seguidores

15 de junho de 2009

*música - Balanço na cultura popular de raiz


ITAÚ CULTURAL - paraibanos e carioca gravaram juntos recentemente

Uma “rede” de discussões e apresentações culturais farão parte dos festejos juninos em Campina Grande. A partir de hoje, 17, até a próxima sexta-feira, 19, o projeto Roda Rede, realizará o “Arraial Vila Nova”, idealizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG) em parceria com o Centro Acadêmico Vladimir Herzog. Hoje, já houve a palestra “Mercado Cultural: Cultura Popular em Evidência”, com o poeta, ativista cultural e ex-diretor da FUNJOPE, Lau Siqueira, no Centro de Educação (CEDUC I) Ainda dá tempo pegar as apresentações culturais da Faculdade de Comunicação Social (UEPB) depois de amanhã.

Na sexta-feira, na Faculdade de Comunicação Social, no bairro São José, a partir das 21h00, os grupos começarão as apresentações. O Boi de Rei Estrela do Norte (Mestre Pirralhinho), Caiana dos Crioulos, Benedito do Rojão e Cabruêra. Essa será a sequência da noite que promete reverenciar as tradições folclóricas.

A ideia do projeto Roda Rede é fomentar o debate sobre as tradições culturais em meio a sociedade, além de observar uma troca de expressões culturais de momentos diferentes da história. Numa perspectiva de promover o encontro entre gerações, principalmente dentro das universidades, o Roda Rede surgiu de uma parceria com o Instituto CUCA da UNE, o Ministério da Cultura do Governo Federal e o CUCA-CG.

Numa sequência de atividades, o acesso à cultura popular vai sendo garantido. “Demos início ao projeto porque achamos que seja uma forma de trazer a arte popular para o espaço do saber erudito, que é a universidade. Temos por objetivo fomentar o debate entre o popular e o acadêmico. O projeto é uma forma de democratização da cultura popular”, disse o coordenador de cultura do CUCA-CG, Ítalo Jones.

Entre os meses de junho a agosto, aconteçerão oficinas, debates, palestras, apresentações culturais, entre outras manifestações. O Roda Rede dá um “viva a cultura popular”. É nessa perspectiva, de louvor as manifestações culturais, que o CUCA-CG começa sua temporada.

Mistura - A mistura da música e das danças populares, cheio de personagens folclóricos do cotidiano nordestino, faz parte do irreverente espetáculo do Boi de Rei Estrela do Norte, com o Mestre Pirralhinho. O grupo quilombola, Caiana dos Crioulos, mostra sua cultura e história, com seus instrumentos, sua música e o coco-de-roda, dançado pelas cirandeiras.

A contemporaneidade da música fica por conta de Benedito do Rojão e Cabruêra. Benedito, contemporâneo de Jackson do Pandeiro, compõe, canta e toca pandeiro, embala o coco, marca o samba e enfatiza o rojão há quase 50 anos, além de criar xotes e baiões. O folclore nordestino bebendo de outras fontes atuais para mostrar sua força na word music. Esse é o compasso da banda Cabruêra.

-----------------------------------------------------
colaboração Leidiane Alves
leid.alves@hotmail.com

Nenhum comentário: