seguidores

13 de maio de 2010

SALVEM O CINE SÃO JOSÉ!


RETOMADA - Toda a galera que trabalha com arte e cultura está se reunindo na frente do prédio abandonado, alguns com a velha cadeira trazida de casa, pra assistir as produções audiovisuais da Paraíba e do Nordeste. A semana foi de intensa atividade no local e de reivindicações de tomada do prédio pra um laboratório de cinema e teatro da faculdade de Comunicação Social (UEPB) | imagem: divulgação

VALDÍVIA COSTA

Antes, ameaçaram fazer uma ocupação cultural do espaço. Agora, uma grande mobilização foi formada e, pelo menos a frente do prédio, já serve de vitrine para filmes. Falo do Cine São José, um sessentão decadente, meio banguela e desarrumado que só serve de abrigo pra o consumo de drogas. Localizado no bairro São José em Campina Grande-PB, o prédio é alvo de disputa dos universitário, ativistas e defensores do cinema. Eles querem tornar o patrimônio histórico "guardado" pelo município num cine-teatro da UEPB.

O projeto formulado por várias entidades como o Moinho de Cinema da Paraíba, Sindicato dos Jornalistas e CA de Comunicação Social, pretende fazer do Cine uma extensão do Departamento de Comunicação. A ideia é transformar o Cine São José em um espaço produtivo, onde os alunos possam realizar laboratórios e projetos artísticos para a população.

Áureo - Segundo material informativo distribuído pelos mobilizadores, faz 40 anos que o prédio está estagnado. No fim da década de 90, os universitários também se manisfestaram. Em alguns anos, a prefeitura conserta algumas coisas, limpa o prédio por fora e, passados meses de inatividade cultural, tudo volta ao silêncio e as pessoas voltam a esquecê-lo como patrimônio público.

O Cine São José foi construído em 1945, no pós-guerra. Na estréia, o filme exibido foi "Sempre no Meu Coração". Nas sextas-feiras exibiam um seriado e o cinema lotava.
Os anos 50 e 60 no Bairro do São José foram de uma efervescência cultural, social e intelectual que praticamente é obrigatório o lugar voltar a funcionar.

Até os anos 80, o prédio exibia o que a TV ainda não mostrava. Mas agora, com a imensa produção audiovisual que a cidade e o Estado está colocando em festivais de cinema do mundo todo, o Cine precisa ser reativado como um local de artes. O projeto atual da PMCG é reformá-lo, junto com o Cine Captólio, tornando-os Centros de Cultura.

Luta - Contudo, os mobilizadores pedem a liberação do prédio para quem, de fato, faz cinema. Escolas de Comunicação se unem às artes. A faculdade daqui quer, também, produzir artes. Um laboratório como o Cine é o começo.

Para enfatizar a luta, os coletivos que estão no local pedem a participação de todos "os que acreditam e defendem a cultura popular da Paraíba". Vejam a programação e passem por lá amanhã, que tem novidades cênicas para serem apreciadas.

Programação
Dia 11 – Terça-feira
8h30 – Ato público pelo Cine São José;
18h00 – Projeção de filmes;
21h00 – Vigília protesto pela tomada do Cine, com o Sarau Poético Poesia em Cena.

Dia 12 – Quarta-feira
20h00 – Projeto Moído, do Moinho de Cinema da Paraíba, com "Cinema Paradiso" e outros.

Dia 13 – Quinta-feira
18h30 – Projeção de filmes na fachada do Cine São José.

Dia 14 - Sexta-feira
18h30 – Apresentação do Maracatu "Maracagrande" na fachada do cine
20h30 – Intervenção, curso de formação de Atores.
--------
CONTATOS: 8832.1276 / 8734.4684 / 8858.0766 | cineteatrosaojose@gmail.com

Nenhum comentário: