seguidores

9 de agosto de 2010

DESPRENDER-SE


TRADUÇÃO - 1. "Lá vai ele novamente!"; 2. "Esse mesmo cão vem todos os dias e caga no mesmo lugar, em frente de nossa porta frontal!"; 3. "Esta prática deve ser interrompida."; 4. "Eu vou fazer uma pequena bomba de água fora de um saco plástico!" | imagem: Lambiek

VALDÍVIA COSTA

De repente, uma vontade louca de falar pouco, como os quadrinistas. Transcorre em mim aquele sutil desejo infantil de ser pena, de pássaro, da vida... Como não consigo, talvez não com tanta economia humorística, me expressar assim, procuro HQs das mais variadas. A Net me mostra Gilbert Shelton, considerado um dos mais conhecidos cartunistas undergrounds. Tem feito sucesso na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Ser sucinto, Shelton tem trabalhado em Paris os quadrinhos de Rock & Roll 'Not Quite Dead', sobre a banda mais famosa do mundo que nunca fez um CD. Quem dera resolver a vida num segundo como alguns personagens do desenhista! Ele consegue imprimir no silêncio produtivo da charge e enviar em anexo num mailing solto na multidão de internautas que nunca se vê, uma demonstração despretenciosa de talento.

Uns dizem que Gilbert Shelton surgiu com sua paródia de super herói bobo 'Wonder Facócero', que foi publicado em um campus magazine em 1959 (Ranger). O que pesquisamos foi que, em 1969, ele integrou 'The Fabulous Furry Freak Brothers' com Phineas, Franklin Freewheelin'e Fat Freddy. Belo traço, desprendido roteiro.




















Shelton

Nenhum comentário: