seguidores

28 de fevereiro de 2009

*opinião - Disputa política ou religiosa? - Leidiane Alves


charge: Angeli

por Leidiane Alves*

Desde a cassação do tucano Cássio Cunha Lima e da posse de José Maranhão (PMDB), as disputas políticas no Estado não cessaram. Agora a “oposição”, ao invés de se unificar e passar as atenções aos problemas da Paraíba, que diga-se de passagem, não são poucos, está numa disputa antecipada pras eleições estaduais, que só acontecerão no segundo semestre de 2010. Alguns já se manifestaram a favor de um lado ou de outro. Uns objetivando cargos, outros preocupados com as eleições e coligações. Cada um com seu interesse, maquiado nos “interesses do povo”.

Achando poucas as questões “unicamente políticas”, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, resolveu entrar na disputa, aparentemente religiosa. Na tarde desta quinta-feira, 26, em nota oficial, puni o Deputado e, até então, padre, Luiz Couto de celebrar missas na arquidiocese, por “confrontar as normas da CNBB”. Logo a CNBB, que esta semana lançou a campanha da fraternidade cujo tema gira em torno da Segurança Pública e com o lema: “A paz é fruto da justiça”!

Segurança pública e justiça estas que são alvos da luta de Luiz Couto há 16 anos como deputado e há 30 como sindicalista e cidadão, preocupado com o bem-estar da sociedade em que vive e ainda por cima sofrendo ameaças. O estranho é que, noutro momento, Dom Aldo classificou as denúncias de Couto de “existência de grupos de extermínio na Paraíba”, por serem “graves e comprometedoras”. E ainda chegou a desafiar o parlamentar a apresentar provas sobre o que ele “costumeiramente” denunciava.

Diante dessa situação surge uma interrogação. Serão políticos ou religiosos os rumos que vem tomando as disputas na Paraíba? O que se sabe é que agora a disputa chegou ao clero. Quem sabe assim a sociedade paraibana (nem que sejam os católicos) passe a se posicionar cobrando aos que continuam inertes e levantando a bandeira dos que lutam e servem ao povo paraibano, sem discriminação social, racial e sexual.

*Estudante de Comunicação Social
leid.alves@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal!