seguidores

8 de abril de 2008

*Galeria Cilindro exibe* Videoarte de PAULO BRUSCK


BRUSCK - Vídeos da década de 70 e 80

Na ânsia de espaços interessantes que exponham o que há de moderno nas artes plásticas surgiu a “Galeria Cilindro”, um caixa eletrônico da Praça Clementino Procópio, no Centro de Campina Grande (PB). Desde 2004, exposições de artistas plásticos com conceitos sofisticados já foram vistas no local. Amanhã, este inusitado espaço de interação artística vai expor o primeiro vídeoarte do pernambucano Paulo Brusck. A exibição de vídeos das décadas de 70 e 80 começa às 19h30.

Esta é a sétima exposição do local, a primeira neste formato de videoarte. Pela “Galeria Cilindro” já passaram Gil Vicente, Regina Silveira, Guto Lacaz, os grupos Coringa e Piratininga (São Paulo), José Roberto Aguilar, Regina Carmona e agora o multimídia Paulo Bruscky.

O autor desta peripécia cultural pouco convencional é o artista plástico Júlio Leite, que está saturado de não ver exposições de peso na cidade. Incomodado com esta "lacuna" na cidade – de exposições da arte moderna principalmente -, Júlio teve a idéia de fazer essa intervenção urbana. As exposições da Galeria Cilindro vem atraindo a atenção das pessoas que trafegam pela praça diariamente.

Vanguarda e experimentalismo de Paulo Brusck
O artista pernambucano vem realizando projetos de performance, instalação, intervenção, vídeo e linguagens multimídia. Suas experiências com arte-correio, áudio-arte, vídeoarte, artdoor e xerografia/faxarte, são pioneiras dentro das discussões acerca da utilização de novos meios na arte brasileira desde 1981.

Sobre o artista
Possui importante acervo documental das vanguardas artísticas do pós-guerra, incluindo trabalhos originais do Grupo Fluxus e Gutai (Japão);

É reconhecido como um dos mais importantes renovadores da cena artística contemporânea do Recife (PE). Em 1980, inventou os "xerofilmes", que são filmes feitos a partir de imagens xerográficas, abrindo um novo campo para o desenho animado e o cinema experimental;

A partir de 1983 iniciou suas vídeoinstalações e já participou de mais de 60 mostras realizadas no Brasil, Itália, Canadá, USA, Venezuela, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Portugal e Espanha;

No Brasil, toda a primeira geração de criadores de vídeo era constituída de nomes em geral já consagrados no universo das artes plásticas ou em processo de consagração. Os artistas já citados anteriormente, que expuseram na “Galeria Cilindro”, incluindo Paulo Bruscky, fazem parte deste contexto e assim constroem suas artes.

--------
Colaboração: Arlindo Machado

Nenhum comentário: