seguidores

22 de dezembro de 2008

*cultura - JACKSON DO PANDEIRO VOLTA À PB


INAUGURADO - memorial foi feito num casarão antigo de Alagoa Grande, Brejo paraibano

Por Valdívia Costa

Quem esperava ter o "Rei do Ritmo" de volta às terras paraibanas, agora já pode ir visitá-lo em sua cidade natal, Alagoa Grande, no Brejo paraibano. Vinte e seis anos após sua morte e às vésperas dos 90 anos de nascimento do artista, os restos mostais de Jackson do Pandeiro serão transferidos do Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, para o Brejo. Desde a última sexta-feira, 19, o novo projeto cultural tem atraído visitantes.

O Memorial Jackson do Pandeiro foi inaugurado na Rua Apolônio Zenaide, 687, num casarão de 1898, restaurado e adaptado, bem no centro da cidade. Discos, objetos, documentos, fotografias, vestuários estarão em permanente exposição a partir de agora. O inseparável pandeiro do "Rei do Ritmo" também estará entre as centenas de peças reunidas por familiares, amigos, colecionadores, pesquisadores e artistas.

Jackson foi sepultado no Rio, mas será transferido para sua terra natal através da iniciativa municipal. O prefeito Hildon Régis Filho disse que encerrou a gestão "pagando um débito histórico com Jackson do Pandeiro”.

Além do Memorial, também foi entregue um gigantesco pórtico em forma de pandeiro, instalado na entrada da cidade, circundado por uma placa proporcional ao monumento grafando “Alagoa Grande – Terra de Jackson do Pandeiro”. O projeto do Memorial Jackson do Pandeiro também é um apelo turístico. Para os idealizadores do projeto, o turismo cultural vai gerar desenvolvimento de municípios que receberam monumentos este ano, como o de Pedro Américo, em Areia.

Na inauguração do Memorial houve apresentação de duas bandas contemporâenas que bebem na fonte do Jackson para criar seus sons, o Quinteto da Paraíba e os Cabra de Mateus. Foi exibido ainda o documentário “Jackson do Pandeiro – Uma identidade nacional”, com depoimentos de artistas, amigos, parentes e estudiosos, além de imagens e falas do próprio Jackson. O trabalho de pesquisa do doc foi realizado por Érico Sátyro e Gilson Renato, que também dirige o vídeo.

Outra coisa boa anunciado na inauguração do memorial foi a reestruturação do portal, com novo lay out. Na última sexta, o público conheceu a exposição “Vida e Obra do Rei do Ritmo”, composta de textos e 180 imagens com legendas, em banner's medindo 0,90 X 1,50. As imagens deverão circular por escolas e ambientes da região.

A viúva do homenageado, Neuza Flores, ficou grata pela homenagem, dizendo que, “de onde estiver, Jackson estará feliz, vendo sua terra reconhecer o talento e a perseverança de um filho seu".

--------------------------------
Fonte: ascom Alagoa Grande.

Nenhum comentário: