seguidores

7 de agosto de 2010

AFROBEATS IRRESISTÍVEIS


ENTREGUE: Menininho não resistiu ao som afrobeat quando da invasão sonora que o abdusiu e chegou à nave mãe afro sorrindo. | imagem: Poplist

VALDÍVIA COSTA

Sons negros, vindos de todos os lugares, invadiram as casas, interromperam o plastificado Jornal Nacional e fizeram a festa. Gostei de vê-los dominando o mundo. A música yorubá, o jazz, o highlife, o funk e ritmos fundidos com percussão africana e estilos vocais, popularizados na África na década de 1970, virou um afrobeat e invadiu o planeta. Invasão dessas, das boas, não ocorrem porque não permitimos.

Por falar nesse estilo, o principal criador do afrobeat e artista nigeriano exclusivo de longa data foi o multinstrumentista Fela Kuti, que cunhou o termo moldando a estrutura musical e também o contexto político do gênero na Nigéria. Imagina a festa que o Fela fez! Sua alegria costumeira está nesse tipo de música. Os sopros parecem sorrisos do artista sempre à vontade nos vídeos, muitas vezes de cueca em sua casa.

Os nigerianos se orgulharam quando souberam do feito de introduzir um som negro na cena branca americana setentista. Kuti regressou de uma turnê dos Estados Unidos com seu grupo "Nigéria 70" (ex-Koola Lobitos) e foi aclamado. O novo som de Kuti arrastou-o do clube Afro-santuário, que ele mesmo construiu.

Ao chegar na Nigéria, Kuti mudou o nome do seu grupo para Fela Ransome-Kuti & África 70. A banda manteve-se por um período de cinco anos de residência no Afro-Santuário (até 1975) e o afrobeat prosperou entre os jovens nigerianos.

As características do afrobeat são as Big Bands, um grande grupo de músicos tocando vários instrumentos; energia energética, empolgante e com alta velocidade, percussão polirrítmica; repetição dos mesmos movimentos musicais; improvisação, apresentação sem conjunto musical; combinação de gêneros, uma mistura de diversas influências musicais; vocais tendem a ser cantadas em yorubá e pidgin inglês como Kuti. Ele considera estas as mais entendidas em todas as línguas das fronteiras da África.

Assistam o grande Deus Kuti...


... e um dos terráqueos abdusidos, Allen...

Um comentário:

Toninho disse...

O Fela Kuti é um fela mesmo...