![]() |
CAMPANHA - Empresa cria slogan megalomaníaco para destacar a importância do plástico verde... as tartarugas, que estavam comendo sacolas de petróleo no mar, agradecem o produto, que é à base da cana-de-açúcar. | imagem: Braske |
Empolgante mesmo foi a criação do plástico verde. E o que seria isto? É o resultado de uma matéria-prima ecológica que vai gerar, por exemplo, sacolas de supermercado que se decompõem mais rápido. Em vez do petróleo usado no processo é a cana-de-açúcar que vai gerar o etanol, que é transformado em eteno, polietileno, plástico e sacolas, entre outros.
Vale até propagar o nome da fábrica desse produto realmente inovador: Braskem, de Triunfo (RS). Inauguraram a maior unidade industrial de eteno derivado de etanol do mundo na sexta-feira passada. Aproveitaram a onda propícia ao etanol no Brasil e pei! Uma inovação que até Lula foi ver de perto. A fábrica vai produzir 200 mil toneladas de polietileno verde por ano e com tecnologia própria.
Para o meio ambiente, o plástico verde é uma maravilha porque cada tonelada produzida absorve até 2,5 toneladas de dióxido de carbono do ar a partir da cana-de-açúcar. A Braskem percebe que o produto terá mercado crescente por isso investiu R$ 500 milhões no projeto. A demanda percebida já supera três vezes a capacidade da planta e a estimativa é de contínuo crescimento.
Tetra Pak, Shiseido, Natura, Acinplas, Johnson & Johnson, Procter&Gamble são alguns clientes do plástico verde citados pela fabricante. O projeto serve de modelo para empreendedores interessados em investir na cadeia. A unidade será abastecida por 462 milhões de litros de etanol/ano vindos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e transportados por navios, trens e caminhões. O RS identifica zonas propícias ao plantio de cana-de-açúcar e pesquisadores criam variedades adaptadas ao local.
Plástico oxibiodegradável O plástico verde é o segundo modelo de polietileno ecológico que conhecemos no Brasil. Antes, inventaram o plástico axibiodegradável, que se degrada através de um processo de oxidegradação. Introdu-se uma quantidade pequena de aditivo pró-degradante no processo de fabricação convencional, e voilá! O "comportamento" do plástico muda. A degradação começa quando sua vida útil programada chega ao fim. Esse período é controlado pela composição do aditivo utilizado.
Vantagens São recicláveis por todos os métodos; podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados; podem ser reutilizados enquanto não começarem a degradar; podem ser destinados a compostagem após o descarte; devem ser coletados seletivamente junto com plásticos convencionais; são testados, seguros e aprovados para contato com alimentos; não emitem Metano em sua degradação; são oxidegradáveis e são Biodegradáveis após a oxidegradação.
colaboração: Blog Mundo Verde
Prezados,
ResponderExcluirNão é por que o plástico é fabricado a partir do Etanol da Cana de Açúcar que ele vira biodegradável ou mais rapidamente degradável.
A única diferença está na origem. Ao invés de um co-produto do refino do Petróleo, ele vem do Etanol. Só isso. A origem nada tem a ver com capacidade de ser degradao e/ou biodegradado. Por sinal, plástico fabricado a partir de Etanol não é novidade nenhuma. O que acontece é que foi abandonado pois é inviável econômicamente quando o preço do Petróleo está baixo. Espero ter contribuído.
Em todo caso, é uma alternativa... nem que seja um pouquinho, será mais agradável ao planeta.
ResponderExcluirLevando em consideração também que a indústria da cana está investindo na compra de máquinas para o processo de corte, evitando as queimadas. Quem perde então são os cortadores que serão substituídos. Aí é onde deveria entrar o papel do governo de investir em empregos para essas pessoas...
O preço de alguns produtos biodegradáveis são mais caros, isso é fato! Mas com a popularização deles tudo vai se transformando acessível...
Ainda bem... quem estabelece a política, é quem move primeiro a ação. Se foi investido 500 milhões para q a médio e longo prazos não se veja o que está quase óbvio aos olhos, vamo nessa.
ResponderExcluirMaravilha.
Alguém me diga que Lula da Silva não foi o melhor presidente que o Brasil teve.
ResponderExcluirÉ muito cedo para ser apreciado internamente(no Brasil), mas deste lado do Atlântico é considerado o estadista de momento.
Tem muitos defeitos?
Alguém que me aponte um impoluto.
O Brasil transformou-se numa potencia.
Os trabalhadores viram os seus direitos serem consolidados.
Tentou acabar com a pobreza, mas isso é uma tarefa hercúlea e ninguém a fará desaparecer por milagre.
Veja-se o crescimento económico do Brasil, só ultrapassado pela China.
Tenho a certeza que todos (ou quase, mas com certeza a esmagadora maioria), vão sentir orgulho, daqui a uns anos de ter tido este presidente.
É respeitadíssimo pelo mundo de Ocidente a Oriente.
É tudo.
(peço desculpa por me intrometer no que não me diz respeito, mas, por vezes, quem é alheio aos problemas, vê-os com outro olhar)
Um bom fim de semana.
Resiped... não sei da fonte, não comento. Não exclui pela polêmica msm, não tem ofensas...
ResponderExcluirÉ isso aí, Cheell! Acho que quem não concorda que essa foi uma boa novidade (oficial), não ama o planeta com nós, "esfusiantes".
Já pensou se os empresários resolverem investir nessa cadeia produtiva? Tudo, né Toninho?
Xistosa fez a defesa que nenhum de nós brasileiros faríamos de Lula. É que a gente é mto exigente ou ingrato, sabe? Veremos quem foi Lula agora, sem ele na presidência.
0/