seguidores

8 de março de 2012

GUERRA NO POMAR

Apesar de nocivo, o Kinder Ovo é destrutível. | Desenho: Val da Costa

# Tudo que a jabuticabeira queria era vingar. Mas, na árvore, uma espécie de doença começava a se instalar. Apesar dos cuidados do condor e da dedicação do beija-flor em retirar os primeiros fungos, a peste era forte, se proliferava fácil. E ria da resistência...

O que fazer para liquidar com a ameaça da devastação? Como driblar a eliminação das frutas novas? Os pássaros passaram o dia todo tentando combater a violência que ia se alastrar rápido. Observaram, antes, o método inimigo de devorar frutos maduros e doces. 

Mesmo com a vigília, o fungo, da família parasitáriu's, ameaçava a frutífera com seu aspecto corrosivo. De formato ovalóide, o princípio de verme foi batizado de Kinder Ovo pelos seres alados. As frutas eram o alvo, mas as aves começaram a irritá-lo.

Se bem que as frutinhas pretas suculentas sempre atraíram percevejos, formigas e até lagartixas. Todos comiam algumas bolinhas adocicadas, mas não ameaçavam se espalhar ou matar a árvore. Não eram nocivos ou degenerativos os insetos e repteis. Já uma praga...

Para se livrar do mal, o condor começou a bicar o Kinder Ovo, que se abriu e lançou imensa gosma verde apodrecida na plumagem da ave. Na mesma hora, penas esvoaçaram e o cadáver do pequeno protetor da flora caiu no chão. Irritado e amargurado, o beija-flor atacou. 

Agitou mais rápido que nunca suas asas, parando no ar, cercando o fungo por diversos ângulos, até que a gosma solta novamente ficou em formato de círculo e sufocou o próprio Kinder Ovo. As duas partes ovalóides se fecharam e o ovo despencou do tronco até o solo. Virou estilhaços de casca e pó. 

Ao subir por cima da jabuticabeira, com 500 voos curtos eufóricos, o beija-flor constatatou estarrecido que haviam vários parasitáriu's no pomar. Do outro lado, 5800 beija-flores formavam uma cavalaria com a ira de 15 mil vulcões... Começava uma guerra civil no pomar.  

#valdíviaCosta

Um comentário:

Toninho Borbo disse...

Adorei esse texto nega! Parece a Ilíada a narrativa épica de Homero!
As personagens estão perfeitos.
Parabéns minha linda!