seguidores

30 de setembro de 2009

*ecologia - O homem que fala com vacas


TERAPEUTA - Muitos assistiram ao filme "O encantador de cavalos", com Robert Redford. Na Fazenda Tamanduá existe "O homem que fala com as vacas" | imagem: Jornal Tamanduá

Encontrei essa do Sertão paraibano. Um vaqueiro nada convencional. A figura do vaqueiro, o homem que cuida das vacas, me era, até então, cercada de preconceito. Achava que todos lidavam com as vacas com extrema rudeza. Mas tem um sertanejo dando uma de tarapeuta com as vacas. Dizem que a produção leiteira pode até diminuir com a aposentadoria dele.

Trate-se de Raimundo Vigolvino Nonato, S. Galego. Ele é conhecido assim, até pelos proprietários da Fazenda Tamanduá, que em breve será conhecida pela biodinâmica instalada na propriedade. Mas S. Galego vai se aposentar e deixar a Fazenda. Por isso, os seus ex-patrões resolveram homenageá-lo, já que ele mostrou um jeito diferente de tratar das vacas leiteiras.

Na homenagem, S. Galego é citado como um vaqueiro que conseguiu ter um "relacionamento excepcional com o seu rebanho". Isso é que é alegria de viver. Ser um "chegado" dos animais e conhecer pessoalmente as 200 vacas que cuidou. Segundo os ex-patrões, ele sabia a genealogia de cada uma vaca, bem como as suas caracteristicas leiteiras, vícios e qualidades. Acompanhem o histórico:

Irmão de Severino, Galego começou a trabalhar conosco em 1990. Aqui ele encontrou Alan, o recém formado veterinário. (...) rapidamente estabeleceu-se uma cumplicidade (entre o vaqueiro e o veterinário) que foi das mais produtivas para a fazenda e o bem-estar do rebanho.

Mas o grande feitio de S. Galego era o seu jeito com as vacas. Com certas delas, ele mantinha uma verdadeira amizade, como Marionete. Manejando o gado com calma, sem gritar nem bater, ele está deixando um rebanho pacato, que confia no homem e faz a admiração de cada visitante. Afinal, o gado é o reflexo do vaqueiro. Vaqueiro manso é igual a gado manso. Vaqueiro brabo tem um gado brabo.


Achei isso tão bonitinho. O reconhecimento de maneira campal, simples, como eles são, em plena rede global de informação. Que possamos 'copiar' esse modelo de relacionamento entre homem-animal e homem-homem também, pois o proprietário da Fazenda é quem faz os agradecimentos ao vaqueiro e o coloca na Web.

Fiquei feliz em saber dos dotes linguísticos transcedentais do vaqueiro, mas triste por ele não ficar mais em contato com as vacas. Segundo a homenagem, S. Galego deixa na Fazenda Tamanduá três filhos, Maciel (vaqueiro), Neto e Raimundinho (tratoristas) e três filhas, Margarete, Marta e Márcia. Será que algum deles aprendeu o dialeto vaquês para continuar assistenciando as vacas da Fazenda ou as bichinhas vão ficar sem um humano para entendê-las???

27 de setembro de 2009

*filosofia - Sociedade e tédio


I'M SO BORED - (...) Seu poder de controle se expressa em uma cultura da incuriosidade, uma sociedade desmotivada e sem projeto, dominada pela “queda tendencial do valor espírito” e de sua capacidade de criar e reconhecer valores, mundo empobrecido pelo extraordinário achatamento da experiência do tempo, plasmado na imediatez e na pressa. (...) | imagem: Cinzeiro lotado


Walter Benjamin escreveu que “as rugas em nosso rosto são as assinaturas das grandes paixões que nos estavam destinadas, mas nós, os senhores, não estávamos em casa.” O que essa frase diz a respeito do capitalismo contemporâneo?

Por Olgária Mattos*

“Sociedade do conhecimento” e “técnicas da informação” constituem a aceleração do tempo, baseada na circulação ininterrupta das revoluções tecnológicas e do capital no mercado financeiro. Diferentemente da noção de crise econômica, o atual impasse é cultural, é crise da cultura que perdeu autonomia, adaptada agora às contingências da financeirização e dos sofismas políticos de que é portadora,como as indústrias do conhecimento.

Estas promovem os saberes a serviço exclusivo da economia, abrangendo todos os aspectos da vida, do mundo do trabalho aos laços afetivos, da intimidade até a educação. Seu poder de controle se expressa em uma cultura da incuriosidade, uma sociedade desmotivada e sem projeto, dominada pela “queda tendencial do valor espírito” e de sua capacidade de criar e reconhecer valores, mundo empobrecido pelo extraordinário achatamento da experiência do tempo, plasmado na imediatez e na pressa.

O homem contemporâneo só tem tempo para suas urgências; sua curiosidade é insaciável, mas se contenta com pouco.

Eric Fromm refere-se ao traço do presente que consiste em “fazer de tudo para economizar tempo e, quando o conseguimos, nós o matamos porque não sabemos o que fazer com ele.” Nos anos 1840, Marx analisava o trabalho alienado escrevendo que o trabalhador, quando no trabalho, está fora de si, porque não realiza uma livre atividade física e espiritual, mas martiriza seu corpo e arruína seu espírito. Só se sente junto a si mesmo quando fora do trabalho. Na modernidade, fora do trabalho tampouco o trabalhador se encontra junto a si, o indivíduo tendo perdido o controle dos usos do tempo e de sua própria vida. A organização institucional do tempo é um dos atributos mais eminentes da dominação.

O sentimento de não se ter tempo abrange a sociedade inteira, não apenas quem se encontra sobrecarregado de trabalho, mas também os desempregados, todos respirando “uma atmosfera carregada de comunicação”, preenchida pelas indústrias de entretenimento e de cultura de massa, adaptadas ao homem desumanizado e supérfluo. O “turbo-capitalismo” produz exclusão e concorrência, estresse e depressões, inviabilizando laços duradouros. Perda do tempo é perda de autonomia e de experiência. Por isso Walter Benjamin escreveu que “as rugas em nosso rosto são as assinaturas das grandes paixões que nos estavam destinadas, mas nós, os senhores, não estávamos em casa.”

A circulação e o acúmulo do capital determinam tempos mortos e movimento perpétuo, indigência e vulnerabilidade, circunstância que se manifesta no “tédio dos jovens das periferias”, na fragilização do sentido de pertencimento a um mundo comum, sentimento de desvalorização de si, com o déficit simbólico que isso implica.

O capitalismo contemporâneo manifesta seu ethos anti-comunicativo, pois dissolve as condições da comunicação de valores e experiências, reduzida a simples instrumento de troca e de informação. Substituindo o “desejo de ser livre” pelo mudança incessante, o capitalismo não preenche necessidades mas as multiplica, gerando frustração e tédio. Razão pela qual em 1968 o maio francês grafitou nos muros de Paris: “ não mude de emprego, mude o emprego de sua vida”.

* Filósofa, professora titular da Universidade de São Paulo.
---------------------------------------------
colaboração: Centro de Estudos Políticos Econômicos e Culturais (CEPEC)

22 de setembro de 2009

*reciclagem - Lembram da fita cassete?


VIROU ADEREÇO - Guilherme impediu que um monte de plástico poluisse o meio ambiente e ainda deu utilidade às fitas, que se ligam formando uma bolsa moderna, urbana e diferente | imagem: Val da Costa

Quem já viu Guilherme Torres trabalhando rapidamente entende o que é sustentabilidade. Ele retira do lixo a matéria-prima para fazer artesanato. Mas não são peças comuns, são de acabamento exclusivo e ainda com um toque artístico. E ele não fabrica só brinquedos, acessórios, constrói cenários e coisas belas. Ele ensina a fazer essas peças. De tão conhecido que ele já está ficando na cidade, principalmente pela imprensa local, Guilherme vai ser um dos destaques do 1º Congresso Paraibano de Gestão do Lixo, com o tema "Educação Ambiental e Sustentabilidade".

De amanhã, dia 23, a próxima sexta-feira, dia 25, as instituições educativas e os órgãos públicos com a sociedade civil, vão discutir a problemática do lixo na Paraíba. Gestores das prefeituras municipais do Estado, profissionais de diversas áreas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, são o alvo do encontro. Mas nada impede quem se interessa por lixo e reciclagem de ir ver.

