seguidores

30 de outubro de 2010

COMO ARRANCAR TREPADEIRAS


ESCORONAS - Momórdica é uma planta trepadeira com frutos alaranjados e sementes vermelhas chamados de "melões-de-são-caetano" ou "frutas-de-cobra". Tratada como venenosa, mesmo que nunca tenham sido constatados casos fatais.| imagem: Carmichael

Pensar diferente, contrário a tudo que foi imposto como verdade absoluta, é possível. Mas quase sempre isso é tarefa solitária, introspectada na falta de vontade de agir. Coisa bastante comum devido ao processo facilitador de espreguiçamento humano causado pela televisão. Já tínhamos falado dela, semana passada... Mas ela precisa ser consumida crua, como instrumento massificador de difusão de outras ideias amarradas em ligas ao cérebro cooptado. Mesmo que a TV, sozinha, não represente o terror tanto quanto a mente humana.

De tanto falar nesses processos zumbizescos, poderemos, um dia, entendê-los bem e usá-los melhor ainda. Até porque precisamos urgentemente desse conhecimento para não sermos, apenas, peças de um jogo. Com a televisão digital, o processo de "dominação" poderá mudar. Já não temos mais o receptor passivo, como defendiam os teóricos da Comunicação do século passado, devido ao processo de globalização. Provavelmente, a dominação relaxará com a TV digital, e isso dará mais acessos ao Olimpo das informações, antes apenas frequentado pelos "donos" dos meios televisivos.

E não é só midiática essa força que acorrenta as mentes. Assim analisou esta semana o mais novo pensador nordestino das artes, Tone Ely, que transversalizou esses conceitos no campo das ciências Sociais e Políticas e escreveu seus pensamentos numa carta pública. Entendemos que ele está tentando discutir nesse texto o "jeitinho brasileiro". Pra nós, ele compara esse individualismo, que já se instalou no campo das artes, ao de uma planta trepadeira chamada Mormódica ou Fruta-de-cobra.  

É interessante essa comparação, pois vemos mesmo pessoas "enganchadas" umas nas outras (risos), como essa planta, pra poder dar seus frutos. Embora ainda não tenha desenvolvido a ideia a ponto de dar uma solução para tal problemática social, Tone Ely mostra um forte desejo de cortar de vez as perninhas das trepadeiras. É, vez em quando, as trepadeiras tentam se enroscar nas nossas pernas... ou nós nas pernas de quem tem mais para nos sustentar. A discussão é como guiar a arte, atualmente, pelos campos limpos, sem intervenção das instituições (familiares, estudantis, políticas etc.).

Como o texto é aprofundado nas leituras Antonin Artaud, Krishnamurti, Jacques Lacan e Paulo Freire e já foi postado no blog Abaixo do chão, Acima do céu, vou apenas linkar os primeiros trechos pra vocês estenderem-se até lá.
--------------------------------------------------------------------------------Vamos discutir! 

Mormódica ou Fruta-de-Cobra
(a partir de outubro de 2010)

Encontrar um motivo para chegar a escrever uma carta pública é algo muito raro e devo me reconhecer com uma inspiração gigantesca para fazer isso. Já que terei que assumir desde já a possível interpretação que é algo pretensioso, prepotente, arrogante, egocêntrico, somente por achar que tenho algo para dizer a todas as pessoas... Aí, aproveito para assumir também a postura de ridículo, porque nela, sinto-me mais respeitado, respeitando. Espero bastante que o que venho a dizer aqui seja menos incômodo do que me parece para vocês. 

O fato é que passei a acreditar que "de várias maneiras, pessoas se utilizam de modelos pré-definidos de funcionamento de instituições para fazer as outras se comportarem de acordo com seus interesses". E, tais modelos, fazem com que as pessoas, ao adotarem essas instituições, reproduzam esses "hábitos" sem consciência de que isso beneficia as outras pessoas que criaram os modelos, ou sequer, de que isso está prejudicando a elas. Venho através desta carta dizer que há algo covarde, injusto, de tal forma que manipula a natureza do ser humano em coisas que estamos aceitando normalmente em nossas vidas.

Para que todos entendam melhor, farei de referências às instituições presentes nas vidas de todos nós, explicando como são usados esses modelos dentro de cada uma delas. Antes de tratar das instituições, citarei as principais ferramentas usadas para manipular pessoas para que fique mais fácil de entender...

Gerar medo está presente em todas essas formas de controle. É a principal arma dentro dessas instituições para iniciar o processo de controle. Seria algo assim... Gerar 'medo' nas pessoas de modo que elas se 'reprimam' para um dia saber ou dominar um certo 'segredo'. Então elas passam a 'competir' entre si para ver quem está mais perto desse 'segredo'. O 'segredo', só quem sabe ou possui é o grupo de pessoas que mantêm as outras se comportando de acordo com seus interesses. Isto é, pessoas se beneficiando de outras pessoas, que passam a 'acreditar' que devem se comportar de acordo com as 'regras' da instituição ou serão castigadas, tendo que confrontar o 'medo' gerado. 


Nenhum comentário: