seguidores

17 de maio de 2010

VAMOS AO VERDE TOP BLOG 2010


RECICLE - A palavra de ordem do mundo agora é esta, reciclar, já que o planeta está todo sujo, cheio de lixo e tossindo larvas de fogo. | imagem: Top Blog


VALDÍVIA COSTA

Enfim, estamos novamente no prêmio Top Blog 2010. Este ano, o tema já é bem recorrente deste blog: "eu vivo mais sustentável". Casou bem! E tomara que a união seja prolongada com, pelo menos, a chegada a um Top 5, quem sabe? Contamos com aquela votadinha, ali no canto esquerdo, no selo verde. Leitores + sustentáveis fazem intelectoecologia e reciclam lixo até que a Terra respire, verde.

A jardinagem pessoal e intelectual é muito importante. Por isso, aí vai uma receitinha pra curar a doença que é jogar lixo pra fora de casa. Sabe aquelas garrafas de vidro que ficaram da cervejada de ontem (depois da vitória do Treze no Campeonato Paraibano)? Está na hora de aprender a fazer algo criativo e útil pra que elas não sejam jogadas no mundo. Sebe quanto tempo a Terra leva pra 'digerir' o vidro? Cerca de 5 mil anos, segundo o Vilabol. É demais não pensar na hora de descartar o vidro?

Feito basicamente de areia, calcário, barrilha, alumina e corantes ou descorantes, o vidro é um produto natural vastamente aplicado em nosso dia a dia devido a propriedades como transparência, dureza, impermeabilidade, baixa condutividade térmica e durabilidade. Além disso, o vidro não reage quimicamente com outras substâncias, o que lhe permite ser usado para armazenar alimentos sem que eles sofram alteração de sabor, odor, cor ou qualidade.

A reciclagem do vidro – um material não biodegradável - é geral, ele pode ser utilizado infinitamente, sem perda de qualidade ou da pureza do produto. Outra vantagem torna o material atrativo: pode voltar à produção de novas embalagens e produtos. Isso substitui totalmente o material virgem sem perda alguma de qualidade. Dessa forma, um quilo de vidro pode produzir outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente.

A cada 10% de caco de vidro utilizado na mistura economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e reduz 9,5% do consumo de água. Por isso a importância de separar garrafas, frasco e potes em geral, como cosméticos, alimentos, bebidas e outros produtos. Depositá-los nos coletores específicos para vidro (identificados com a cor verde), também é uma sugesta. Separá-los de acordo com a cor (incolor, verde e marrom/âmbar) faz parte da reciclagem.

Leia mais dicas do vidro no blog Eu vivo + sustentável

OS INDICADOS - Veja as datas da votação globalizada do prêmio Top Blog 2010. No Júri Popular, o período de votação do PRIMEIRO TURNO para o internauta é do dia 6 de maio deste ano, às 02:00pm, até o dia 6 de outubro, às 11:55pm, horário de Brasília-DF. Neste turno quem seleciona e indica por meio de voto eletrônico é o internauta representando do Júri Popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (100 blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos).

Encerrada a votação desse primeiro turno, no dia 7 de outubro, será divulgada no site do Prêmio a lista dos 100 blogs mais votados em cada categoria de cada grupo, por ordem alfabética. Caso não tenham 100 blogs entre os votados por categoria, serão exibidos quantos blogs tiverem votos. Já OS FINALISTAS é o SEGUNDO TURNO de votação para os júris Popular e Acadêmico. O período de votação pela Internet e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10 de outubro de 2010, às 02:00am, até 10 de novembro, às 11:55pm, horário de Brasília.

Nenhum comentário: