2 de fevereiro de 2009
*opinião - A CRISE DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA - Martha Patrícia
Leitura: quem tem, valoriza; quem não tem, sofre preconceitos
por Martha Patrícia *Uma reflexão para os educadores
A tarefa de educar e aplicar os conhecimentos para nossos alunos de maneira adequada e eficaz é um desafio constante para qualquer professor. Mudar nossas metodologias acerca de um objeto de estudo é uma tarefa não só difícil como também complexa.
Essa tarefa exige dedicação do educador, conhecimento da realidade dos alunos, tanto a nível político- econômico, quanto cultural- social. Hoje é incontestável uma reflexão sobre nossa prática docente, seja de qualquer área do conhecimento, pois cada vez mais, é comum os educadores atribuírem o fracasso do aluno em suas disciplinas ao fato de não saberem ler e, com isso, têm dificuldades de interpretar e escrever.
É angustiante vermos estudantes de todos os níveis do ensino fundamental, médio e até de nível superior com problema para ler e entender um texto. Acredito que a causa desse problema não seja apenas ao professor de língua portuguesa, mas de um conjunto de fatores, como o desinteresse de muitos estudantes pela prática da leitura, falta de acompanhamento escolar, falta de bibliotecas, em especial nas escolas públicas, a era da informática (internet), televisão, jogos.
A escola tem a responsabilidade maior de formar leitores e escritores, precisamos buscar estratégias para despertar o interesse das crianças e jovens pela leitura, eles não vão se estimular sozinhos, pois ao saírem da instituição escolar, outras atividades os esperam.
(...) para ler o artigo na íntegra, peça a Martha Patrícia da S. Bezerra, especialista em Leitura e Literatura (092-3302-8262)/ marthapatricia2@ig.com.br
Centro Educacional Adalberto Vale – Manaus/AM
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colaboração: Centro de Estudos Políticos, Econômicos e Culturais (w.cepec.org@gmail.com)
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