seguidores

25 de agosto de 2010

FALANDO NISSO...


LÍNGUA - Por causa dela, muita gente perde o rebolado, além de cair em cada fria... | imagem: Mandrey

VALDÍVIA COSTA

Falar mal faz mal para quem fala, e não só para quem é alvo da fala. O mal hábito percorre os séculos, se acentuando onde as pessoas permitirem, chegando a instâncias inimagináveis, fazendo zilhões de vítimas que, muitas vezes, nem sentem tal menosprezo. Hoje, todo mundo fala de todo mundo. Mais cedo ou mais tarde, você também será vítima! Se não já foi carrasco...

Visualize, imagine-se falando muito de alguém. A sensação de vingança, ou de ódio mesmo, percorre o corpo rapidamente, fanzendo-nos soltar palavras, sem pensamento algum, só palavras. E, nessa metralhadora de azedume, traspassam valores os projéteis que falam mal do chefe, do subordinado, do colega, do vizinho, do concorrente, do fornecedor...

O vício nem é notado, mas existe em cada um de nós, línguas soltas, frívolas, doidas pelo desaguar da conversa. Você já foi no lugar do cafezinho? O que estão falando? Já viu o que conversam na hora do almoço? E quando chegam em casa, essas pessoas falam o que? Mal dos outros! A língua é feroz. Quando menos se espera, ela lambe desaforos e descontentamentos. Mas não precisa matá-la, ela saberá calar, se o cérebro assim guiar.

Pessoas de sucesso não precisam falar mal de ninguém para vencer. A segurança de si próprio, muitas vezes, impede de cometermos esse ato, comede alguns pensamentos, cria um freio de mão eficiente. O limite é sempre imposto pelos mais velhos: quando não se pode falar bem de alguém, não se fala nada.

Vejam o que é um "baile", um "rela", um "toco" bem dado (e aprendam) como um comentário faz toda a diferença num post:

Falar mal dos outros
Sinto pena de você, meu caro. A vida é bem melhor com as diferenças. Graças a elas, temos pessoas de todos os tipos, e desta diversidade vem a grande riqueza e a grande maravilha da vida. Já pensou se fossem todos pasteurizados e certinhos como você? Que horror! Ainda bem que existem pessoas que por necessidade trafegam de pickups. Ainda bem que existem pessoas preocupadas em manter o carro limpo. Ainda bem que existem professores de cursinho engraçadinhos, que através de suas graças fizeram com que eu me lembrasse de uma resposta importante na hora da prova. Ainda bem que existem e existiram e ainda existirão, que na sua classificação serão vulgares, mas que talvez sejam muito mais felizes em sua vulgaridade, do que você que passa o tempo a observar e lamentar a vulgaridade dos outros, sabe-se lá com que sórdido propósito.

[Sobre "Sinais de Vulgaridade"]

Nenhum comentário: