seguidores

22 de maio de 2009

*música - Oficinas para sanfoneiros


Luizinho Calixto será um dos mestres a ministrar a oficina | imagem: divulgação


Capacitação para tocadores de sanfona
é a novidade do projeto este ano,
que terá a participação
de sanfoneiros de todo o Estado

O projeto Troféu Gonzagão recebeu um reforço este ano com um curso para sanfoneiros. Duas oficinas, uma de sanfona e outra de fole de oito baixos, serão ministradas por mestres desse instrumento tão comum no Nordeste brasileiro, que são o Camarão (PE) e o campinense Luizinho Calixto. As capacitações serão gratuitas na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, na próxima segunda-feira, dia 25. As inscrições são no local, no Sesi PB e no Sebrae em Campina.

Já a homenagem de Outorga do Troféu Gonzagão é para convidados e será no dia seguinte, 26, no Centro de Convenções Raymundo Asfora (Garden Hotel), às 20h00. As oficinas têm número limitado de participantes. “Vamos contemplar os interessados que tocam esse instrumento tão importante para a identidade cultural, que é a sanfona, e valorizar o fole de oito baixos”, explicou a gestora do projeto integrado de Cultura do Sebrae, Maísa Duarte.

Outro projeto do Sebrae que apoia a iniciativa é o de Turismo Integrado da Borborema e do Cariri, que já incentiva os grupos de sanfoneiros da Paraíba, a exemplo da Orquestra Sanfônica do Cariri. Rosa Maria Correia, gestora de Turismo, disse que o Troféu Gonzagão ganhou o parceiro certo este ano. “Todos poderão ser sanfoneiros com a ajuda desses dois mestres que preservam a memória da tradição musical”, completou.

A realização do evento é do Centro de Ortodontia Integrado (COI) e Fiep, mas também teve outros apoiadores. Os parceiros da Cultura nesta ação conjunta foram o governo do Estado, a prefeitura de Campina Grande, a Facisa, a Central da Construção e a Vitamassa. Todos valorizam a cultura popular com essa iniciativa de arte e educação.

Gonzagão da paz - Mesmo sendo restrito, o Troféu Gonzagão destaca ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. Seguindo a temática de Luiz Gonzaga de ajudar a quem precisa através da música, o projeto oferece um estúdio digital para gravar os novos trabalhos. Outra novidade é uma campanha de divulgação nacional e internacional do autêntico forró premiado no Troféu.

Serviço
Dia 25 - Oficinas de sanfona na Fiep - Av. Manoel Guimarães, 195, centro,
Hora - das 8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00;
Obs.: inscrição e almoço gratuitos para todos os participantes.

Dia 26 - Troféu Gonzagão no Centro de Convenções Raymundo Asfora (Garden);
Hora - 20h00
Obs.: convidados especiais, artistas, autoridades e imprensa.
--------------------------------------------------
Sebrae Paraíba

Nenhum comentário: