seguidores

2 de abril de 2009

*mobilização - UNIÃO NO JORNALISMO PARAIBANO?


JORNAL E JORNALISTA - Elisa Cortes escreveu sobre essa "simbiose": (...) São muitos os que ainda pensam que escrever notícias é fácil e todos podem fazer. Não é verdade, uma notícia de qualidade exige técnica, conhecimento e comprometimento com a verdade. É por isso que existem tantas faculdades preocupadas em formar profissionais de qualidade. O jornalismo é a principal forma de vigiar a relação entre o estado, empresas privadas e o interesse público. O jornalista serve como interlocutor dessas relações, sempre preocupado com o interesse público, principal característica da notícia além da novidade. TEXTO COMPLETO

Por Valdívia Costa

Nem vou considerar que cometi um erro, pois quero é provocar alguma explicação que me clareie a mente. Ontem postei aqui que ninguém tinha se mobilizado no Estado e, mesmo depois de saber que houve um encabulado aglomerado de jornalistas (talvez 10 ou menos) em frente ao Tribunal de Justiça, sustento meu post, até porque não vi imagem alguma sobre o "fato" e ninguém que conheço em João Pessoa foi a tal ato. Muito estraaaanho...
---------------------------------------------
Jornalistas fazem ato público pelo diploma - Por: ANDRÉ GOMES

Os jornalistas paraibanos estiveram ontem (dia 1º) em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, realizando um ato público pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. O Recurso Extraordinário será julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso seja aprovado, acabará com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, permitindo que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas, disse que é importante a união dos profissionais de comunicação para pressionar o Supremo a não aceitar o recurso. Ele teme que os empresários deixem de contratar os profissionais formados. A direção da Federação nacional dos Jornalistas (Fenaj) e representantes de entidades e de estudantes já protocolaram na Secretaria-Geral do STF um abaixo-assinado, com 20 mil assinaturas.

fonte: Jornal da Paraíba
----------------------------------------------

TEM MAIS ALGUM JORNALISTA DA PB QUE FICOU DE FORA DA "MOBILIZAÇÃO" FEITA EM JOÃO PESSOA?
Como o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba não se pronunciou sobre o assunto, nem antes nem depois de ontem, fica difícil descobrir a verdade. O que se sabe é que muitos Estados nordestinos fizeram bonito na representação da classe. Mas no meu ver, nós, atuantes do Estado da Paraíba, não nos mobilizamos de maneira nenhuma. Fazer "mobilizações" assim, sem os jornalistas do interior serem acionados, é fácil demais.

Adiado - Com ou sem mobilização, o relator do processo, Carlos Ayres Britto e o ministro Eros Grau votaram a favor da revogação total da Lei de Imprensa. O alongamento do julgamento adiou para o próximo dia 15 sua continuidade e também a decisão sobre a obrigatoriedade ou não do diploma de jornalista, segundo o Comunique-se.
------------------------------------------------

Nenhum comentário: