seguidores

8 de abril de 2008

*Opinião* MANU ALVES - Santa Hipocrisia!


PAPA DISFARÇADO DE SANTA - foto-montagem de Manu Alves

Santa Hipocrisia!
Pelo último anúncio que li do Papa Bento XIV - o qual falava sobre a atualização da lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização” - confirmei as minhas suspeitas e cheguei a uma importantíssima conclusão: este Papa não é pop! Se nesta atualização da lista tivesse entrado a hipocrisia, todo o clero e o Vaticano correriam grandes riscos de uma sofreguidão eterna na sua outra invenção chamada inferno. Oras, os sete pecados já existentes são difíceis de evitar e ainda inventam mais quatro?! Um viva para a Santa paciência!

Manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental agora são pecados capitais pelos quais os cristãos devem pedir perdão. Viva a Santa Sé! Eu me pergunto, não seria a manipulação de massas um pecado maior do que a manipulação genética??? Pois já se a tem certeza de que em pessoas criadas (e mal criadas) existe uma alma. Sem falar que este argumento para defesa de suas manipulações já vem de outros tempos. A falta de uma alma foi desculpa para a escravidão do negro e do índio. E isso não foi uma “manipulação” dessas populações antes massivas?

Quanto ao uso de drogas, o Papa só esqueceu de completar a frase. Ele deveria citar a “droga da violência”, a “droga da pedofilia”... entre outras drogas, não é mesmo senhor Papa? Porque droga é ver criança fora da escola e presenciar o roubo de sua infância. Pior ainda, o roubo de sua pureza. E nem vou entrar em detalhes do passado da Igreja Católica, com a “droga de sua omissão” e a falta de ações diante de guerras, do holocausto, das perseguições à pensadores, curandeiras, mulheres etc. etc... Santa Inquisição!

Sobre o pecado da desigualdade social (ansiosa para comentar sobre este), o Vaticano já deve ir se preparando para os leilões de artes - com as balanças para pesar o ouro que vale o acervo da Igreja -, e as excursões à África para, ao invés disso, distribuir suas riquezas oriundas dos donativos que recebe do mundo inteiro. Tá certo que eles fazem uma caridade aqui, outra ali, mas com os recursos que recebe, pode e deve fazer muito mais. Além da receita captada através do turismo no complexo dos "Museus Vaticanos".

Não há outro lugar no mundo com tanto valor artístico e intelectual (e um imenso valor material, é claro) como o do Arquivo Secreto do Vaticano, na Biblioteca Apostólica Vaticana, e dos acervos de arte (pintura, escultura e arte sacra) das igrejas romanas. Sem falar nos tesouros e fortunas que não sabemos. Os Templários que o digam!

E se o Papa gostaria mesmo de se atualizar à realidade da globalização poderia começar liberando o uso de contraceptivos e da camisinha e não se voltar a sua Santa Omissão. Todos os anos milhares de mulheres engravidam, sem ser este seu desejo, sem ter condições finaceiras ou psicológicas de dar educação aos filhos não planejados e a atenção, o amor e os cuidades que precisam. E então, com isso, a Igreja provoca o que mesmo? Desigualdade social.

Mas para não dizer que o Papa está de todo errado, sobre o pecado da poluíção ambiental, esse sim eu concordo. E explico com o seguinte pensamento indígena. "Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o Homem verá que dinheiro não se come”. Nem obras de arte!

Se eu (e mais uns tantos) já não dava conta dos sete pecados capitais (gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça), imaginem agora! Só para constar, essa coisa de pecado é invenção pura, nem existe na Bíblia. Quem inventou isso foi um tal de Evágrio do Ponto, um monge grego (345 – 399). Santa invenção! Os tais pecados não estão lá na Bíblia e antes de inventá-los deveriam ter lido esse trechinho, que está lá em um dos seus llivros: “não julgueis para não ser julgado”.
Que me venha a Santa Apostasia, Amém!

Manu Alves
27/03/2008
--------
Do Mundinho da Lua de Manu

Nenhum comentário: