seguidores

7 de agosto de 2009

*Zona da Mata - 1º Festival de Inverno de Serrinha


GROOVE - Uma das atrações musiciais é o Experimental Samba Groove, do músico Toninho Borbo e o parceiro fHz0 | imagem: Val da Costa

Se todas as cidades fossem iguais a Juripiranga, a cultura seria outra. O município está cravado na divisa entre Paraíba e Pernambuco, possui apenas 4756 habitantes e muita vontade de sair da mesmice sonora. Uma turma de jovens produtores culturais se inspiraram e criaram o 1º Festival de Inverno da Serrinha, que já está rolando desde ontem, dia 6, e vai até o próximo domingo. Os sons que vão rolar amanhã, dia 8, às 21h00, são de outra Serra, a da Borborema: Toninho Borbo & fHz0 e a Marxuvipano.

As produções de cinema de Campina e da Paraíba também estão na programção do 1º Festival de Inverno de Serrinha. A programação da noite de sábado ainda conta com a banda Repercussão e Dj Etnia, Dj Demétrius e grupo KR3. No domingo tocam no palco do festival, o Cavalo-Marinho de Pedras de Fogo, Rabeca de Fogo e Desvio de Conduta.

A iniciativa é de jovens produtores da região de Serrinha, que conseguiram reunir nomes que se destacam na cena musical e no cinema da região de Campina Grande em quatro dias de evento. Para Paulo Philippe, um dos coordenadores da produção, apresentar expressões artísticas de variados gêneros a um público que praticamente não tem acesso a eventos desta natureza foi o elemento motivador.

“A gente apresenta grupos paraibanos, mas que possuem valor artístico inegável. Movimentar essa cena é o que pretendemos continuar fazendo. A Paraíba possui produções artísticas de qualidade e precisa abrir mais espaços para as manifestações”, comentou.

Isso é a prova mais que real de que arte e cultura ainda são possíveis nesse Estado. Mesmo sem a mão pública, o que foi proposital, o evento vai rolar e mostrar os trabalhos de Campina que não foram vistos, nem de longe, no último Festival de Inverno na cidade natal desses artistas. A Paraíba precisa da ingenuidade que provoca a garra e força de vontade dessa juventude para motivar suas ações.

-------------------------------
colaboração: assessoria do 1º Festival de Inverno da Serrinha

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou muito orgulhosa desse evento que está acontecendo em minha dupla comunidade. Conheço a galera da coordenação e vejo jovens comprometidos em resgatra um pouco da nossa cultura viva e pulsante! Parabéns pela iniciativa!!!

Unknown disse...

Tenho a certeza que posso creditar essa atitude ousada como a marcar registrada do povo nordestino. Que consegue mediante difíceis condições, apontar através da arte e cultura uma nova referencia para o desenvolvimento social.
Valeu a todos. Abraço.