seguidores

26 de julho de 2006

MinC: Grande gestor de editais


Imagem do Google

Se fossemos avaliar o Governo Lula como um fomentador ativo da produção cultural, com certeza o definiríamos como uma gestão que aumentou a carga de incentivos no decorrer da história do Ministério da Cultura (MinC), que foi reestruturado para isso no início das atividades do então presidente (2003).

O MinC vem atuando de forma incansável na reconstrução cultural de um país que agora mostra “a importância desta área fundamental, até então tratada em conjunto com a educação”, como descreve o histórico do sítio, inserido no site do Governo Federal. Entre outras ações, o ministério lançou vários editais de fomento à cultura. Dentre eles, o de Ponto de Cultura, modalidade em que se enquadra o Cuca-CG e que ainda não foi renovado este ano.

Os editais funcionam como um estímulo às produções culturais e variam entre modernização de museus à cultura de gays, lésbicas, trangêneros e bissexuais (GLTB). Eles disponibilizam dinheiro, articulações, passagens aéreas e outros subsídios para que os projetos culturais sejam realizados. A maioria dos editais do governo está centrada no audiovisual.

Vejam alguns links importantes:

Pontos de Difusão Digital

Para entidades públicas e privadas sem fins lucrativos que desenvolvam ações de exibição de obras audiovisuais e formação de público e faz parte do “Programa de Implantação de Pontos de Difusão Digital”. Inscrições até 13/09/2006.

Cultura GLTB

Para as organizações/instituições de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolvam ações de caráter cultural voltadas para a afirmação da identidade de gays, lésbicas, trangêneros e bissexuais-GLTB, legalmente constituídas, para participarem do concurso “Cultura GLTB”. Inscrições até o dia 31 de maio de 2006.

Audiovisual

Vários editais, totalizando R$ 23 milhões 903 mil, contemplando os vários setores do audiovisual.

Passagens aéreas para participação em eventos culturais

Para os interessados a apresentarem requerimentos para obtenção de passagens aéreas, com vistas à participação em eventos culturais no Brasil ou exterior, promovidos por instituições, brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de:

(a) apresentação de trabalho próprio ou específico;

(b) residência artística ou cultural e

(c) participação em cursos de formação e capacitação de profissionais de cultura. As inscrições foram até 30/06/2006, mas, provavelmente, terá outro, já que foi lançado um no ano passado e este ano renovaram.

E não esqueça de ler o resto do site do MinC, caso sua procura não for por editais. Neste espaço, sempre tem novidades e boas sugestões de atuação para todos os segmentos artísticos e para a produção cultural propriamente dita.

Nenhum comentário: