seguidores

2 de fevereiro de 2009

*música - GUITARRISTA CASSIANO EM MÚSICA DOS BEATLES


no oriente - músico conhecido da PB estuda o Islã e prepara CD instrumental

O guitarrista Cassiano de Sá, que tocou com o Das Bandas da Parahyba e Totonho, participou da regravação da música “The day the world gets round", de George Harrison (Beatles). A canção foi recentemente rearranjada pelo cantor Yusuf Islan e o trabalho conjunto ainda tem uma contrapartida social. Os lucros com o novo experimento serão revertidos a organizações que ajudam refugiados palestinos e crianças da Faixa de Gaza, onde a guerra entre muçulmanos e israelenses nunca acaba.

Até 2002, Cassiano morava em João Pessoa. Agora, ele trilha outro caminho, paralelo ao da música, com os estudos sobre o islamismo. Inclusive o artista que regravou a música do álbum “Living in the material world”, Yusuf, adotou esse “nome artístico islâmico”, mas tem outro nome inglês, Cat Stevens. Durante a década de 1970, Stevens vendeu 40 milhões de discos com músicas como "Wild World" e "Father and Son".

Em 1978, Stevens se converteu ao Islã e abandonou a música, passando a se dedicar a atividades beneficentes e educacionais em defesa da religião. Envolvido com causas humanas, ele fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque.

Mas a música voltou com tudo e Stevens também criou o selo fonográfico Ya Records, que já produziu 10 discos de música religiosa e espiritual. Há três anos, ele lançou o disco pop “An Other Cup” e criou outro selo, o da Jamal Records, onde o guitarrista Cassiano aportou seu trabalho. A gravadora tem distribuição garantida no Oriente Médio, EUA, Europa, África, e, recentemente, na América do Sul.

O guitarrista Cassiano está morando desde 2007 em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele também atua como produtor. Ultimamente, o músico está em estúdio gravando um CD instrumental, com inspiração no Islã. Segundo ele, os novos shows serão multimídia, as canções serão apresentadas com clipes, "para dar um efeito de trilha sonora ao vivo”. O guitarrista também converteu-se ao islamismo há um ano.

Pela paz - Na canção “The day the world gets round”, Cassiano disse que Klaus Voormann tocou no baixo. Klaus é o artista plástico que conheceu os Beatles em Hamburgo antes da fama e pintou a capa do álbum "Revolver" (1966). Os dois músicos gravaram duas canções de George Harrison em um estúdio de Londres, que farão parte do próximo álbum de Klaus.

Lembra? - Das Bandas da Paraíba tinha como vocalista o publicitário Lucas Sales (9Idéia) e fez muito sucesso com regravação de músicas como Pescaria em Boqueirão, Cacará, entre outras. Com o fim do grupo, Cassiano dedicou-se a carreira solo, sendo considerado um dos melhores guitarristas do Estado pela crítica de música.

Em 2001, o guitarrista tocou ao lado da cantora Rita Ribeiro e do multiinstrumentista Carlos Malta, no Projeto Pixinguinha. Com Totonho e os Cabras, Cassiano viajou para a Europa, apresentando-se no Música do Mundo em Sines (Portugal) e no Festival Womad, evento realizado por Peter Gabriel desde 1982. O show dos paraibanos foi classificado como “fascinante” e “a maior expressão popular” pelos jornais The Independent e Liberacion, respectivamente.

-------------------------
colaboração: Fernanda Souza

Nenhum comentário: