seguidores

25 de janeiro de 2009

*carnaval - MULTICULTURALISMO NO NOVO VIADUTO DE CAMPINA



Por Valdívia Costa

O ano começou dando ares de que a cultura será melhor tratada em Campina Grande-PB. Duas das novidades são muito bem vindas, a realização do 18º Encontro para Nova Consciência confirmado e uma reforma no teatro municipal Severino Cabral. Foi justamente por causa desta obra mais do que urgente que o encontro, com o tema Cidadania Planetária: O Caminho da Paz,foi transferido para o Sesc Centro. Nada mais original: os sons do evento serão tocados embaixo do viaduto Elpídio de Almeida, novo e bonito cartão postal da Serra Borborema. Tudo isso em pleno carnaval, de 20 a 24 de fevereiro.

Além dessa realização na praça que fica debaixo do viaduto, o encontro ocupará os três pavimentos climatizados do Sesc Centro de Campina. Se o evento atrair milhares de pessoas como todos os anos, ótimo. O Sesc também cedeu o auditório com capacidade para mais de trezentas pessoas, diversas salas para os encontros paralelos, incluindo uma sala de cinema. Acabou também o problema de procurar um lugar afastado do encontro para comer.

O serviço de lanchonete e restaurante do prédio estará funcionando, inclusive com a alternativa da comida vegetariana no restaurante. E os espaços para os eventos paralelos do encontro são muitos. Um amplo hall em cada um dos pavimentos do prédio foi cedido para as exposições e feiras de artesanatos, livros, roupas, CDs e muitos outros produtos.

De acordo com a organização do evento, o sistema de escadarias e suaves rampas do Sesc dão acessibilidade a todos, especialmente ao cadeirante e ao idoso e, externamente, tem um ampla área de estacionamento. Os organizadores garantem que a programação do evento está em andamento e que logo vão postá-la no site.

Continuamos torcendo pra que esse evento saia das cinzas, já que mostrou que é renovável, como uma Fênix. Ou como sua consciência inovadora. Quanto ao teatro, que estava num estado deprimente de cadeiras moles e despedaçantes, ainda não se fala o que especificamente vão melhorar, mas o equipamento já foi interditado pra reforma.

Xamanismo, Homoerotismo, Animes...

Os encontros paralelos já confirmados na Nova Consciência são os de ateus e agnósticos, Xamanismo, Santo Daime, Wicca, Homoerotismo, RPG, Anime, Esperanto, Filosofia Perene, Ufologia, Catadores de Lixo, Fórum de Identidade, Encontro de Cinema, GLBT de Campina Grande, Seminário de Islamismo, Fórum das religiões de matriz africana, Encontro dos Hare Krisnha, mostra de curtas, entre outros.

O Movimento Espírita Paraibano, MIEP, criado antes do Encontro da Nova Consciência (fundado em 1992), este ano vai realizar a sua 36ª edição. Já o Movimento Hare Krisnha garante que vai ter a maior participação de todos os tempos no Encontro da Nova Consciência, com mais de quatrocentos devotos.

-----------------------------------
Colaboração: assessoria ENC

2 comentários:

curtasegrossas disse...

Olá Val! É, fico na minha pq assim, o teatro será reformado e isso é bom. Mas tipo...Encontro para Nova Consciência é a cara do Municipal...sei lá...rola energia. Sou favorável ao crescimento deste evento e amadurecimento através de projetos federais (tem cacife para isso), mas o epicentro do evento tem q ser o Municipal mesmo. Se não, poderia ser o Açude Novo. Oxalá que essa mudança seja realmente apenas este ano. Bjos!!!!

De acordo com disse...

É Nandética, é a cultura tomando novos rumos... rsss
Eu achei bom pela concentração da programção num local só e por poder ver os shows num visu diferente.
Mas há quem desconfie da segurança no local.
Quanto a mudança ser forever, eu também concordo que o teatro tem sua imponência e seja um abrigo fundamental do evento.
:-D