seguidores

11 de março de 2008

*educação* Paulo Freire: dez anos depois...



A idéia de prestar uma homenagem a Paulo Freire, dez anos após sua morte, começou a ser elaborada nas aulas de Filosofia da Educação, disciplina na qual se faz um estudo do autor numa atividade denominada Seminário Paulo Freire. A gestação desta atividade que agora “nasce” foi preparada, sobretudo, pelas alunas do curso de Pedagogia, da UFCG – Campina Grande, que cursam a referida disciplina no presente semestre (2007.2).
A elas, um agradecimento especial. Também, gostaríamos de ressaltar a imprescindível colaboração das monitoras que, juntamente conosco, vêm alimentando esta realização há quase dois semestres.
Paulo Freire é um autor cujo nome provoca efeitos. No entanto, em nossa perspectiva, estes efeitos, na atualidade, não passam de uma reverência longínqua a um pensador da educação que, mesmo que se queira, não pode passar despercebido. Tal forma de tratamento ao autor e a sua obra tem se revelado estéril, pois apenas faz menção, a distância, a alguém cujas idéias e projetos mostram-se atuais e importantes à ação educativa contemporânea, pois se ocupam de questões ainda não superadas pela
sociedade brasileira. Muitas delas em plena ebulição, como o debate sobre a diversidade cultural. Acreditamos na “utilidade pública” de Paulo Freire: esta utilidade, longe de ter sentido utilitarista, indica que seu pensamento não deve ficar contido nos livros e lembrado, eventualmente, num trecho ou texto acadêmico. É preciso fazê-lo aparecer, de maneira renovada e recriada, respeitando seus princípios, nas práticas educativas em cujo cerne prevalece a idéia do respeito, da liberdade e do diálogo.
Esperamos que esta simples homenagem favoreça a emergência de um espaço de discussão capaz de agregar vozes e experiências que denotam a vivacidade e atualidade de Paulo Freire. Esta é nossa modesta ambição.
Um bom encontro a todos.
Fernanda Leal
---------------------------
PROGRAMAÇÃO

9h - Conferência de abertura:
Contribuições de Paulo Freire para a pedagogia da autonomia
Convidada: Dra. Maria Eliete Santiago (Centro de Educação/UFPE)

19h - Mesa-redonda:
O rastro freireano – experiências e reflexões baseadas no grande
educador do século XX
Coordenador: Ms. José Luiz Ferreira (UAEd/UFCG)
Ms. Fernanda Leal (UAEd/UFCG) – A ação educativa do Projeto Unicampo
Ms. Cícero Agostinho Vieira (UFCG/UEPB) – GESPAUF: Grupo de Estudos Paulo Freire
Dra. Silvana Eloísa da Silva Ribeiro (UAEd/UFCG), Ms. Zélia Maria de Arruda Santiago (UAL/UFCG), Ms. Carmem Verônica de A. R. Nóbrega (UAL/UFCG) – A experiência do PIAT/PAIR
------------------
assessoria Unicampo/UFCG

Nenhum comentário: