seguidores

4 de agosto de 2006

7ª Bienal Internacional do Livro - CE - literatura árabe


Cabeçalho do site

Estreitar os laços de aproximação entre escritores e leitores; facilitar cada vez mais o acesso ao livro; apresentar novos narradores; fazer incursões literárias pelos bairros e cidades do interior do Ceará, enfim, tornar a literatura um bem inalienável para crianças, jovens e adultos, como uma via de inclusão social por meio da cultura, são alguns dos objetivos da 7ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 18 a 27 de agosto em Fortaleza e algumas cidades do interior com promoção da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) em parceria com o Sindilivros.

Este ano a Bienal tem como tema "Era uma vez... Mil e uma histórias", inspirado na obra-prima da literatura universal, "As mil e uma noites", com seus personagens fantásticos como Aladim e o Gênio da Lâmpada Maravilhosa, que deu origem a toda uma estirpe de narradores em todo o mundo. No Brasil está sendo publicada a primeira tradução das histórias de Sherazade direto do árabe para o português. Dois dos cinco volumes da tradução já foram lançados. Por essa tradução de "As mil e uma noites", Mamede Mustafá Jarouche, paulista de origem árabe, ganhou o Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Jarouche é uma das presenças confirmadas na Bienal do Ceará.

Seis autores do mundo árabe vêm para a Bienal, proporcionando um encontro dessas "sherazades" modernas com leitores e escritores do Brasil e de outros países. Entre eles, a egípcia Afaf El Sayyed, a libanesa Aminah Fares Ghosn e o tunisiano Mahmoud Tarchouna, que fez a edição das "Cento e uma Noites" traduzida por Mamede Jarouche. E ainda haverá a presença do paquistanês Tariq Ali, que tem obras traduzidas e publicadas no Brasil pela Editora Record (Medos de Espelhos, Mulher de Pedra e outros). Esta é uma oportunidade que o Brasil tem de render homenagem a essa cultura, apresentando alguns de seus novos autores.

Homenagem
Do Brasil, importantes nomes das letras também estarão presentes à 7ª Bienal, a começar pela homenageada nesta edição, a jornalista, romancista, contista e professora Nélida Piñon, devido a sua conexão com o universo de Sherezade e a sua trajetória como narradora brasileira reconhecida internacionalmente. Nélida Piñon foi a única mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (1996-97) e a primeira mulher a receber o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, o mais importante da América Latina e do Caribe (1995), premiação jamais concedida anteriormente a um autor de língua portuguesa.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará tem na rica programação e na inclusão social seus principais focos. Durante dez dias, travessias literárias, Ciclo de Palestras, bate-papos, oficinas, lançamentos de livros, apresentações artísticas, mostras, Encontro Nacional de Fomento à Leitura, III Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, 1º Encontro Nacional de Revistas e Periódicos Literários, I Congresso Norte-Nordeste de PNL e Coaching, Encontro de Ilustradores no Ceará, II Encontro da Associação Brasileira de Bibliófilos, Encontro Internacional de Contadores de

Histórias no Ceará, 2º Colóquio Psicanálise e Literatura, IV Congresso dos Amigos da Leitura e muitas outras atividades acontecerão diariamente a partir das 10 horas.

No Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, a 7ª Bienal terá pavilhão de exposição e atividades no Auditório Principal, que vai se chamar "Palácio de Sherazade", e nos Mini Auditórios, que se transformarão em "tendas". Ainda haverá a Arena do Escritor, Salão do Professor, Café Literário, Espaço Biblioteca, Espaço Guimarães Rosa, Sala de Poesia, Espaço Jovem, Espaço Infantil e Salas de Oficinas. Também ocorrerá uma programação dentro da Biblioteca Pública Menezes Pimentel. O acesso a todos os espaços é gratuito.

Travessias Literárias
O encontro entre escritores de diferentes origens, fazendo uma ponte entre a cultura árabe e a nossa, acontece nas Travessias Literárias. É o caso do iraquiano Khalid Al Maaly, Lira Neto e Soraya Smaili (dia 19); Ignácio Loyola Brandão e o paquistanês Tariq Ali (dia 20); Ignácio Loyola Brandão, Tariq Ali e Mamede Jarouche (dia 20); Muhii El Lazikani, da Síria, e Salim Miguel (dia 22); a egípcia Afaf El Sayed e Tércia Montenegro (dia 23); Ana Miranda e a libanesa Aminah Ghosn (dia 24); Mahmoud Tarchouna, da Tunísia, Mamede Mustafa (USP) e Arlene Clemesha (dia 25). E ainda haverá travessias entre nomes nacionais. No caso, Luis Fernando Veríssimo e Audifax Rios (dia 26); e Nélida Piñon e Beatriz Alcântara (dia 27).

Bienal fora da Bienal
Mas a Bienal vai além. Cruza a cidade e chega a bairros menos favorecidos, onde os Agentes de Leitura, projeto criado em junho de 2006 pela Secult, realizam um trabalho de inclusão social e de desenvolvimento humano por meio da democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura. No estado são 175 agentes, percorrendo 16 municípios e cinco bairros da capital, atendendo mais de 4.300 famílias.

Numa iniciativa inovadora em relação a todas as bienais e feiras do Brasil, os cinco bairros de Fortaleza atendidos pelos Agentes de Leitura - Conjunto Curió, Dunas, Siqueira, Parque Genibaú e Pedras - receberão parte da programação Bienal fora da Bienal, com a visita de autores que têm suas obras nos acervos dessas comunidades. São eles: Almir Correia, Carla Caruso, Sheila Alves, Ieda de Oliveira e Adriano Messias. Serão momentos ímpares às famílias residentes nesses bairros, que terão a oportunidade de conhecer autores de obras que tiveram acesso.

A Bienal fora da Bienal alcança também municípios do interior, para onde seguem Ignácio de Loyola Brandão, Mano Melo, Filinto Correa e Silva, Jason Prado, Walcy Carrasco, Aminah Fares Ghosn, Pasquale Cipro Neto, Pedro Salgueiro, Ana Miranda, Luís Fernando Veríssimo e Mariana Veríssimo. Eles visitam, entre outras, as cidades de Ocara, Viçosa, Canindé, Acaraú, Sobral, Maracanaú e Aracati, onde acontece a 2ª Festa do Livro e da Leitura.

Em Fortaleza, também participam da Bienal autores como Ana Maria Machado, Luís Fernando Veríssimo, Bartolomeu Campos Queiroz, Graça Lima, Heitor Ferraz, Lira Neto, Paulo Lins, Eduardo Coutinho, Affonso Romano de Sant'Anna, Marina Colasanti, Roger Melo, Salim Miguel, Eliana Yunes, o ilustrador português José Carlos Fernandes, entre tantos outros.

Expectativa para a Bienal
A 7ª Bienal Internacional do Livro do Ceará tem a expectativa de fazer chegar programação a mais de 600 mil pessoas, número alcançado na edição de 2004, quando foram comercializados 515 mil livros, que representou uma movimentação financeira de 5.940.000,00 (sem a Notinha Legal) e 30.000,00 (com a Notinha Legal de R$ 3,00, distribuída a 10 mil estudantes da rede pública).

Serviço
A 7º Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 18 a 27 de agosto de 2006 em Fortaleza e mais dez cidades cearenses. Promoção da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) em parceria com o Sindilivros. A coordenação de produção é da Via de Comunicação e a assessoria para os expositores é da RPS Eventos.

Assessoria de Imprensa: DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage, Eugênia Nogueira, Denise Mustafa e Cidicley Miranda
Tel: (85)3261.7009 / 9989.5876 / 9989.3913 / 8808.0519/ 8889.4202
E-mail : degage@fortalnet.com.br / site: www.degage.com.br

Enviado por e-mail pelo BNB Cultural

Nenhum comentário: