seguidores

16 de março de 2006

Sarau poético e Domingueira Rasta no Cuca-CG


As atividades do Cuca-CG reiniciaram em fevereiro deste ano e, nesta sexta-feira (17) acontecerá o sarau poético Sexta-feira Maldita (em homenagem aos poetas “malditos”) e, no domingo (19), a Domingueira Rasta, com o lançamento do primeiro CD da N’atividade (reggae – CG). A produção cultural do Espaço está preparando o primeiro evento do ano realizado pelos cuqueiros, mas o local continua sediando as produções independentes da cidade, como forma de incentivo e divulgação da arte e da> cultura.
A Sexta-feira Maldita será o final de um grandioso evento que comemora o Dia Nacional da Poesia, do aniversário de morte de Castro Alves (14) e dos 10 anos sem Renato Russo e um feito inédito na cidade por discutir poesia, já que começa com palestras (na quarta e quinta-feiras, no Rosil Cavalcante). A idéia é dos alunos do curso de História (UEPB) de falar sobre, especificamente, os “poetas malditos” (Baudalaire, Rimbaud, Marllamé etc.), que escreveram sobre o universo poético marginal.
Segundo os coordenadores do evento, o sarau do Cuca trará poetas conhecidos na cidade, como Chicão de Bodocongó e Katiúscia (Marxuvipano), que> recitarão poesia pornográfica. “O evento terá, também um espaço livre para quem quiser tocar e cantar”, comentou Jair Silva, um dos organizadores. A entrada nestes eventos é gratuita.
A Domingueira Rasta acontecerá em dois domingos. No dia 19, a banda N’atividade fará um show e em seguida o DJ Dub soltará seu set de reggaes eletrônicos. No dia 26, as bandas Suel (João Pessoa) e Mangaba Soul (CG) estarão mostrando repertórios variados dos reggaes mais conhecidos e novas composições também; em seguida, mais um set do DJ Dub. O produtor deste evento, Danilo Cristiano, disse que Campina possui muita gente que curte este tipo de som e aposta em um bom público nestes dois dias de festa. Os ingressos estão sendo vendidos ao custo de quatro reais antecipadamente na Street Store, que apóia o evento juntamente com o Art Studio Tattoo Piercing.


Os treinos de capoeira do Grupo de Capoeira Brasil continuam acontecendo as segundas e quartas-feiras; os ensaios musicais da Marxuvipano (www.marxuvipano.multiply.com) e de Toninho Borbo (www.toninhoborbo.multiply.com) ocorrem em dias alternados da semana; e as aulas dos agentes Cultura Viva reiniciaram também, no Centro de Ação Cultural (Centrac), com a direção do Cuca. A primeira atividade do ano foi o Festival Hellnoise, realizado pela produtora de mesmo nome, que trouxe a banda belga ICONOCLASM (Black Metal. Este é um dos eventos realizado por comunidades estudantis, no qual o Cuca cede o espaço e os produtores entram com a contratação de bandas, segurança e divulgação.
Em seguida, a Escola de Samba Independentes de José Pinheiro realizou uma festa para a apresentação do samba-enredo 2006 e a comunidade do bairro esteve presente. No período de Carnaval, o Rock na Consciência apresentou 12 bandas no palco do Cuca, em três dias de música, além de palestrantes que discutiram sobre Cultura Alternativa, como Bráulio Tavares, Marsicano (SP) e Ricardo Kelmer.
As aulas dos agentes retornaram com os educadores Rogério (Reflexivo Cultural) e Hipólito Lucena (Empreendedorismo e Cooperativismo Cultural) e eles já se preparam para a realização de um grande evento cultural de encerramento do curso, previsto para junho ou julho deste ano.


Ao contrário do que vinha acontecendo no último semestre de 2005, as produções do Cuca serão mensais ou, se houver possibilidade de serem contratados artistas da cena nacional, bimestral. A coordenação de Cultura do Espaço mudou a forma de atuação por> entender que o primeiro formato (com atividades> semanais) estava deixando a desejar em qualidade. “Como a proposta é ser um centro cultural ativo, dinâmico e democrático, um formato que traga atrações profissionais e também que seja aberto às produções independentes, permite que os artistas que estão iniciando a carreira possam criar suas próprias festas”, explicou Edson Aguiar, diretor do Cuca.

De acordo com as normas estabelecidas pela coordenação de Cultura do Espaço, qualquer proposta para movimentar a cena artística ou cultural, é bem vinda. “Basta somente trazer um pequeno projeto do que seria o evento e o que o proponente precisará. Faremos uma análise e possivelmente marcaremos reunião para definir como será realizado a> proposta”, orientou os coordenadores culturais João Fortes e Tarso Laurence. Para entrar em contato com o Espaço, utilize o telefone (83-3337-4555), e-mail (imprensacuca@yahoo.com.br) ou este fotoblog.

Nenhum comentário: