seguidores

28 de fevereiro de 2008

*dramaturgia* Lourdes Ramalho é destaque no II Festival BNB das Artes Cênicas


Foto: Tirinêt
Uma das expressões mais significativas da dramaturgia contemporânea de autoria feminina, a escritora Lourdes Ramalho, foi mais uma vez condecorada com um importante produto cultural. Ela foi a primeira norte-rio-grandense entrevistada no “Nomes do Nordeste” pelo ator e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme, na última segunda-feira.

O programa tem o objetivo de registrar a história dos principais nomes da cultura nordestina. Ariano Suassuna, Tom Zé, Alceu Valença, Lia de Itamaracá e Emiliano Queiroz foram outros entrevistados. Todas as participações foram gravadas em DVD junto com peças dos autores para a difusão da nossa cultura nas escolas e centros culturais do Brasil.

Para quem não sabe, Lourdes é natural de Jardim do Seridó (RN), mas mora em Campina Grande (PB) há mais de três décadas. A autora nasceu em 1923 e na adolescência estudou em colégio interno de Recife (PE). 

Professora, poeta e membro do Conselho Estadual de Cultura e Esportes de Campina, ela tem uma extensa obra publicada. Mulher da dramaturgia nordestina, premiada no Brasil, Portugal e Espanha em concursos de dramaturgia e festivais de teatro, Lourdes Ramalho ainda atua vigorosa na história do teatro paraibano. 

Saiba mais sobre a dramaturga Lourdes Ramalho.

II Festival BNB das Artes Cênicas
Além do diversificado elenco de atividades teatrais, o evento também tem debates, doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos) e 85 espetáculos. 

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas.

Mostra Brasil
Espetáculos de Porto Alegre (RS) e Arapiraca (AL) também foram inseridos no Festival a partir deste ano. As Mostras de Contos terão quatro espetáculos, de Dança três, Paraíba dois e Alto Sertão três. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o internacionalmente reconhecido contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP), apresentará contos femininos.

Multimídia e educativa
A programação do II Festival abrangerá ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte e seis oficinas de formação artística; exibição de curtas-metragens e filmes, com a série “Teatro na Tela”; atividades de intertextualidade do teatro com outras artes; e passeios temáticos em ônibus urbanos, trenzinho e a pé, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza.

Incentivos BNB de Cultura
O Banco do Nordeste estimula a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional. Mas os editais do BNB encobrem todas as áreas artísticas.

Se liguem nos links:
Cultura BNB
Programa BNB de Cultura

Assessoria BNB/De acordo com

Nenhum comentário: