seguidores

5 de março de 2009

*opinião - SP Perereca Week! | JOSÉ SIMÃO


JOSÉ SIMÃO - colunista bem humorado, mas preconceituoso

Aproveito o "bom" humor do José Simão, colunista da Folha de São Paulo e d'O Povo, pra parabenizarmo-nos pelo nosso dia. Prefiro usar esse tipo de humor pra provocar as mulheres. Os homens se aproveitam da data comemorativa pra despejar sua inveja masculina sobre nós, indefesas e singelas criaturas, que só recebemos o mote da história. Por sinal, uma triste história tem esta data.

"Pra que serve o Dia da Mulher (8 de março)? Já temos tantas comemorações femininas, Dia das Mães, Dia da Noiva etc., que esse é mais um dia comum, de lembrança, somente." Éssa é a máxima dos homens. Pela nossa garra, digamos, de resistir ao machismo, um ato de coragem, já mereceríamos a comemoração.

Mas é bom sabermos um pequeno pedaço da história. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve, ocupando a fábrica. Elas reivindicavam a redução da jornada de mais de 16 horas por dia para 10 horas de trabalho. Elas recebiam menos de um terço do salário dos homens.

Todas foram fechadas na fábrica onde ocorreu um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como o "Dia Internacional da Mulher". De lá para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma no mundo todo.

Porém, o que vemos ainda é uma realidade de exclusão econômica no sistema de trabalho para as mulheres. As estatísticas ainda apontam que mulheres continuam recebendo menos que homens, ocupando os mesmos postos de trabalho. Por isso, muito temos a comemorar, pois a luta ainda não cessou.

VEJA ALGUNS DOS DIREITOS CONSEGUIDOS EM OUTROS 8 DE MARÇO

---------------------------------Valdívia Costa (blogueira)

Socuerro! Começou a Perereca Week!
É isso: no domingo, Deus descansou;
na segunda, criou a mulher
e aí mais ninguém descansou!


BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente!
O esculhambador-geral da República!
Direto do País da Piada Pronta!


Semana da Mulher! Perereca Week! SP Perereca Week! O mundo é das mulheres! Não adianta discutir. Aliás, se discutir é pior! Ou como disse um amigo meu: se discutir, aumenta a pensão. Rarará! E uma amiga perguntou pro marido: "O que você vai me dar no Dia da Mulher?". "A mesma coisa que você me deu no Dia do Homem." Bem estúpido! Rarará! E é isso: Deus criou o mundo em seis dias; no domingo, descansou; na segunda, criou a mulher e AÍ NINGUÉM MAIS DESCANSOU! Rarará!

E diz que Dia da Mulher é invenção de floricultura! (...) E eu acho que o Brasil tá em crise mesmo. Olha esse motel Momentos: diária suíte luxo, R$ 10, em seis vezes sem juros! Quando cair a sexta prestação, você nem lembra mais com quem transou! E pagar por uma transada que você deu há seis meses é a mesma coisa que fazer supermercado depois do almoço!

E essa vem de Belo Horizonte: "Homem mata a sogra com pinguim de geladeira". Deve ser protesto contra o aquecimento global! E corre na internet que o Obama tá sendo chamado de OB: tá no melhor lugar, no pior momento. Bem piadinha de internet! E a TV Vale Tudo tá anunciando um novo filme brasileiro: "Se Eu Fosse Você, 2010". Com Lula e Dilma! É mole? É mole, mas sobe!

Ou como disse aquele outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece! Antitucanês Reloaded, a Missão! Continuo com a minha heroica e mesopotâmica campanha Morte ao Tucanês. Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Uruçui, no Piauí, tem uma boate chamada Mercado da Piriquita Usada. Parece Dias Gomes. Mais direto impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!

(...) reclame com o Simão no jornal O POVO

SITE DO SIMÃO

Nenhum comentário: