seguidores

14 de fevereiro de 2008

*música* Coral da UFCG abre inscrições para novos cantores



Pessoas sem experiência na área do canto coral, ligadas ou não à universidade, também podem participar



O coral universitário Coro em Canto, vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), do Centro de Humanidades da UFCG, está realizando, até a próxima segunda, 18, das 8h às 11h e das 14h às 20h, na Secretaria da UAAMI, inscrições para seleção de novos cantores. O teste com os novos coristas acontece às 15h e 20h da segunda-feira, no auditório da UAAMI, no campus Campina Grande.

Segundo o professor e maestro Lemuel Guerra, regente do coral, o teste é aberto a todas as pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com ou sem experiência na área do canto coral, ligadas ou não à Universidade Federal de Campina Grande.

"A proposta do Coro em Canto é fazer um trabalho calcado no ensino da teoria musical e solfejo, história da música e técnica vocal, elementos fundamentais para uma interpretação musical sólida e consistente. Para tanto, serão desenvolvidas atividades individuais e em grupo que tenham como meta aprimorar a leitura musical, a técnica vocal dos participantes e a concepção estética e estilística do repertório coral", acrescentou o maestro.

O primeiro ensaio com os selecionados será no dia 20 de fevereiro, às 18h30min, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3310.1219 ou 3310.1068, ou ainda pelo e-mail lenksguerra@yahoo.com.

O Coro Em Canto
Sob a regência do professor Lemuel Guerra, desde julho de 2005, e contando atualmente com 50 componentes, o Coro em Canto é vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, e tem como proposta atuar como coro-escola, mediante a incorporação anual de novos cantores - estudantes, funcionários e professores universitários, assim como profissionais liberais e indivíduos da comunidade em geral.

A atividade do Coro em Canto baseia-se em duas premissas básicas: a de que todos, em princípio, podem cantar; e a de que os ensaios devem ser mais do que sessões de aprendizado de canto. Assim, acredita-se que os desafinados podem vir a deixar de sê-lo e que problemas de ritmo de vocalistas podem ser resolvidos através da realização de exercícios apropriados.

A segunda premissa incorpora a idéia de que os ensaios, transcendendo as séries de vocalizes e o trabalho das peças que compõem o repertório do coro, devem ser também "bons momentos de encontro", no sentido nietzcheano. Isto implica, portanto, que os ensaios, ocorridos em três sessões semanais de duas horas, servem tanto para o treinamento da sensibilidade e expressão artística dos cantores quanto como oportunidades para a discussão do mundo atual e das inúmeras preocupações do homem moderno. Além disto, os ensaios catalisam o cultivo de amizades e o trabalho em grupo, em um mundo onde o individualismo e o isolamento tendem cada vez mais a predominar.

Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola
Sou regente do Coral Santa Cecília, da cidade de Limeira, Estado de São Paulo e gostaria que vcs me enviassem algum e-mail do regente do Coral Lamuel Guerra, por gentileza.
Grato
Alexandre Seregati
e-mail: alexandreseregati@yahoo.com.br