seguidores

24 de abril de 2008

*Ecologia* Projeto ambiental da PB ajuda pacientes de hospital em São Paulo


LIXO VIRA PROTEÇÃO PARA DOENTES - Projeto ambiental paraibano em destaque na Saúde

O Projeto Saco de Leite Vazio Não é Lixo, do ambientalista Aramy (Everaldo Fablicio), de Fagundes, Agreste praibano, começou a ajudar pacientes do Hospital Santa Marcelina em São Paulo este mês. São pessoas que possuem uma doença chamada popularmente de "Fogo Selvagem", na qual a pele do corpo inteiro cai por completo. Elas utilizam saquinhos de leite vazio e de iogurte como colchão, travesseiro e lençol porque não grudam nas feridas da pele.

A descoberta aconteceu através de uma campanha que o hospital Santa Marcelina fez para arrecadar os saquinhos. A demanda era insuficiente para o hospital e, após pesquisa pela internet, uma das organizadoras da campanha, Gislene Andrade, descobriu uma matéria sobre o projeto e entrou em contato com Aramy solicitando os saquinhos. Foram enviados mais de 30 mil sacos para ajudar na recuperação dos pacientes. A iniciativa do embientalista trouxe esperanças para todos.

Plantando na Escola
Depois de mais de um ano arrecadando os sacos, conscientizando a população do inteiror, o projeto foi parar também nas escolas. "Ele se desdobrou no Plantando na Escola. Precisávamos dar destino aos sacos de leite arrecadados pelo projeto Saco de Leite Vazio não é Lixo. Começamos em Fagundes na Escola Estadual Frei Alberto, depois levei o projeto a Secretária de Educação, que vai implantar o projeto em todas as escolas da rede municipal na zona urbana e rural", explicou Aramy.

As escolas Motiva, Damas e Lourdinas de Campina Grande já adotaram o Projeto Plantando na Escola e estão plantando árvores utilizando os saquinhos. "A idéia é implantar este ano o projeto em todas as escolas onde tem distribuição de leite do Programa Leite para Todos dos governos federal e estadual", completou o ambientalista.

A idéia pretende formar cidadãos conscientes que respeitem o meio ambiente e a escola, segundo Aramy, é o melhor lugar para começar a difundir o novo hábito.
Devido a simplicidade e a grande utilidade do Projeto, a UNICEF se mostrou interessada em implantá-lo nos mais de mil município que recebem leite gratuito.

"Cada escola que adotar o projeto Plantando na Escola estará contribuindo para eliminar do meio ambiente cerca de 23 milhões de saquinhos de leite vazio que iriam parar no lixo", conclui Aramy. Atualmente o Projeto Saco de Leite Vazio conta o apoio do biólogo Veneziano Guedes, do advogado Eduardo Figueiredo e da imprensa paraibana.

Projeto
Todo dia 750 mil famílias brasileiras são beneficiadas com saquinhos de leite do Programa Leite para Todos, do Governo Federal em parceria com os governos estaduais. Todo mês são jogados no lixo 23 milhões de saquinhos de leite. Com a idéia do ambientalista, parte desses sacos começa a ter um novo destino, o plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas, não-frutíferas e ornamentais.

Inicialmente, o projeto foi implantado no posto de distribuição do leite e na EMATER de Fagundes. O projeto arrecada os saquinhos vazios de leite do programa Federal nos pontos de distribuição e depois são doados ao Horto Florestal de Campina Grande para o plantio de árvores nativas e frutíferas da região.

Em Fagundes, o projeto arrecada mensalmente 11 mil sacos. Devido a grande utilidade do projeto, as cidades de Ingá, Itatuba, Galante, Aroiras, Queimadas e outras adotaram o projeto e hoje arrecadam juntas mais de 120 mil sacos de leite por mês. As escolas agrícolas, públicas e particulares também recebem os sacos para o plantio de árvores.

Envolvendo a população
Para incentivar a população a devolver os saquinhos, primeiro foi feito um trabalho de conscientização, segundo Aramy. No final de cada mês eram distribuídos pequenos brindes entre as pessoas que devolvem as embalagens aos postos de arrecadação. "Hoje não precisamos nem mais gratificar, as pessoas já se educaram e sabem da importância do projeto, devolvendo as embalagens sem pensar no brinde", comentou.

Parceiros
JORNAL DE FAGUNDES
HOSPITAL SANTA MARCELINA (SP)

Informações
83.9955.5534
aramy.fablicio@gmail.com
jornaldefagundes@gmail.com

Nenhum comentário: