seguidores

12 de abril de 2010

CHEIRO DE CONFORTO ESCURO


CATIVA: A noite e seus encantos na visão de uma estudante de jornalismo, que guarda um lado boêmio até hoje; prova é essa crônica louca de paixão, de junho de 2001. | imagem: (Campina Grande-PB) Val da Costa

VALDÍVIA COSTA

Quando me disseram que ela era um feitiço logo desejei conhecê-la. E fui, tomado por um impulso de curiosidade e expectativa, ao seu encontro. Contei-lhe, sem palavras, da minha ousada intensão. E, nessa maravilhosa troca de olhares, ela me mostrou o seu complexo mundo.

A noite se decora com souvenires de todo lugar. Coloca em cada canto um objeto ou pensamento que nos magnetize. Usa perfumes exóticos de incesos variados para desmistificar seus perigos. Ela consegue exalar um cheiro de conforto escuro que acalma os aflitos. Confesso que ela me encanta com seus enfeites fluorescentes.

Seu maior poder de atração está nos mistérios e surpresas que ela oferece. Por isso vivo atormentado, observando os pedaços de agonia e beleza que envolvem-me quando a encontro. Algumas pessoas frequentam-na. Seres inspirados e inspiradores de sentimentos.

Na noite, pessoas solitárias e solidárias se encontram. Há milhares que são desatentos. Alguns nem sabem aproveitar essa poética hospedagem. Passam tão preocupados com um vizinho alvorecer que nem conhecem os versos orvalhados que pingam no recôndito das ruas. Eu vigio meus passeios e não ouso tocar na sua fina pele de acasos.

Filas de estrelas em cima da estante, restos das gotas madrugadais descendo em caminhos bifurcados pelos vidros, que separam o mundo amanhecido do meu abastrado. Nem a nossa intimidade rotineira faz-me forçar questionamentos sobre seu modo repetitivo de chegar, seduzir e partir. Diariamente. Sou apenas boêmio devoto de seu breu pensante. Admiro a forma sensual que ela me prende.

Ela não fere nem machuca. Companhia agradável, silenciosa, que me abre os braços quando saio e lhe visito. Nem portas, nem travas. A noite é uma sedutora sem precedentes criminais, que usa uma fina neblina, que muito me agrada, escorrengando pelos ombros.

Um comentário:

Toninho disse...

Massa demais o texto...nos leva para uma noite serena.
Valeu.
Bjo.