seguidores

16 de agosto de 2006

Edital da Ação Griô sai este mês





A Ação Griô, do Programa Cultura Viva, participa do I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e do II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, em Brasília-DF.


A Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura SPPC/MinC, informa a todos os Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva, a finalização dos trâmites bucrocráticos para a publicação do edital de sua Ação Griô, que será lançado oficialmente no I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e do II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, em Brasília, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2006. Na ocasião também será realizada uma série de atividades produzidas por Pontos ligados à Ação Griô e destinadas aos demais Pontos de Cultura interessados pela Ação.


O objetivo da Ação Griô é preservar e valorizar a tradição oral do Brasil para o fortalecimento da identidade das crianças, adolescentes e jovens vinculados à sua ancestralidade. A Ação Griô atende às instituições que atuam com propostas educacionais relativas à esta preservação e valorização, com o repasse de até 500 bolsas de trabalho, pelo período de um ano, no valor de um salário mínimo, para Griôs e/ou Mestres de Tradição Oral que estejam envolvidos em Projetos Pedagógicos dos Pontos de Cultura e da Ação Griô Cultura Viva, em parceria com escolas e/ou universidades públicas.


Inicialmente, os Pontos de Cultura são convidados a participar do I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e do II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, que será realizado em Brasília/DF, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2006.

No primeiro dia do Encontro Ação Griô, 15/9, serão realizados o lançamento da Ação Griô, o lançamento do Edital da Ação Griô e haverá apresentação musical do pernambucano Mestre Salustiano e o trio africano Sylla/ Reijseger/ Gueye.

Dia 16/08 haverá ainda a exibição do documentário Sou negro, seguido de debate sobre a metodologia de ensino Griô.

E, no último dia, reforçam-se os laços em torno desse mesmo debate para a realização de mais duas reproduções: Oficina de Vivência da Pedagogia Griô.

O Encontro Ação Griô é organizado pelo Pontão de Cultura Ação Griô que tem sede em Lençóis - BA. Informações sobre o Encontro Ação Griô, que será realizado em Brasília, e sobre a ação homonônima, pelo telefone (75) 3334-1040 (com Líllian Pacheco) ou pelo site.

---------------------------------------------------------------créditos

Sara Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Programas e Projetos Culturais
Ministério da Cultura
(61) 3901-3815

Reenviado pelo Notícias regionais do MinC NE.

Nenhum comentário: