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9 de agosto de 2006

BNB de Cultura 2007 - sugestões pela Internet

Até o próximo dia 18, interessados poderão inserir, no Portal do BNB, idéias a serem incorporadas na redação final do edital de seleção pública de projetos artísticos

FORTALEZA, 07.08.2006 - O Banco do Nordeste do Brasil está convidando artistas, produtores, entidades culturais e demais interessados para, de forma compartilhada, estabelecerem as linhas de atuação, critérios de avaliação, segmentos contemplados e alocação de recursos que serão incorporados na redação final do edital do Programa BNB de Cultura - Edição 2007.

Até o próximo dia 18, os interessados poderão aproveitar a interatividade proporcionada pela internet e inserir sugestões, acréscimos e outras alternativas de redação, em formulário eletrônico no portal.

O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos.

O Banco do Nordeste pretende destinar, no próximo ano, o montante de R$ 2,5 milhões para projetos a serem selecionados nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais e audiovisual (R$ 500 mil para cada uma das cinco categorias).

A meta da instituição é realizar, ainda este ano, todo o processo de seleção da edição 2007 do Programa, compreendendo as fases de colheita de sugestões, lançamento do edital, período de inscrições, análise dos projetos e divulgação do resultado das propostas selecionadas. A informação é do gerente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes.

1. Objetivos, critérios e contrapartidas
*apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura popular nordestina;
*apoiar iniciativas de formação cultural orientadas para comunidades carentes localizadas na área de atuação do BNB;
*promover a realização de eventos nos municípios menos providos de atividades culturais, dentro da área de atuação do BNB;
*investir os recursos financeiros do BNB, disponíveis para a *cultura, em atividades de interesse da região Nordeste;
promover a participação da comunidade nos produtos e serviços culturais apoiados pelo BNB;
*consolidar a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.

2. seleção dos projetos culturais, deverão ser considerados os seguintes critérios:
*qualidade artística;
*atendimento de interesse coletivo da comunidade
;
*formação ou aperfeiçoamento profissional;
*condições de sustentabilidade;
*viabilidade físico-financeira;
*ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios de pequeno e médio porte localizados na área de atuação do BNB, notadamente aqueles situados na região semi-árida.

3. Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas:
*inclusão da logomarca institucional do BNB e do Governo Federal ou de outro produto ou serviço associado, a critério exclusivo do Banco, em todas as peças promocionais;
*inclusão da logomarca do Banco e do Governo Federal em espaços onde serão realizados os eventos, quando for o caso;
*citação verbal do patrocínio do BNB em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre a realização do projeto;
*doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.) para uso a critério do BNB, no caso de patrocínio exclusivo (no caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo BNB).

4. Vertentes e linhas de atuação
O Programa BNB de Cultura 2007 deverá ser focado nas linhas de atuação e respectivas vertentes:
*Música (registro e difusão de música contemporânea; formação e desenvolvimento de bandas, corais e orquestras; e realização de eventos coletivos ou de formação musical);
*Literatura (incentivo à leitura e criação de acervos bibliográficos; edição e divulgação de obras literárias; e realização de eventos coletivos ou de formação musical);
*Artes Cênicas (montagem e circulação de espetáculos teatrais; e realização de eventos coletivos e de formação em artes cênicas);
*Audiovisual (produção e finalização de curtas-metragens; e realização de eventos coletivos e de formação em audiovisual);
*Artes Visuais (manutenção e ampliação de museus; e realização de eventos coletivos e de formação em artes visuais);

5. Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no máximo em um período de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações:
*detalhamento das despesas realizadas;
*público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente;
*número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; *reprodução de todas as peças promocionais;
*cópias das matérias publicadas nas mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS
*Henilton Menezes (gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB) - (85) 3464.3109 / 9944.4357 - henilton@bnb.gov.br
*Ricardo Pinto (coordenador do Programa BNB de Cultura) - (85) 3464.3182 / 9989.2494 - yuca@bnb.gov.br
*Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 9117.1234 - lucianoms@bnb.gov.br

Enviado por e-mail de Luciano Sá


Um comentário:

Anônimo disse...

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