seguidores

28 de março de 2008

*artes* - Caravana da Cultura Paraibana em Cajazeiras


PRODUTIVO - população de Cajazeiras está em contato com a carvana desde o início da semana

A Caravana da Cultura Paraibana já está rolando na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, e mostrando artistas como Wilson Fiqueiredo, Régis Cavalcanti, Chico Dantas, Bruno Steinbach, Alexandre Filho, Fred Svendsen, Clovis Júnior, Ivanusa Pontes, Dadá Venceslau e Flávio Tavares. Até o dia 29 deste mês, a sede é o hall do Teatro Iracles Pires.
A exposição reúne quadros de artistas plásticos convidados e material do acervo da Subsecretaria de Cultura do Estado, que vem organizando a Caravana da Cultura em etapas mensais.
Ainda terá exibições de filmes dirigidos por cineastas também paraibanos, tais como Bruno Sales, Marcus Vilar e Torquato Joel, que serão levados às escolas e praças públicas, bem como à zona rural.
Além dessas atrações, haverá a realização de uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, no mesmo Teatro Iracles Pires, amanhã e depois. O ministrante é o especialista Ivaldo Gomes. Haverá um debate com agentes culturais e artistas que militam na região sertaneja, amanhã, a partir das 9 horas.
Até que enfim a importância de Cajazeiras como centro polarizador da região sertaneja foi prestigiada por uma política pública. O evento servirá para aprofundar a conversa sobre relações entre produtores e instituições que são fundamentais para a organização e crescimento coletivo, conforme organização do evento.
Jovens gostam da Caravana
As ações da Caravana da Cultura foram iniciadas em junho de 2007 e já percorreu vários municípios da Paraíba, como Belém, Triunfo, Bananeiras, Caaporã, Baia da Traição, Patos, Alagoa Grande, Areia, Pilões, Alagoa Nova, Serraria, Campina Grande e Cuité. Segundo a subsecretaria, tem sido muito proveitoso também a relação com as novas gerações. Os estudantes e moradores vêm se interessando principalmente pelo cinema paraibano.
Interesse pelo Fic
Nas cidades por onde a Caravana passou está havendo um interesse crescente pelo Fundo de Incentivo à Cultura (Fic) Augusto dos Anjos, que anualmente contempla diversos segmentos da produção cultural da Paraíba através de um edital de análise e aprovação de projetos. Em todas as localidades houve as oficinas de elaboração de projetos para as pessoas aprenderem a usar o edital do Fic.
---------
colaboração: Ascom

Nenhum comentário: