seguidores

23 de outubro de 2007

*coluna* Val da Costa: "Rap e Repente escorrega e cai no pop romântico!"


GRITO DE LOS EXCLUIDOS - painel do equatoriano Pavel Eqüez, com colaboração do ceramista Guido Garbarino.


Na próxima sexta-feira (26) começa o primeiro Encontro Nacional de Rappers e Repentistas do Brasil. Apesar de segmentado, o evento vai ter como atração musical principal o grupo de pop romântico Cidade Negra. Estaria certo, se o intuito fosse atrair mais gente. Mas os rappers e repentistas eram o alvo do encontro realizado pela sub-secretaria de Cultura do Estado. O espaço aos artistas paraibanos deveria ser garantido.

Numa escorregada, a produção atingiu os integrantes de um dos grupos de rap mais antigos do Estado, o Reação da Periferia, colocado e retirado na programação do evento sem a devida consulta. “É delicado falar da importância desse evento. Primeiro porque é uma iniciativa pioneira no Nordeste. Mas já começou de maneira errada. A própria organização se mostrou incompetente”, reclamou o MC Metralha.

Pelo pomposo destaque no cenário nacional da arte, o evento deveria ter sido melhor elaborado. O respeito aos artistas locais teria sido dado. Conseqüência: escorregadas raras. Não quero nem citar a mancada de colocar o artista francês Mano Chao e retirá-lo, também sem justifica alguma. “Todo es mentira ¿Por qué será?” Gafe.

Deve ter vindo do marqueteiro Dércio Alcântara, da divulgação nacional, a idéia de colocar a primeira grade da programação do Rap & Rep na internet, que escorregou e logo caiu. MV Bill, Racionais MC, Cordel do Fogo Encantado, Marcelo Yuca e Marcelo D2 estavam lá. Mas não estarão aqui, ironicamente.

O último escorrego da organização do evento foi inventar de cobrar um quilo de alimento não-perecível pela entrada nas três noites de shows. Evento beneficente é gancho para qualquer matéria, todos sabem, mas esse não foi assim. Foi uma estratégia escorregadia de implantar a contrapartida social tanto recomendada pelo movimento hip hop. Mas faltou assessoria de imprensa abastecendo os jornais.

Se alguém não pegar as senhas antes de entrar no Spazzio, lugar esquisitíssimo à noite, vai recorrer aos vendedores ambulantes para comprar comida. O quilo de arroz deverá custar o triplo do preço normal na frente da casa de shows. Por falar em grana, o Rap & Rap custou cerca de R$ 1 mi, rateados entre MinC e Sub-secretaria de Cultura. Será que não deu para profissionalizar e promover uma difusão maior das culturas hip hop e popular?

“Sabotagem” ao Reação da Periferia
“Nos colocaram lá sim, mas como um consolo. Ninguém gostou”. O desabafo é do MC Metralha. Em mais outra escorregada (ai!), a equipe do Rap & Rep colocou, de última hora, o Reação da Periferia na grade da programação num espaço chamado Sabotage. Escondidinho, no Sítio São João. Acredite quem quiser! O nome do espaço não soa sarcástico? Foi assim que os integrantes do grupo se sentiram: sabotados. Colocaram a gente na programação para nos dar um cala a boca. Talvez para não ofuscar o evento”, finalizou Metralha.

Hip hop
Campina só possui 72 membros do movimento hip hop, segundo representantes campinenses. E vale lembrar que nem todo mundo que mora na cidade sabe o que é nada disso. O hip hop é uma cultura que agrega quatro elementos, o break (dança), o MC (o compositor das rimas), o DJ (som eletrônico) e o graffiti (pinturas em spray). No Brasil, desde que foi trazido (1970) dos EUA, o hip hop agregou o quinto e último elemento, a ação social.

Rap e Repente
A rima de improviso une o rap e o repente. Retrato das vivências nas periferias e guetos negros, o rap traz a luta pacífica pela sobrevivência sem discriminação. Já o sertanejo almeja acabar com a seca e transforma sofrimento em arte popular. Não é à toa que os repentistas têm aparecido cada vez mais ao lado dos rappers. Faces do Subúrbio (Recife) é um dos grupos que bebe na fonte do repente pernambucano.


--------------------
Val da Costa é a blogueira responsável pelo espaço Cuca-CG na net.

5 comentários:

Dalmo Oliveira Silva disse...

concordo: local péssimo; Cidade Negra nada a ver; e a briga entre governo e prefeitura só atrapalha!

Anônimo disse...

É como já mencionei anteriormente... um evento que já começa errado na composição de sua equipe não teria como chegar bem às vésperas.
Daqui deu pra perceber que é um ringue para a tradicional briga política entre estado e município.
É desconexo.
Por que não Campina Pop? Assim faria sentido.

Unknown disse...

Como a alegria do probre dura pouco, o sonho virou pesadelo para o hip hop nacional ,esse é o preço por se vender por migalhas e ser manipulados por eles, ainda é pouco eu quero é mais.

Unknown disse...

É lamentável. Uma iníciativa que de início parecia louvável, por desmistificar e divulgar o rap e valorizar o nosso repente, acabou virando mas um festival pop.

Unknown disse...

Reação da periferia X rap repente

A primeira pergunta que vc faz nessa hr é. quem estás por traz disso?
resposta "governo federal" o que vc imagina???
no minimo vão contratar pessoas proficionais para este evento, certo?
ERRADO!!!!!! foi justamente ao contrário do que acontece nesse evento... e sei que falar mal é fácil, mas...
poxa !! é de dá uma tristeza por todas as humilhação passada por mim e meu grupo. ora!! quem tem conciência pra saber qual o grupo de rap de João Pesssoa representa nosso estado sem fazer vergonha?? que ñ se ilude quando vem um falso e diz... " porra massa seu show, e tb u som de vcs é loko" mentiroso!! ñ preciso do seus comentários pq vc conheço bem, e sei quem tá por mim, e vc ñ é, por isso suma da minha frente.
o tempo vai passando e grande atrações na programação, olha só!!! meu grupo está lá!!!!! lembraram mas espera quem tah escolhendo esse grupos? -vigi meu Deus a casa cvai cair logo logo pode esperar...
dito e feito, mais uyma vez eu tinha razão...
bola pra frente, e olha só meu grupo caiui.... era de se esperar! ñ me iludo.
vo saber das grandes atrações deste evento e olha só! ninguém tá sabendo. no meu sotaque eu digo, "ôxe"
e agora? será um conto de fadas? NÃO!!!! são pessoas despreparadas para o que poderia ser o evento da década em favor do rap. mas...
eu sinto um mau xeiro que porra tá foda!
pés no xão e... pá caiu outro. quem? quem?
Racionais e logomais outro baque, que agora?!? MV bill e depois só as pancadas uma atraz do outro o que fazer?
tah na hr de agir...
mas como???
êpa vamo usar da inteligência. se investimos temos o que eles com certesa vão precisar.
foi caro vissi. só os Denos me custou quase 5 mil conto.lansei a proposta quenem a isca. ka ka ka eles fisgaram ôba é agora, vo fazer meu nome. vieram aki na minha casa xei de planos e impolgados, ai eu penso, pés no xaõ til, muita calma nessa hr. e els foram. pra mim massa vo alugar meu equipamento e meu grupo vai tokar essse foi o acordo.
foi xegano o dia e nada do meu grupo na programação, me desculpem os outro mas vcs mesmo sabem, agente aki do reação somo os foda mermo, ñ se alia com repartições publicas,nem governos,nem ongs de faixada, trampo de preguisoso,o rap em jampa precisa de um emprego, mas só quem quer, preguisssoso ñ entra.
pra resumir uma semana antes do grandioso evento, nada do meu grupo na programção, stranho né? vamo em frente e o xeiro de podridão só aumentando, tô preocupado, nada do contrato de aluguel dos equipamentos. aprendi na aviação que temos sempre que ter um plano de ação. de fato!!! eu tinha... liguei para um dos integrante do grupo de disse, cola, trabalha,sonda e ve o que se passa, me liga que qual qer coisa eu ñ alugo e essa porra afunda. será, nunca subestime o "inimigo" mas bola pa frente. 2 dias antes do evento olha lá o mone do grupo na programção, mas ñ sei por que, isso ñ me deixou feliz. tá bom, vamo tokar no domingo a tarde, bele concegui a folga e tá tudo certo. certo? ERRADO de novo, sexta -feira 20:30 ligam e dizem, "vcs foram adiado para o sábado" fudeu e meu trampo?? como vou resolver isso? mas tá, calma. Que hrs é a apresentação? - de tarde. bele manda u carro que depois da apresentação vem um karro aki e eu vou trapar tranquiluzzz , beleza reslvido,certo???ERRADO novamente! pois 20:50 nova ligação, vc não vai ter direito a transporte, lembrei de Val,estão querendo sotar mesmo, mas eu me pergunto por que???? axo que sei mas ñ vou dizer, podem me chamar de convencido,pretencioso e etc.
mas tá olha o que vcs ñ contavam; eu tenho um carro!!! e agora??
e fomo asim mesmo e quando ninguém mais imagina olha agente lá!! vi no seus olhos o disgosto mas agente tva la.. qual quer outro grupo de rap kkk daki tava fudido, mais nois ñ cê ta ligado. us homi é correria.
xeganod lá pessoa dizer, mas til o que akela pessoa tem contra vcs que ja limaram vcs deste evento mas sempre tem um que ñ deixa? e eu falo !! nosso santo e ou poucos amigos que agente tem são verdadeiros.
mas ae onde vamos fiquar????? ñ tem onde fikar??? e agora? porra!!! mas pera isso é o começo onde agente vai se alimentar???eita!! fudeu. porra metralha, tu no tah na correria vê ae com os organizadores... ufa!!! apareceu um restaurante e depois hotel, ja era sem tempo, vamo fazer a apresentação , só 30 minutos tah??? num dá pra mostrar meu trapo nem a rajada de paralras que vcs precisam ouvir, mas... êpa!!! - menos 5 minutos,
-mas pq?
-temos que passar u som grupos proficionais fazer isso vc ñ sabia?
finalmente 20 minutos de reação da periferia num espaço sem espaço.
depois fiquei pensando,,, valeu a pena?
axo que ñ
eu mereço isso?
axo que ñ.
mas vc disse que agente ñ ia tokar!!! e tokamos!!! é né! vc perdeu a batalha mas sei que vc se vendeu a politicos e a guerra vai ser foda, somos 5 malukos talentosos contra : Décios,Danielas e etc.
e vc que poderia estar por nois pois triste é quando se perde a ideologia do rap,o rap ñ se alia a politico nunca, aliás o rap foi feito pra axigir nosso direito que esses politico estão tiraando de nós a centenas de anos, e vc se vende, eu sei precisa criar seus filhos né? bele eu crio us meus sem me vender a niguém.