Segundo dados recentes do IBGE, a Paraíba ocupa o último lugar no ranking de coleta seletiva no Brasil. Por aí você tira que a preocupação em discutir e encontrar ações concretas e eficazes no processo de seleção, coleta e destinação dos resíduos produzidos é geral. Isso é simplesmente vergonhoso para nós que habitamos este Estado sujo e sem interesse em limpar, organizar e reciclar.

No encontro será oferecido oficinas, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras, encontros de catadores de material reciclável, apresentações culturais, além de debates e atividades envolvendo a temática do lixo são o conteúdo de três dias de encontro. Haverá ainda visitas técnicas ao Lixão de Campina Grande e à cooperativas de catadores, como a Contramare, onde Guilherme atua dividindo o espaço com os catadores, comprando deles a matéria-prima de suas peças.

Tudo vai ser mostrado no Auditório do Colégio Damas, Faculdade de Administração (UEPB), Auditório do curso de Direito (UEPB), Auditório de Psicologia (UEPB), Teatro Rosil Cavalcante, entre outros. Veja programação completa.

Reaproveite - Precisamos entender que existem inúmeras formas de tirar proveito do material descartado, como fabricação de fertilizantes e biocombustíveis, com o lixo orgânico e várias outras maneiras de reaproveitamento, reciclagem e reutilização de materiais não-orgânicos, como o papel, alumínio, vidro e plástico. Se nos acostumarmos com a coleta seletiva, o lixo vai diminuri, pois muita coisa será reaproveitada.

O Congresso Paraibano de Gestão do Lixo é uma promoção da UEPB com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Núcleo de Estudos e Extensão em Meio Ambiente (NEEMA) e Núcleo de Educação Ambiental do Bairro do José Pinheiro (Ciclos).
-----------------------------------
colaboração: assessoria UEPB

16 de setembro de 2009

*Inglês - aprendendo num blog


Um "valeu" aos teachers do mundo todo | imagem: Ideias de malucos sem jeito

Estou estudanto inglês por um blog. É muito simples, basta ler o conteúdo todinho (desde 2007) e fazer os exercícios. Deve funcionar. Vou tentar levar o "curso" até acompanhar diariamente os posts. O blog é o Inglês na ponta da língua. O nome parece clichê, mas o método é o que importa. Prova disso é que o blog ganhou o prêmio Top Blog deste ano na mesma categoria que eu concorri, a de Cultura, através do voto do internauta. Ou seja, quem usa está referendando-o.

Essa não é a primeira vez que tento aprender Inglês pela internet. Uma vez fiz um cadastro num curso eletrônico, no qual eu recebia uma news semanal com o material da aula virtual. O nome era Englishtown. Eu lembro bem porque recebi massivamente as news. Nunca abri nenhuma delas. A pasta que criei no e-mail para este curso tive que deletar de tão pesada.

Acho que essa 1ª tentativa não deu certo porque não tinha interesse de fato em aprender Inglês. Nem sei se tenho agora essa vontade. Mas o método de expor o conteúdo linguístico em blog é massa por que rola uma interatividade com quem está ensinando. Ou seja, se eu criar uma amizade com o blogueiro, o que geralmente rola a partir do primeiro contato, vou ter quem me motive de vez em quando.

O link desse novo colega, o professor Denilson de Lima, vai ficar disponível no "mistão" do De acordo com. Caso alguém queira entrar nessa e testar o blog comigo, vamos em frente. Chega de traduzir tudo com a informática moderna e seus tradutores espertinhos e trapaceiros. Vamos aprender a ler e escrever Inglês de verdade. Falar? É, quem sabe... quando o papo rolar fluentemente, I'm speaking here!

14 de setembro de 2009

*transdisciplinar - congresso sobre Habermas na PB


INTERNACIONAL - UFPB sedia congresso sobre alemão Jürgen Habermas, que criou teoria necessária a diversas áreas das Ciências Humanas, a ação comunicativa, e acha a modernidade um projeto inacabado

O herdeiro da Escola de Frankfurt, Jürgen Habermas, ainda está sendo homenageado por diversos acadêmicos e instituições de ensino. Ele completou 80 anos de vida no mês de junho deste ano e os paraibanos não ficaram de fora dessas comemorações ao homem que teorizou a ação comunicativa. Como bem definiu o site DW WORLD - DEUTSCHE WELLE , da mesma forma que quase todos os intelectuais de sua geração, Habermas também observou o nacional-socialismo como ponto de partida para sua teoria acadêmica e todos os seus comentários sobre a política contemporânea.

Da próxima quarta-feira, dia 16, a sexta-feira, 18, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove em João Pessoa, o Congresso Internacional Habermas – 80 anos. França, Bélgica e Espanha também serão representadas no evento por pesquisadores e professores. Tudo para representar bem os pensamentos de um dos poucos filósofos ainda vivo reconhecido mundialmente.

Entre os conferencistas, está o cientista político Sérgio Paulo Rouanet, que criou a Lei Rouanet na época em que foi secretário de Cultura da presidência da República, no inicio da década de 90. Ele fará a palestra de abertura, com o tema ‘Habermas Hoje’, a partir das 8h00, no auditório 412 do Centro de Educação da UFPB.

Além de Rouanet, mais 13 grandes estudiosos do frankfurtiano estarão presentes, incluindo o belga André Berten, o espanhol Domingo Garcia-Marzá, o francês Rubem Mendes de Oliveira e a brasileira Bárbara Freitag, uma das principais tradutoras das obras do filósofo da língua alemã para a portuguesa.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da obra de Habermas nas palestras e mesas-redondas que vão abordar temas ligados à religião, comunicação, educação, ética, direitos humanos e filosofia. Também serão apresentados trabalhos enfocando as teorias do filósofo.

A oportunidade de conhcer os desdobramentos do pensamento habermiano na atualidade é única. A programação do evento pode ser conferida no site do congresso. O evento foi organizado pelo grupo Hermes, de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pelo Centro de Educação da UFPB.

Seguindo Adorno - A obra de Jürgen Habermas dá continuidade ao que foi pesquisado pela primeira geração da chamada Escola de Frankfurt. O grupo de filósofos e cientistas sociais de tendências marxistas fundou o Instituto de Pesquisa Social, em 1924, um ano depois do nascimento de Habermas. O estudo gerado pelo grupo se denominou de Teoria Crítica, de onde surgiu conceitos como “indústria cultural” e “cultura de massa”.

A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, na figura de Habermas, prossegue na tarefa de tentar compreender os dilemas e impasses que persistem no atual estágio de evolução da sociedade moderna. Entre as obras do filósofo, Reflexões Sobre o Conceito de Participação Pública, Evolução Estrutural da Vida Pública, Teoria e Práxis, Lógica das Ciências Sociais, Conhecimento e Interesse, Técnica e Ciência como Ideologia, Consciência Moral e Agir Comunicativo e Entre Faticidade e Validade.



-----------------------------
Fonte: Assessoria de Imprensa
Paula Brito - (83) 8707-5272

Contatos:
Edmilson Alves - eazevedo@hs24.com.br
Bartolomeu Leite - blsic@hotmail.com
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB - posfil@cchhla.ufpb.br - 3216-7205

5 de setembro de 2009

*arte e mídia - Alunos antenados com cultura


EXPERIMENTAL - Video clipe realizado para disciplina Laboratório de Video do curso de Arte e Mídia (UFCG), com orientação do professor João de Lima Neto

Por Valdívia Costa

Como o único curso universitário do país, Arte e Mídia (UFCG) tem formado novos diretores dessas duas áreas que se casam perfeitamente. Documentários, filmes e clipes são as especialidades dos alunos, que encontram na cultura e na arte o conteúdo ideal para compor as mídias. Aporoveitando a liberdade de puplicação que o Youtube oferece, os trabalhos acadêmicos vêm ganhando mais e mais espaço e se destacando na internet.

As ideias de roteiro e criação são dos próprios alunos e os professores orientadores sempre se surpreendem com os resultados. Um dos curtametragens que deu certo e foi feito nesse esquema universitário foi o curta Fida, que teve quase 265 mil acessos desde 2007.

O mais recente trabalho realizado por uma das turmas do curso foi o clipe do músico Toninho Borbo. Alunos da disciplina Laboratório de Video, do professor João de Lima Neto, criaram um roteiro paradoxal como a letra da música do Toninho e montaram o clipe da música É Poesia. Se todo artista pudesse ter essa oportunidade, de ser laboratório de alunos desse curso, com certeza conheceríamos gente paraibana muito criativa.