seguidores

6 de agosto de 2007

Semana de Atividades Culturais (UFCG)


Cariri paraibano, 2006 / Val Costa


Cerca de 350 pessoas estão sendo esperadas, a partir de hoje, para a Semana de Atividades Culturais, às 19h30, na UFCG. Com o tema 70 Anos da UNE - O Movimento Estudantil em Debate, o primeiro dia terá uma palestra de abertura com representantes da política estudantil. Durante a semana serão vistas também atividades artístico-culturais.
O evento será encerrado na sexta-feira com a realização da Calourada Unificada 2007.1. Como de costume, três ambientes de sons diferenciados atrairão cerca de cinco mil estudantes à calourada. Forró, reggae, samba, pop rock, samba rock e música eletrônica serão as vertentes da noite, com 16 atrações.
Promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (DCE/UFCG), o evento foi desenvolvido com o objetivo de celebrar os 70 anos da UNE e o Dia do Estudante.
Na palestra de abertura, a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg), Sandra Bezerra, o vice-reitor da UFCG, José Edilson de Amorim, o diretor de Universidades Públicas da UNE, Rafael Pirez, e o Presidente do DCE, Aroldo Felix de Azevedo Junior serão os convidados.
amanhã (7), a partir das 9h00, terá início uma mesa-redonda que comentará sobre a Reforma Universitária. Os convidados desta mesa serão representantes da UNE, Adufcg e Sintesp.
No decorrer da Semana, haverá ainda a realização de oficinas de arte, concurso de bandas universitárias, palestras e outras atrações.

Instalação A Beleza da Caatinga estará aberta na terça-feira (7)

Inserida na Semana de Atividades Culturais, a instalação A Beleza da Caatinga e o Bazar Arte

Para complementar a Semana de Atividades Culturais (UFCG), duas exposições ficarão na sede do DCE, a partir de amanhã (7) até a próxima sexta-feira. A instalação A beleza da Caatinga, do artista plástico De Vieira, comemorando 26 anos de trabalho cultural desde que lançou a tendência de Vestuário Ecológico no final da década de 70. Além disso, o Bazar Arte estará montado para oferecer artesanato ao público.
Na instalação serão exibidos trabalhos do artista, com peças exclusivas feitas à mão. O conjunto reúne diversas técnicas artesanais, a exemplo de bordados, rendas, macramês e tear, utilizando como matéria-prima fibras e texturas naturais, como o algodão colorido desenvolvido geneticamente pela Embrapa. Nas peças, existem também os elementos biodegradáveis, como couro, madeiras e sementes.
Milton Jorge Vieira de Souza, natural de Junco do Seridó, radicado em Campina Grande, também produz cenografias e utiliza os mesmo componentes como essência, além de elementos recicláveis e "mix" de materiais. O artista faz parte do Movimento Armorial, que reúne características autênticas da Região Nordeste, mas busca dar uma nova visão do trabalho que gravita entre o popular e o erudito. Livre de tendências e pressões do mercado para produzir em grande escala, ele desenvolve seu próprio padrão estético e produz peças únicas para os clientes. As peças não têm valor estimado, já que são fruto da vivência pessoal do artista.
-----------
Fonte: Assessoria
Oziella Inocêncio

Nenhum comentário: