seguidores

26 de janeiro de 2009

*literatura - Machado de Assis - o bruxo da linguagem



Quem tem aquele artigo literário ou um trabalho acadêmico sobre o bruxo das letras, Machado de Assis, está na hora de retirá-lo dos arquivos do computador. O departamento de Letras e Artes da UEPB está recebendo textos acadêmicos sobre o poeta até o dia 28 de fevereiro. O espaço de discussão da obra machadiana comemora o centenário de sua morte. O encontro será no Ceduc, de 2 a 4 de Abril deste ano.

A primeira chamada para inscrever os projetos científicos foi de 17 de novembro a 31 de dezembro de 2008. Mas ainda dá tempo de correr no departamento e inscrever um trabalhinho na segunda chamada. Palestras, mesas redondas e outras comunicações integram o evento que reverencia um dos maiores escritores brasileiros.

Sabendo da projeção literária deste escritor, o evento pretende refletir sobre toda a obra machadiana e suas contribuições no âmbito literário de uma maneira geral, através de leituras críticas e reflexões acerca do cânone nacional. As contribuições no contexto do ensino da literatura/linguagem através de leituras de experiências da obra de Machado de Assis em sala de aula também serão aceitas.

No âmbito linguístico, pelas inovações de emprego da linguagem típica do autor, é outra vertente que o trabalho pode apresentar. Ainda são aceitos os trabalhos que refletem sobre as contribuições culturais no cenário estrangeiro para a obra machadiana.

O evento é para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais do ensino ou da pesquisa interessados no tema do encontro. Os preços para as inscrições, nesta segunda chamada são de R$ 10,00 para ouvinte e R$ 25,00 para quem vai apresentar um trabalho.

O pagamento das taxas pode ser feito na sala do CA de Letras, na Avenida Floriano Peixoto, nº 1461, Centro (no antigo colégio ATUAL), de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 18h00. Os contatos podem ser feitos pelos e-mails obruxomachadoresumos@hotmail.com (comissão científica), obruxomachado@hotmail.com (inscrições) ou pelos telefones (83) 8809-7578 / 9947-3016 ou 9123-1494.

Você pode se informar sobre o escritor Machado de Assis no site oficial da Academia Brasileira de Letras (ABL).

-------------------------------
Colaboração: site UEPB

Nenhum comentário: