seguidores

12 de junho de 2009

*campanha - Pelos blogs, contra o Estadão


REBATE - campanha pra acabar com a suposta intenção do jornal bombardear os blogs | imagem: divulgação

Rola uma campanha nos blogs que observam e criticam as grandes mídias contra o jornal O Estadão. Primeiro, o jornal atacou os blogs numa campanha televisiva, que já foi removida, ninguém sabe se pra evitar uma guerra entre mídias tradicional e virtual ou se por alguma causa judicial. Mas restou uma parte da campanha, um cartaz que anda circulando na net como prova do desacato.


BATE - Paça publicitária que o Estadão distribuiu em suas edições nos últimos dias | imagem: divulgação

Esta peça publicitária já causou reações na blogosfera. Gabriel Tonobohn escreveu sobre o papel particular de cada mídia. "Jornais e revistas online têm um objetivo, que é de apenas informar. Blogs, além disso, dão opinião e possibilitam uma discussão dentro do seu espaço, junto ao leitor. É por isso que muito desses jornais também possuem blogs. Inclusive o próprio Estadão".

E a blogueira Luciana Monte complementou sobre o estilo e a liberdade de criação neste espaço virtual. "Em regra, o blogueiro escreve sobre o que tem vontade. Blogueiros não obedecem a um editor-chefe, não têm pauta pré-determinada e seus artigos não sofrem sucessivos cortes para se ajustarem à linha editorial do veículo que paga o seu salário".

Encontrei essa discussão latente no blog Pensar Enlouquece, que me revelou um mundo de novidades hoje. Aproveitem as discussões sobre novas mídias, blogs e muito mais no espaço. E reflitam sobre a qualidade na informação. Tanto faz ser jornalista ou não, blogueiro ou não, precisamos saber se o que consumimos na leitura virtual tem procedência. Isso só a atividade diária de leitura vai dar ao internauta. Afinal, tem tanta mentira bem maquiada num grande jornal...

Nenhum comentário: