seguidores

16 de agosto de 2006

CARIRIS DANÇA BRASIL - TAPEROÁ-PB




O Grupo de Culturas Os Cariris, de Taperoá-PB, no Cariri paraibano, apresenta, nesta sexta e sábado (18 e 19), no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande,-PB, o espetáculo Cariris Dança Brasil. Durante duas horas, o público terá a oportunidade de conferir uma coletânea do folclore de todas as regiões brasileiras.
O Nordeste aparece em primeiro plano, com a apresentação das coreografias dança de salão (xote, galope camaleão e araruna), xaxado, coco, frevo, pot pourri nordestino e Cambindas Novas de Taperoá, reisado trazido pelos negros da região africana Cambinda ao Brasil, que existe há mais de cem anos no município.
As demais regiões serão representadas através de coreografias curtas. O Norte será retratado pelo carimbó, uma das expressões mais populares da cultura paraense, marcada pela sensualidade dos dançarinos. Da região Sul, o público poderá conferir a chula gaúcha, que possui semelhança com o lundu sapateado, encontrado em outros estados brasileiros. O samba dos salões de gafieira do Rio de Janeiro foi escolhido para homenagear o Sudeste.
Alguns elementos do Movimento Armorial, criado na década de 70 em Pernambuco pelo escritor Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas nordestinos, aparecem no cenário do espetáculo em forma de xilogravuras. Na parte musical, com apresentação de melodias do Quinteto Armorial. Os espectadores poderão conferir também encenações teatrais, mostra de capoeira, dança dos brincantes e declamações de poemas populares.
Bailarinos, músicos, coreógrafos e coordenação do grupo trabalharam seis meses na produção e montagem do espetáculo, que surgiu a partir da aprovação ano passado, do projeto Cariris Dança Brasil, patrocinado pelo Fic Augusto dos Anjos. A coordenadora do grupo, Maristela Emília de Brito, chama a atenção para a importância social do projeto, que não se limita à parte artística. “O projeto vem contribuindo para o interesse de jovens e crianças taperoaenses, no resgate e preservação das tradições culturais locais, através da promoção de pesquisas e oficinas”, disse.
As novas gerações poderão descobrir, a partir de pesquisas coordenadas pelo projeto, a importância das manifestações populares, tais como reisados, pregões, repentes, cantigas de roda e trios regionais. A reativação do projeto Cariris Mirins vai possibilitar a inclusão social de mais de 100 crianças carentes, através de aulas de capoeira, futebol, teatro, música e dança. Oito delas foram selecionadas para fazer parte do espetáculo e vão estar no palco pela primeira vez.
A diretora do espetáculo, Claudete Vieira de Andrade Morais, destacou a importância das oficinas gratuitas de danças e músicas regionais, incluídas no projeto. “Ministraremos oficinas nas cidades que não possuem acesso aos bens culturais, dando prioridade aos alunos das escolas públicas e privadas de Taperoá, para que possam interagir com a cultura, que faz parte da formação e identidade cultural do Cariri paraibano e do Brasil”, comentou.
Claudete aposta na originalidade das danças apresentadas e indumentárias utilizadas, fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, como ingrediente principal para o sucesso do espetáculo. “Quem assistir ao show, terá a oportunidade de conhecer algumas das principais manifestações folclóricas do Brasil. Nos preparamos através de pesquisas, aulas de dança, postura e beleza plástica para oferecer dança, música e teatro num único espetáculo, dirigido à todas as idades”, disse.

Serviço
Apoio cultural: São Braz
Direção: Claudete Vieira de Andrade Morais
Coordenação: Maristela Emília de Brito e Iranildo Morais de Lima
Coreografia: Alice Monteiro Lima

Programação
agosto:
22 - Assunção, no Clube Municipal
25 - Livramento, no Palhoção do Povo
setembro:
02 - Serra Branca, na Palhoça do Flamengo
07 - Princesa Isabel, na praça pública
09 - Boqueirão, no Centro de Formação Artística de Boqueirão (CEFAB)
10 - Alcantil, na praça pública
23 - Camalaú, no Clube Municipal
outubro:
04 e 05 - João Pessoa, Teatro Paulo Pontes
07 e 08 - encerramento em Taperoá, na praça pública.

Dezoito anos de história
Fundado no dia 17 de abril de 1988, Os Cariris tem como objetivo manter viva a memória cultural do Nordeste, através das várias expressões culturais, ou seja, na dança folclórica e moderna, teatro, música e artesanato, além de exercer atividades sociais. O nome origina-se da palavra Kiriri, tribo indígena que habitou a região de Taperoá. O símbolo do grupo foi criado pelo escritor Ariano Suassuna e se trata de uma xilogravura, na qual aparece o desenho de uma machadinha, instrumento agrícola muito utilizado pelos índios Kiriri. Ao redor da machadinha, existem doze círculos, seis de cada lado, representando as famílias fundadoras de Batalhão, antigo nome de Taperoá. Nas extremidades, são observadas as letras VB, símbolo referente ao ferro utilizado para marcar os animais dos fazendeiros, juntamente com a letra do dono.
Ao longo da carreira, Os Cariris representou a Paraíba em diversos festivais pelo Brasil e exterior, como 12º Festival de Folclore de Caruaru (PE), 21º Festival Internacional de Folclore da França, II Festival Internacional de Folclore, em Campina Grande (PB), 34ª Feira dos Estados, em Brasília (DF), II Festival Internacional de Folclore, no Paraná, XXII Festival Nacional de Folguedos, em Teresina (PI), dentre outros.
------------------------------Assessoria
Paula Brito / assessoria TB
informações: paulabri@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!!!


Meu Primo dança nos Cariris

Ele é o Geoge Soares

e eu quero mandar um abraço para ele e para o amigo dele que é o Sidney.


Bj


Tchauu



Por: Roris Soares de Oliveira


Botei Anônimo por que perdi o meu e-mail oK?!

=D