seguidores

27 de julho de 2006

Como Funciona uma Rádio FM


rádio FM - Google



O primeiro passo, fundamental, será entrar em contato com um técnico de eletrônica, um engenheiro em telecomunicações ou uma pequena empresa, isto é, as fontes que vão construir e/ou vender o transmissor e a antena. Além disso, vão fornecer orientação em relação ao que é possível ou necessário fazer em relação à abrangência que você pretende atingir (1Km, 5, 10, 30 km ou mais). Também vão aferir as frequências vazias no dial FM, Freqüencia Modulada, diferente do sistema AM, Amplitude Modulada.


A diferença essencial entre os dois sistemas fica a cargo do comprimento de onda que se transmite, para que o sinal vá mais longe, sem que outro sinal que atrapalhe. E finalmente, poderão orientar também quanto aos equipamentos que irão compor o seu estúdio.


O necessário para se montar uma rádio de baixa potência em FM varia em função do dinheiro que se dispõe e dos equipamentos. Podemos dizer que o mínimo, imprescindível para uma intervenção, é o transmissor, a antena e um cabo que leve o sinal de um ao outro. Com isso, será possível gerar na frequência escolhida um sinal mudo. A potência do transmissor recomendável varia de 10 watts a 100 watts.

(...)

Henrique Ferraz

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

e-mail: henriqueferraz_arqurb@yahoo.com.br

Nenhum comentário: