seguidores

23 de abril de 2009

*música - pré-lançamento do novo show de Toninho Borbo


TONINHO BORBO FARÁ O PRÉ-LANÇAMENTO
DO SEU MAIS NOVO TRABALHO,
O EXPERIMENTAL SAMBA GROOVE,
QUE TRAZ BITS E COLAGENS
DO PRODUTOR FREQUÊNCIA ZERO,
NOVO PARCEIRO NAS MÚSICAS
MEIO ELETRÔNICAS, MEIO MELÓDICAS.
AMANHÃ, DIA 24, 
NO BAR & ARTE,
NA RUA 13 DE MAIO, 78,
CENTRO, CAMPINA GRANDE-PB


Paraibano movido pela inquietação artística, Toninho Borbo entra no seu sexto ano de estrada apontando a liberdade de criação e tencionado limites estéticos através da fusão entre a tradição folclórica e o universo multicultural da música contemporânea mundial. Para realizar essa nova linguagem sonora, chamada EXPERIMENTAL SAMBA GROOVE, o artista se uniu a dois seridoenses do RN, Lourdes Ramalho e Frequência Zero (fHz0), numa parceria moderna e nordestina.

Toninho formulou este novo som com o mesmo rigor poético engajado do seu primeiro trabalho intitulado Do Beco ao Eco (2003). O novo CD tem características do seu último álbum, Para Fins de Mercado (2007), mas flertando com o dub, ragga, samba, rock, musica eletrônica e ritmos regionais como o coco e a embolada misturados numa só pegada.


Produto de expressão da música eletrônica paraibana, fHz0 é o arquiteto que tira, com um golpe veloz, os bits que formam o desenho detalhado de colagens, samples e texturas. Essa união causa uma atmosfera densa de impressões sonoras que nos arrebata paulatinamente.

Nesta junção entre os dois mundos sonoros, Toninho Borbo fundiu a riqueza dos aspectos da tradição com a universalidade sonora da música urbana eletrônica. Desta forma, ele traz a tona os aspectos místicos e fantásticos da cultura popular, confrontando-os com a realidade concreta e instrumental de uma sociedade alicerçada na conversão veloz dos seus significados simbólicos.

Assim foi a fusão da letra poética da dramaturga e escritora Lourdes Ramalho com o coco-drumbass dos dois músicos. Lourdes cedeu parte da peça teatral A Feira pra Toninho musicá-la. Mas a música atual de Toninho é isso, a arte que se coloca no vértice agudo da manifestação mais presente de contemporaneidade. Tudo apontando o que seria mais um gesto estampado numa estética atual.

Dona Lourdes - a dama das letras, da história, da inquietação intelectual em busca dos cristãos novos etc., Lourdes Ramalho, formou parceria com Toninho ao ceder um trecho de sua peça "A feira", uma poesia que ele musicou e que vai ser tocada no show. A dramaturga vai escutar o resultado em breve, segundo o próprio Toninho.

Trajetória - Toninho já tocou em alguns eventos nacionais, como a participação na Teia – Encontro de Pontos de Cultura, em São Paulo-SP. Ainda como aluno do curso de ciências sociais em 2005, ele produziu e gravou um EP com 5 músicas onde a faixa 3, vira HIT Polifônico após vencer um prêmio nacional promovido por uma habilitadora de celular. É a partir deste momento que este artista crava seu nome na vanguarda da música independente paraibana.

-------------------------------
assessoria TB

2 comentários:

Anderson Ribeiro disse...

Boa sorte e bons ventos para o Toninho.

bocadepoema disse...

adoro toninho tenho 3 cds e kero o desse projeto..Foi o primeiro show q vi assim q cheguei em Cg, lá no falecido CUCa..
bons tempos