seguidores

13 de fevereiro de 2009

*ambiente - QUEM PLANTA... ENTRA NO PRÊMIO ECO-CIDADE


the best - o prêmio reconhecerá os melhores projetos municipais de preservação ao meio-mabiente

Como o tema central das discussões governamentais é a preocupação com o meio ambiente, a Feira Internacional de Resíduos Sólidos e Serviços Públicos (Resilimp) vai lançar o Prêmio Eco-cidade em território nacional. Todas as prefeituras brasileiras podem participar apresentando políticas públicas ambientalistas, desenvolvidas ou a se desenvolver nas cidades, na feira deste ano em São Paulo (SP)de 5 a 7 de maio. As inscrições se encerram em 31 de março.

Com o tema "reciclagem", os projetos devem ser baseados nos princípios de sustentabilidade e excelência na gestão de resíduos sólidos urbanos. Os trabalhos finalistas receberão placa comemorativa e certificado durante a feira.

O Eco-cidade também pretende divulgar as idéias e práticas bem sucedidas e incentivar prefeituras e entidades a adotar e desenvolver ações semelhantes, já que o impacto negativo do lixo continua assolando áreas e prejudicando os recursos naturais. Apesar de já existirem diversos programas de reciclagem eficazes em muitas cidades, o trabalho de conscientização da sociedade ainda pode melhorar muito, principalmente por meio de projetos que já vêm sendo aplicados com sucesso.

Categorias - Para realização do prêmio foram criadas quatro categorias de acordo com o número de habitantes das cidades participantes do concurso. Elas serão divididas em Categoria A (cidades com até 49.999 habitantes); Categoria B (cidades de 50.000 a 99.999 habitantes); Categoria C (cidades de 100.000 a 499.999 habitantes); Categoria D (cidades acima de 500.000 habitantes).

Novidades - A feira também abrigará a Conferência Internacional ISWA Beacon, conceituado evento internacional do setor. Os mais variados modelos sustentáveis já implantados em diversos países são apresentados. A coleta seletiva, a reciclagem, o aproveitamento energético e comercialização de créditos de carbono são algumas das novidades deste ano. A conferência contará com a apresentação de especialistas do Brasil e do exterior para discutir e apresentar soluções ao setor de resíduos sólidos.

Lixão - O Brasil produz diariamente cerca de 170 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que apenas 140 mil são coletadas. Mais de 60% deste volume coletado não tem destino final adequado. Para surpreender ainda mais, existe a estrondosa marca de 70 mil toneladas coletadas somente com resíduos da Construção Civil, sem falar do que não é possível coletar e contabilizar.

INSCRIÇÕES
a)Encaminhar inscrições até o dia 31 de março para ecocidade@abrelpe.org.br com os nomes completos dos prefeitos e do Responsável Técnico pelo Projeto, dados para contato, título do projeto, período de implementação e categoria;

b)Encaminhar pelos Correios duas vias do descritivo do projeto com no máximo 10 páginas em papel A4, contendo: Introdução, Problemática, Objetivos, Comunidades Beneficiadas, Critérios Técnicos de Implantação do Programa, Estratégias, Investimentos e Resultados comprovados para Avenida Paulista, 807 – 2º andar – conjuntos 207, Cep 01311-941 – São Paulo – SP. Aos cuidados do Comitê Organizador do Prêmio Eco-Cidade.

Comitê Organizador: (011) 3254-3566 | ecocidade@abrelpe.org.br

----------------------------
Texto Assessoria de Comunicações: (11) 2198-1888
Coordenação: Nádia Andrade (nadia@textoassessoria.com.br), Ana Carolina Faria (anacarolina@textoassessoria.com.br)e Marina Mendonça (marina@textoassessoria.com.br)

Nenhum comentário: