seguidores

31 de janeiro de 2009

*fera - Novos alunos de Comunicação recebem trote social


imagem: Google | arte: Val da Costa

Por Valdíva Costa
Mais uma vez, o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai receber cerca de 80 novos alunos, os conhecidos “feras”. Eles chegam à universidade a partir da próxima segunda-feira, dia 2, e até a sexta-feira, dia 6, ao invés de ovo na cabeça ou pegadinhas mais desagradáveis, os integrantes do Centro Acadêmico Vladimir Herzog preparam um trote social. Oficinas, palestras, mesa-redonda e um vídeo-documentário com depoimentos de jornalistas e especiais serão as atividades.

O trote social será uma “caça ao tesouro”. Funciona assim, os “feras” entrarão no prédio do curso e vivenciarão as dificuldades de uma pessoa com necessidades especiais. Segundo a coordenadora do CA, Leidiane Alves, o objetivo é fazer com que os novos estudantes sintam na pele como é a vida de com limitações. “Eles terão uma noção das dificuldades e preconceitos para começarem a praticar a cidadania, aplicando-a sempre na profissão”, disse.

A programação culminará, como de costume, na parte cultural, com um sarau poético. Artistas universitários se apresentarão dando boas-vindas aos estudantes. Apesar das dificuldades, a faculdade de Comunicação é tradicional em eventos para os “feras”, que são mantidos como meios de fortalecer, com capacitação e cultura, os laços entre jornalistas e sociedade.

Até abril, o grupo que comanda o CA pretende criar a calourada deste ano. “Vamos organizar uma semana cultural, com palestras, exposições e apresentações artísticas, para continuarmos motivando os estudantes de Comunicação”, explicou Ana Paula, outra integrante do CA.

Programação
Segunda-feira, dia 02 - 8h00 e 19h00 - Trote Social

Terça-feira, dia 03 - 8h00 e 19h00 - Palestra motivacional
Palestrante: Professor Cidoval Morais

Quarta-feira, dia 04 - Oficina de Poesia que prepara os alunos para o sarau
8h00 – ministrante Rodrigo Apolinário
19h00 - ministrante professor Sebastião Costa Andrade

Quinta-feira, dia 05 - 8h00 e 19h00 - mesa-redonda “O que temos para você!”
professores expositores:
•Roberto Faustino (Comunicativos e indicação de sites jornalísticos)
•Cidoval Morais (Grupos de pesquisa e PIBIC's)
•Rômulo Azevedo (Cineclube / TV universitária e Laboratório Multimídia)
•Luiz Custódio (Projetos de Extensão)
•Águeda Cabral (Repórter Junino / Ponto de cultura Rede Viva)

Sexta-feira, dia 06 - 21h00 - Sarau
•Disputa de poesia – com premiação de livros com premiação para 1º e 2º lugares nas categorias autoria própria e de melhor intérprete
•Apresentação de repentistas
•Thiago D’ângelo - Voz e violão (aluno e artista do curso)

-----------------------------------
colaboração: CA de Comunicação Social

Nenhum comentário: