seguidores

22 de setembro de 2009

*reciclagem - Lembram da fita cassete?


VIROU ADEREÇO - Guilherme impediu que um monte de plástico poluisse o meio ambiente e ainda deu utilidade às fitas, que se ligam formando uma bolsa moderna, urbana e diferente | imagem: Val da Costa

Quem já viu Guilherme Torres trabalhando rapidamente entende o que é sustentabilidade. Ele retira do lixo a matéria-prima para fazer artesanato. Mas não são peças comuns, são de acabamento exclusivo e ainda com um toque artístico. E ele não fabrica só brinquedos, acessórios, constrói cenários e coisas belas. Ele ensina a fazer essas peças. De tão conhecido que ele já está ficando na cidade, principalmente pela imprensa local, Guilherme vai ser um dos destaques do 1º Congresso Paraibano de Gestão do Lixo, com o tema "Educação Ambiental e Sustentabilidade".

De amanhã, dia 23, a próxima sexta-feira, dia 25, as instituições educativas e os órgãos públicos com a sociedade civil, vão discutir a problemática do lixo na Paraíba. Gestores das prefeituras municipais do Estado, profissionais de diversas áreas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, são o alvo do encontro. Mas nada impede quem se interessa por lixo e reciclagem de ir ver.

Segundo dados recentes do IBGE, a Paraíba ocupa o último lugar no ranking de coleta seletiva no Brasil. Por aí você tira que a preocupação em discutir e encontrar ações concretas e eficazes no processo de seleção, coleta e destinação dos resíduos produzidos é geral. Isso é simplesmente vergonhoso para nós que habitamos este Estado sujo e sem interesse em limpar, organizar e reciclar.

No encontro será oferecido oficinas, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras, encontros de catadores de material reciclável, apresentações culturais, além de debates e atividades envolvendo a temática do lixo são o conteúdo de três dias de encontro. Haverá ainda visitas técnicas ao Lixão de Campina Grande e à cooperativas de catadores, como a Contramare, onde Guilherme atua dividindo o espaço com os catadores, comprando deles a matéria-prima de suas peças.

Tudo vai ser mostrado no Auditório do Colégio Damas, Faculdade de Administração (UEPB), Auditório do curso de Direito (UEPB), Auditório de Psicologia (UEPB), Teatro Rosil Cavalcante, entre outros. Veja programação completa.

Reaproveite - Precisamos entender que existem inúmeras formas de tirar proveito do material descartado, como fabricação de fertilizantes e biocombustíveis, com o lixo orgânico e várias outras maneiras de reaproveitamento, reciclagem e reutilização de materiais não-orgânicos, como o papel, alumínio, vidro e plástico. Se nos acostumarmos com a coleta seletiva, o lixo vai diminuri, pois muita coisa será reaproveitada.

O Congresso Paraibano de Gestão do Lixo é uma promoção da UEPB com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Núcleo de Estudos e Extensão em Meio Ambiente (NEEMA) e Núcleo de Educação Ambiental do Bairro do José Pinheiro (Ciclos).
-----------------------------------
colaboração: assessoria UEPB

Nenhum comentário: