seguidores

19 de janeiro de 2010

BOQUEIRÃO-PB SECA POR LITERATURA


WATER CULT - Depois de incentivar a literatura, Boqueirão deixou de ser "cidade das águas" pra se tornar "cidades das rimas e das letras", sem "secar" o açude paraibano Epitácio Pessoa. "Depois de sentir o calor e a monocromia da caatinga, é uma delícia descansar os olhos naquela água azul. O vento fresco e um banho também reavivam qualquer moribundo" - Fábio Magnani | imagem: Blog de Motociclismo

A arte paraibana está andando com pernas curtas ultimamente. Fora do eixo João Pessoa-Campina Grande (esse eu criei agora), quem tem gerado os festivais e eventos artísticos no Estado é o Interior e sua gente guerreira. Os caririzeiros, como sempre, são os amantes das artes. O município de Boqueirão, por exemplo, com quase 16 mil habitantes (Wikimapia) e o título de "cidade das águas", trocou o slogan pra "cidade das rimas e letras". Acreditem, ela promove a literatura estadual.

Primeiro veio um concurso litarário chamado Prêmio Cactos de Poesia Regional 2010. Agora, na segunda edição do evento, o Cariri paraibano terá a 1ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo 2010). Os dois eventos são realizados pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), com o apoio do Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), prefeitura municipal e Sebrae Paraíba.

As inscrições pra o concurso já começaram ontem, dia 18, e seguem até o dia 12 de fevereiro. Mas a Flibo mesmo só vai rolar de 18 a 21 de março. Democrática, a iniciativa é aberta a todos os residentes na Paraíba, com excesão dos poetas que fazem parte da diretoria e conselho de ética da Abes. As obras devem ser inéditas, originais e exclusivas no idioma português. O tema é livre e não será cobrada taxa de inscrição, mas, também, não será oferecida premiação em dinheiro. Talvez role uma macambira de madeira ou um troféu simbólico.

Até porque o intuito do evento não é o de materializar uma iniciativa coletiva, em prol da escrita, que visa a promoção dos poetas e o intercâmbio de ideias na busca de espaços para divulgação. "Além disso, o concurso também vai fomentar a discussão entre artistas e população. Daí vão surgir os espaços para manifestações entre educadores e educandos, para um maior crescimento cultural", completou o gestor cultural de Boqueirão, Erasmo Rafael. O concurso vai, ainda, descobrir novos talentos da poesia paraibana.


INSCRIÇÕES - Os interessados devem procurar ou enviar material a secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Nossa Senhora do Desterro, 658, Bairro Novo, CEP: 58450-000, em Boqueirão. O material enviado pelos Correios deve ter escrito "II Concurso Literário – Prêmio Cactos de Poesia Regional 2010, A/C Mirtes Waleska Sulpino". A data de entrega final, comprovada pelo carimbo dos Correios, é até as 14h00 do dia 12 de fevereiro.

PREMIAÇÃO - A comissão do julgamento das obras será formada por quatro jurados experientes na cultura regional, que atribuirão notas de 0 a 10 ao material inscrito. A premiação do II Prêmio Cactos de Poesia Regional 2010 acontecerá no dia 20 de março, a partir das 19h30, no Centro de Formação Artística de Boqueirão (CEFAR) de Boqueirão.

INSTRUÇÕES - Conforme o edital do concurso, só serão aceitas inscrições pessoais ou via correio. Cada poeta poderá inscrever apenas uma poesia e a mesma não poderá conter mais que duas laudas. A formalização das inscrições se dará com a entrega das poesias datilografadas em espaço dois ou digitadas em espaço simples (Word), em quatro vias. Os textos devem estar identificados com nome, endereço completo, telefone, e-mail e um breve currículo.

contatos: flibo2010@gmail.com | Mirtes Waleska Sulpino: 83-9132-7970
----------------
colaboração: assessoria de imprensa de Boqueirão

Nenhum comentário: