seguidores

15 de outubro de 2009

*campanha - Blog Action Day na Paraíba



Por Valdívia Costa

Não sei se vale participar de um dia de conscientização blogueira sobre o aquicimento global com outros assuntos, mas, relacionados a isso, acredito que vale a pena citar dois exemplos reais do que o Blog Action Day quer criar hoje, dia 15. São iniciativas que partem de uma consciência ecológica e que vêm ganhando terreno, pelo menos, na Paraíba. Somente no início deste mês tivemos duas ações que foram primordiais para o despertar da agroecologia e da defesa dos animais, a palestra do ator Marcos Palmeira na Feira do Empreendedor de João Pessoa e um evento crítico conscientizador criado em defesa dos bois, em Campina Grande.

Coincidentemente, essas duas ações que trouxeram temáticas ecológicas ocorreram no início do mês. A campanha contra a vaquejada foi feita no dia 4 como uma iniciativa pública, de internautas, especificamente. Houve shows de bandas punks, como a já conhecida Cuspe, do professor Rogério (UFCG), no Bronx Bar. E os organizadores do evento estenderam as atividades para fora, chegando à Praça da Bandeira com faixas e cartazes.


GIG SELVAGEM CONTRA A VAQUEJADA - Além de panfleto, participantes abordaram pessoas na praça para informar sobre os maus tratos aos animais e ainda criaram o slogan "VAQUEJADA NÃO É CULTURA, É TORTURA" | imagem: campanha contra a vaquejada

Já o Marcos Palmeira me surpreendeu. Apesar de fazer papel de galã nas novelas globais, o ator foi o primeiro no Brasil a apoiar a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais). A tecnologia é social e fácil de implantar em qualquer sítio ou quintal de casa, dependendo do tamanho. O engenheiro agrônomo moçambicano Aly Ndyae foi quem desenvolveu a técnica no país, com a ajuda do Sebrae, e o Marcos vem apoiando e difundindo a agroecologia praticada em sua fazenda em Teresópolis (RJ), chamada Vale das Palmeiras.


MARCOS PALMEIRA - "a agroecologia transforma a vida das pessoas para melhor. Até a atriz FERNANDA MONTENEGRO já aderiu a um Pais no sítio dela. Todos comem verduras, legumes e frutas orgânicas e ainda ganha um dinheirinho com a venda do produto", disse o ator, incentivando a prática da tecnologia social | imagem: Val da Costa

Para quem não sabe, o Pais é a lavoura mais bonita que já pude ver. As plantações são dispostas em círculos e crescem sem agrotóxico. Tudo começa no centro dos arcos, com um galinheiro. As aves produzem esterco para as plantas, além de carne e ovos para o produtor. Já os círculos começam com as verduras, depois legumes e por último, se tiver espaço, as frutíferas. Todas as plantas são regadas no sistema de gotejamento, no qual a planta não se queima pelo sol e ainda há um racionamento grande de água.


PAIS - Sistema agroecológico já sustenta a vida de muitos agricultores do Cariri paraibano, como esse da cidade de Monteiro | imagem: Val da Costa

A tecnologia do Pais é social porque transforma a realidade de fome e miséria que qualquer morador do campo enfrenta. Ou seja, além de inovadora para o conusmo e para a venda, é um sistema que evita o êxodo rural, problema social que cria as favelas dos grandes centros urbanos. Os produtores de orgânicos de Monteiro conseguem faturar 30% a mais na venda das horatliças e leguminosas.

Nenhum comentário: