas principalmente dos atores. “Vi o primo Argemiro (personagem de Nanego Lira) amadurecer e envelhecer junto ao personagem. É maravilhoso!”, avalia Custodio, que comparou o espetáculo a um vinho, “quanto mais envelhece, melhor fica”.

Enredo – Numa adaptação do conto Sarapalha de João Guimarães Rosa, Vau da Sarapalha conta a história de dois primos (um deles apaixona-se pela mulher do outro). Refugiados numa região do sertão, e vítimas da malária, esperam a morte chegar, prestando contas ao passado. No elenco, como o primo Ribeiro, Everaldo Pontes. Nanego Lira faz o primo Argemiro, Servílio Holanda interpreta o perdigueiro Jiló. Já Soia Lira faz a Negra Ceição e o músico Escurinho, o Capeta. A nova apresentação da peça tem direção de Luiz Carlos Vasconcelos.
--------------------------------------------
*Leidiane Alves é estudante de Jornalismo (UEPB)

6 de abril de 2009

*jornalista - MAIS DE 10 DEMITIDOS NOS ASSOCIADOS PB


EM FRENTE: aos colegas desempregados bastam receber os direitos, processar, se tiver de processar, procurar emprego, se tiver de procurar emprego, e viver, porque isso todos vão ter que fazer. "Jornalismo: a capacidade de vencer o desafio de encher o espaço." - Rebecca West | imagem: Google

Por Valdívia Costa

Parece que o blog não fala de outra coisa se não de jornalista agora! E é isso mesmo! Nós vendemos nossa mão de obra para falar de todos as empresas, menos da que nos emprega (muito menos da nossa!). Também falamos dos males de todas as profissões, menos da nossa. Por que não embassar bem essa temática, já que o factual está mostrando as ocorrências?

Vejam outro blog paraibano, o Parem as máquinas! de Cláudia Carvalho. Muito resumidamente, ela conta em que pé está a situação dos jornalistas demitidos dos Associados Paraíba. Confiram o post do Parem...

--------------------------------------------------

Com tristeza, o Parem! informa que os Associados Paraíba dispensaram hoje os serviços de vários profissionais. O número comentado pela manhã dava conta de dezenas. Mas, após a publicação aqui no blog, um dos remanescentes da empresa negou que o corte na folha fosse tão grande. Segundo ele, foram mais de 10 demitidos, dentre os quais a maioria estava lotada no Departamento Comercial e no Jornalismo.

Apesar da saída de muitos jornalistas, os programas noticiosos vão continuar sendo veiculados, com a chegada de novos funcionários e, no caso de "O Norte Agora", novo enfoque, deixando de lado a política e apostando na prestação de serviço à comunidade.

Parem as máquinas!


Até agora, o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, disse que esta era uma situação humilhante que deveria ser revertida, confiando ele numa ampla mobilização que será realizada esta semana contra as demissões determinadas pela equipe pernambucana nos Associados-PB, segundo o blog da Cláudia Carvalho.

Pois estamos esperando um tal protesto que ele anunciou, no qual as sessões, na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa, pedirão a revogação do título de cidadania paraibana oferecido ao executivo Joezil Barros, diretor presidente dos Associados no Nordeste, ainda ocnforme o blog.

Legal que o presidente do sindicato esteja agindo assim, tão solícito. Espero mesmo que todos tenham seus direitos garantidos. Agora essa solicitude landista deveria ter nos alcançado também, quando fomos demitidos no ano passado. Um atrás do outro, somamos quatro que foram demitidos em intervalos de menos de um mês do Jornal da Paraíba e do Correio da Paraíba.

2 de abril de 2009

*greve - Jornalistas do CE se dividem e esperam


Acordo proposto pode dar fim à greve de jornalistas no Ceará

Da Redação - 25.03.09

A Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará propôs um acordo para dar fim à questão do reajuste salarial dos jornalistas, que entraram em greve, junto com os gráficos, na terça-feira, dia 23. A proposta é de 0,75% de ganho real no reajuste do piso salarial dos trabalhadores, intermediária entre o que pediam as duas categorias (1,02%) e as empresas (0,5% para gráficos e 0% para jornalistas).

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Ramon Esteves, que representa o patronato, se comprometeu a levar a proposta do Ministério Público do Trabalho aos empresários e dar uma resposta, por enquanto não divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Se a proposta for aceita pelos jornais, os sindicatos vão convocar assembleias para as duas categorias decidirem sobre o fim da greve.

Apesar da greve, jornais funcionam

*mobilização - UNIÃO NO JORNALISMO PARAIBANO?


JORNAL E JORNALISTA - Elisa Cortes escreveu sobre essa "simbiose": (...) São muitos os que ainda pensam que escrever notícias é fácil e todos podem fazer. Não é verdade, uma notícia de qualidade exige técnica, conhecimento e comprometimento com a verdade. É por isso que existem tantas faculdades preocupadas em formar profissionais de qualidade. O jornalismo é a principal forma de vigiar a relação entre o estado, empresas privadas e o interesse público. O jornalista serve como interlocutor dessas relações, sempre preocupado com o interesse público, principal característica da notícia além da novidade. TEXTO COMPLETO

Por Valdívia Costa

Nem vou considerar que cometi um erro, pois quero é provocar alguma explicação que me clareie a mente. Ontem postei aqui que ninguém tinha se mobilizado no Estado e, mesmo depois de saber que houve um encabulado aglomerado de jornalistas (talvez 10 ou menos) em frente ao Tribunal de Justiça, sustento meu post, até porque não vi imagem alguma sobre o "fato" e ninguém que conheço em João Pessoa foi a tal ato. Muito estraaaanho...
---------------------------------------------
Jornalistas fazem ato público pelo diploma - Por: ANDRÉ GOMES

Os jornalistas paraibanos estiveram ontem (dia 1º) em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, realizando um ato público pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. O Recurso Extraordinário será julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso seja aprovado, acabará com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, permitindo que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, disse que é importante a união dos profissionais de comunicação para pressionar o Supremo a não aceitar o recurso. Ele teme que os empresários deixem de contratar os profissionais formados. A direção da Federação nacional dos Jornalistas (Fenaj) e representantes de entidades e de estudantes já protocolaram na Secretaria-Geral do STF um abaixo-assinado, com 20 mil assinaturas.

fonte: Jornal da Paraíba
----------------------------------------------

TEM MAIS ALGUM JORNALISTA DA PB QUE FICOU DE FORA DA "MOBILIZAÇÃO" FEITA EM JOÃO PESSOA?
Como o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba não se pronunciou sobre o assunto, nem antes nem depois de ontem, fica difícil descobrir a verdade. O que se sabe é que muitos Estados nordestinos fizeram bonito na representação da classe. Mas no meu ver, nós, atuantes do Estado da Paraíba, não nos mobilizamos de maneira nenhuma. Fazer "mobilizações" assim, sem os jornalistas do interior serem acionados, é fácil demais.

Adiado - Com ou sem mobilização, o relator do processo, Carlos Ayres Britto e o ministro Eros Grau votaram a favor da revogação total da Lei de Imprensa. O alongamento do julgamento adiou para o próximo dia 15 sua continuidade e também a decisão sobre a obrigatoriedade ou não do diploma de jornalista, segundo o Comunique-se.
------------------------------------------------

1 de abril de 2009

*mobilização - JORNALISTAS PARAIBANOS NÃO FAZEM MANIFESTO


1ª MOBILIZAÇÃO - jornal Novos Rumos registrou mobilização na Praça da Bandeira em Campina Grande e em João Pessoa (PB); dessa vez, jornalistas passaram "em branco" por reivindicações da obrigatoriedade do diploma da profissão


Por Valdívia Costa

Daqui a poucas horas saberemos se o diploma de jornalista vai continuar valendo no Brasil. Jornalistas de toda a nação se uniram, de alguma forma, pra defender esse direito que "qualifica" a informação dos meios de comunicação aos quais temos acesso diariamente. Menos os jornalistas paraibanos, acho que os únicos que mereciam ter o diploma casssado. Não é radicalismo, é cansaso mesmo, entrega e sugestão. Sinto vergonha de dizer que atuo num Estado que não participou de maneira nenhuma da defesa do diploma da profissão que escolhi pra seguir.

Como uma andorinha só não faz verão e eu ficaria ridícula falando sozinha no meio da Praça da Bandeira, resolvi escrever. (O que resta a uma blogueira?) Na última ameaça que sofremos em relação ao diploma, em setembro do ano passado, quando a classe jornalística brasileira se uniu contra a liminar que dá o direito de qualquer cidadão fazer jornalismo nas empresas de comunicação, Campina Grande e João Pessoa tiveram mobilizações, tímidas, mas tiveram. Graças ao movimento Novos Rumos, oposição sindical derrotado nas eleições do ano passado.

Agora, passado esse episódio, ninguém disse nada sobre o novo julgamento da obrigatoriedade do diploma de jornalista aqui na Paraíba. Nós, acredito, mesmo sem consultar os colegas da chapa a qual fiz parte, nos sentimos acuados, desesperançados com uma classe que não ouviu e recusou o que tínhamos pra falar. O momento era de mostrarmos coesão, eu sei, mas, diante desse silêncio generalizado, o que poderíamos fazer? A mesma coisa que em setembro do ano passado?

Passei pelos sites dos sindicatos de jornalistas do Nordeste e achei marcante a mobilização de Fortaleza (CE), na qual universidade, jornalistas e assessores se uniram pra fortalecer a exigência do diploma em empregos de jornalismo.

Recife (PE) também não ficou atrás e a classe se reuniu como teria que ser em todos os Estados. Infelizmente, onde não há opinião própria da classe, um pensar que unifique nossas intensões e procedimentos (longe do habitual "graças a Deus estou empregado e não quero confusão com o patrão"), ficaremos a mercê dessas decisões.

Lugares como a Paraíba são pratos cheios pra quem está com a fome de acabar com determinadas profissões. Sabemos que isso tudo se dá pelo neoliberalismo instalado, que faz a Justiça ser pelos empresários, classe financeiramente superior aos dos próprios profissionais que constroem os conteúdos dos produtos midiáticos de jornalismo.

E não é só nossa profissão que vai pelo ralo. Outras que estão "em pé de acabar", faltando seus devidos registros, como é o curso de Turismo no Brasil, podem dar adeus a posição de profisisonal qualificado, caso essa liminar seja acatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, a partir das 14h00. Com isso, qualquer um que desenvolva atividades tão bem quanto um formado por uma universidade terá chances de conquistar um emprego em jornalismo.

Lei de Imprensa - O STF vai julgar ação movida pelo PDT contestando a Lei de Imprensa, que já teve suspensos 22 dispositivos dos 77 artigos em caráter liminar. O relator da ação é o ministro Carlos Ayres Britto. Na decisão, o Supremo autorizou os juízes a utilizar as regras dos códigos Penal e Civil para julgar processos que envolvam os artigos da Lei de Imprensa que foram suspensos.

Em outro julgamento, os ministros vão analisar recurso do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo e o Ministério Público Federal para decidir, em caráter definitivo, a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Em julgamento de liminar em novembro de 2006, o STF garantiu o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão, independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área. O ministro Gilmar Mendes é o relator do recurso.

CAMPANHA NACIONAL DA FENAJ

-------------------------------------------
Colaboração: Agência Brasil