seguidores

14 de setembro de 2009

*transdisciplinar - congresso sobre Habermas na PB


INTERNACIONAL - UFPB sedia congresso sobre alemão Jürgen Habermas, que criou teoria necessária a diversas áreas das Ciências Humanas, a ação comunicativa, e acha a modernidade um projeto inacabado

O herdeiro da Escola de Frankfurt, Jürgen Habermas, ainda está sendo homenageado por diversos acadêmicos e instituições de ensino. Ele completou 80 anos de vida no mês de junho deste ano e os paraibanos não ficaram de fora dessas comemorações ao homem que teorizou a ação comunicativa. Como bem definiu o site DW WORLD - DEUTSCHE WELLE , da mesma forma que quase todos os intelectuais de sua geração, Habermas também observou o nacional-socialismo como ponto de partida para sua teoria acadêmica e todos os seus comentários sobre a política contemporânea.

Da próxima quarta-feira, dia 16, a sexta-feira, 18, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove em João Pessoa, o Congresso Internacional Habermas – 80 anos. França, Bélgica e Espanha também serão representadas no evento por pesquisadores e professores. Tudo para representar bem os pensamentos de um dos poucos filósofos ainda vivo reconhecido mundialmente.

Entre os conferencistas, está o cientista político Sérgio Paulo Rouanet, que criou a Lei Rouanet na época em que foi secretário de Cultura da presidência da República, no inicio da década de 90. Ele fará a palestra de abertura, com o tema ‘Habermas Hoje’, a partir das 8h00, no auditório 412 do Centro de Educação da UFPB.

Além de Rouanet, mais 13 grandes estudiosos do frankfurtiano estarão presentes, incluindo o belga André Berten, o espanhol Domingo Garcia-Marzá, o francês Rubem Mendes de Oliveira e a brasileira Bárbara Freitag, uma das principais tradutoras das obras do filósofo da língua alemã para a portuguesa.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da obra de Habermas nas palestras e mesas-redondas que vão abordar temas ligados à religião, comunicação, educação, ética, direitos humanos e filosofia. Também serão apresentados trabalhos enfocando as teorias do filósofo.

A oportunidade de conhcer os desdobramentos do pensamento habermiano na atualidade é única. A programação do evento pode ser conferida no site do congresso. O evento foi organizado pelo grupo Hermes, de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pelo Centro de Educação da UFPB.

Seguindo Adorno - A obra de Jürgen Habermas dá continuidade ao que foi pesquisado pela primeira geração da chamada Escola de Frankfurt. O grupo de filósofos e cientistas sociais de tendências marxistas fundou o Instituto de Pesquisa Social, em 1924, um ano depois do nascimento de Habermas. O estudo gerado pelo grupo se denominou de Teoria Crítica, de onde surgiu conceitos como “indústria cultural” e “cultura de massa”.

A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, na figura de Habermas, prossegue na tarefa de tentar compreender os dilemas e impasses que persistem no atual estágio de evolução da sociedade moderna. Entre as obras do filósofo, Reflexões Sobre o Conceito de Participação Pública, Evolução Estrutural da Vida Pública, Teoria e Práxis, Lógica das Ciências Sociais, Conhecimento e Interesse, Técnica e Ciência como Ideologia, Consciência Moral e Agir Comunicativo e Entre Faticidade e Validade.



-----------------------------
Fonte: Assessoria de Imprensa
Paula Brito - (83) 8707-5272

Contatos:
Edmilson Alves - eazevedo@hs24.com.br
Bartolomeu Leite - blsic@hotmail.com
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB - posfil@cchhla.ufpb.br - 3216-7205

Nenhum comentário: