seguidores

22 de março de 2009

*Seridó - Adeus a boa parte de nossa história - WANDERLEY FILHO


MEMÓRIA - Ulisses partiu ao 85 anos; era conhecido como “coração de aço”

Por Wanderley Filho*

Não poderia deixar de escrever sobre as perdas vividas pelo povo parelhense em menos de um mês. Neste pequeno intervalo perdemos os dois maiores historiadores que o município já conheceu. Um deles era Ulisses Bezerra Potiguar, que morreu no último dia 15 deste mês, conhecido não só por sua história política, mas por sua grande intelectualidade.

Já o outro conterrâneo ao qual me refiro teve tanta importância para o município parelhense quanto o ex-deputado Ulisses Potiguar, mas sua morte teve uma diferente repercussão. Estou me referindo ao escritor Anastácio Pereira, que morreu aos 95 anos de idade, no dia 21 de fevereiro passado, mas até agora, nem todo conterrâneo sabe.

“Dr. Ulisses”, o homem que era chamado de “coração de aço” por ter suportado vários problemas cardíacos, partiu aos 83 anos de idade e com um currículo de 54 anos de vida pública. Foi vereador, vice-prefeito de Parelhas, deputado estadual e federal, além de suplente de senador. Uma carreira dividida com a profissão de médico, a qual exercia realizando consultas gratuitas em sua casa.

Este humanista seridoense era também um conhecedor da história de sua terra natal. Numa biblioteca guardava arquivos e mais arquivos que escrevia sobre os fatos locais. Tive o prazer de entrevista-lo algumas vezes e recordo que era um daqueles poucos entrevistados com os quais, nós jornalistas, não conseguimos ser objetivos. O “velho Potiguar” era um mestre da oratória e deixava sempre a vontade de perguntar mais.

Mesmo quando não era mais candidato a cargos eletivos, Ulisses Potiguar nunca deixou de fazer política. Apoiava os candidatos de sua base aliada (DEM). Disse pra mim uma vez que era um homem fiel ao partido e que nunca deixaria de apoiar os candidatos do grupo, independente de quem fossem eles. Bem humorado, falava, muitas vezes, de seus adversários de forma irônica, mas nunca com ódio, mesmo se recusando a dizer que pertencia ao DEM, mas sim ao PFL.

Por ter sido um homem público, a morte de Ulisses Potiguar foi rapidamente divulgada em vários veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. Mas há em nossa terra gente que não sabe nem quem foi este importante homem, mas provavelmente conhece um de seus contos.

Serpente - Mas não foi ele o criador da história “A Serpente Transformada em Montanha”, na qual a nossa serra do açude Boqueirão de Parelhas é, na verdade, uma serpente adormecida. O autor dessa engraçada narrativa foi o engenheiro agrônomo Anastácio Pereira. Ele publicou ainda “O Alto da Careta”, “O lugar das Parelhas”, “Meus Cadernos – Parelhas do Major Antão” e várias poesias. Muitas de suas obras eram referentes à nossa cidade. Era um apaixonado por esta terra e também um grande pesquisador de nosso passado.

Anastácio – Anastácio chegou a exercer cargo de chefia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e participou de vários projetos de combate a seca, ocupando vários cargos governamentais em sua carreira. Outra paixão de seu Anastácio era a astronomia. Possuía um telescópio em casa e convidava as pessoas para conhecerem mais sobre o sistema solar em sua própria casa.

“Dr. Anastácio” partiu e já há algum tempo não possuía mais saúde para continuar suas pesquisas e obras literárias. Talvez por isso não foi lembrado como “Dr. Ulisses” em sua morte. Os dois eram amigos. Dividiam conhecimentos. Infelizmente Parelhas perdeu os maiores pesquisadores de sua história num intervalo de apenas três semanas. Estamos órfãos intelectualmente. Um pedaço de nosso passado nunca mais voltará.

Seguidores – Os fatos históricos da nossa cidade ficarão por conta de outros historiadores idosos. Atualmente, são poucos os que se dedicam aos acontecimentos de Parelhas que ficaram para trás. Ainda em vida temos o senhor Aldo Medeiros, que é contemporâneo de Ulisses Potiguar e que também estuda a história da cidade. Mas ele mora em Natal.

Temos também Badóglio Araújo, um dos primeiros radialistas do nosso município. Infelizmente o nosso Badóglio encontrasse numa UTI, vítima de um AVC. Torcemos para que ele possa se recuperar e nos passar aquilo que ainda precisamos aprender sobre nós mesmos. Fica aqui o desejo de que outros pesquisadores dedicados ao nosso município possam surgir para que o nosso passado não seja apenas uma página esquecida no tempo.

--------------------------------------------------------
*Wanderley Filho é jornalista e empreendedor da TV Seridó . contato@tvserido.com

Nenhum comentário: