seguidores

14 de setembro de 2005

Sexta-feira, 26, Herdeiros do Forró, Benedito do Rojão e Geraldo da Rabeca
















Público de Geraldo
















O rabequeiro Geraldo Idalino tem um repertório que reúne 19 músicas dos mais expressivos rabequeiros do País. Ele fez uma apresentação única no Cuca-CG, mostrando desenvoltura e talento no toque do instrumento, bem como nas letras das canções. Geraldo participa do CD A música de Rabequeiros, projeto financiado pelo FIC – Augusto dos Anjos. O lançamento foi uma das atrações da Festa das Neves, em João Pessoa, em julho deste ano. No disco, há uma mostra dessa música em diversos contextos, pluralidade de discursos e procedimentos. Fragmentos de uma rica cultura preservada, por séculos, no seio das camadas populares, com diferentes gestos e gostos.


Público de Seu Benedito









O gênio do ritmo, assim classificado por Ari Lobo, Bendito do Rojão, animou o público da sexta-feira com os sucessos do artista. O músico retrata as cidades interioranas nordestinas com uma riqueza de detalhes que algumas músicas chegam a ser registros geográficos. Ele é autenticamente a caricatura dos tempos áureos de Campina Grande. Das vestimentas aos casos contados com tanta saudade. Benedito canta e toca pandeiro, embala o coco, marca o samba e enfatiza o rojão há quase 50 anos. Vencedor do segundo lugar do Forró Fest 2005, Benedito teve o primeiro CD gravado em 2004, resultado de um esforço conjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de parceiros independentes que quiseram registrar as músicas dele. O segundo está sendo feito nos mesmos moldes, se chamará Dançando em Campina e será lançado em junho de 2006.














Público de Herdeiros do Forró

A proposta dos Herdeiros do Forró é cantar os forrós mais antigos da cultura nordestina brasileira. No repertório não poderia faltar o rei do baião, Luiz Gonzaga; o rei do ritmo, Jackson do Pandeiro e os campinenses Rosil Cavalcanti; João Gonçalves e Marinez. A benda é composta por César (triângulo e bateria), Frank (agogô e contra-baixo), Tuquinha (zabumba e percussão), Adriano Moreno (sanfona) e Verônica Rios (voz).
Na ativa há cinco anos, Herdeiros do Forró já gravou um CD (Festa Nordeste), em junho deste ano, que foi lançado no Clube Campestre. O próximo projeto dos forrozeiros é a gravação de um CD com composições próprias, previsto para o próximo ano.

Nenhum comentário: