seguidores

19 de julho de 2010

CEGA E DESENFREADA


NEGATIVO: Discurso poético de um estado de injustiça, construído, em parte, em 2007. | imagem: Eu lembro... e você?

Tudo é igual. Não adianta pensar diferente que não vão seguir novidades e nada causará impacto. A rotina não se alterará nesse mundo desconexo conectado. As pessoas vão continuar assim, passivas, esperando. Ninguém sabe o quê. Mas elas esperam alguma coisa. Esse senso de justiça nina a todos numa grande rede, como babá de peito farto.

Dengosas, vivem tranquilamente ameaçando as vontades. Nelas, os desejos morrem por asfixia. Por isso o estresse, a pressa ou o intuito de realizar não trará a mudança. Arraste os pés num chinelo que tenha escrito: "agir como todos e conformar-se". No começo será ruim copiá-los. Mas depois, o costume, regado por interesses múltiplos, vai instalar-se calmamente à rotina.

Nada de alterações na educação, na política, nas artes, no jornalismo ou na saúde. Somente a praxe concursada. Assim, tudo blocado, seguindo o manual da mesmice. Exigem diferenciação nos comportamentos nos mercados, humanização com os presos desse reino ortodoxo, mas quem não dança no ritmo, é malhado no pau, tostado em óleos quentes de desprezo...

Mudar com radicalidade essa ordem é tentar quebrar pedras pelegudas com murros e mãos ossudas. E, por causar tumultos agindo, muitas vezes se defendendo do que se sofre antes de brigar, estará na mira da Justiça, essa dama que é cega, cortadora indiscriminada de cabeças. Mas só aquelas que não pensam como soberanas. Afinal não há imparcialidade que resista a costumes humanos mal assombrados como a farsa.

4 comentários:

Toninho disse...

É importante e necessário apontar os dados sensíveis da sociedade. Está na injustiça a falência de vida em potencial.

Anderson Ribeiro disse...

A(in)justiça que nos cerca e nos devora.

Aramy Fablício disse...

Parabéns, jornalista Valdívia, por esta matéria. Isto mostra sua sensibilidade com a causa social. A foto desta moça, com este cartaz feito até de forma bem rude, mas com uma frase muito poética, é muito emocionante, tanto a matéria como a foto. Parabenizo mais uma vez o seu talento de ver as coisas com outra ótica.

De acordo com disse...

Obrigada pelos coments! A Justiça precisa se modernizar, sair de um patamar inalcansável em que está e realmente agilizar a vida do povo, e não só dos ricos. ;)