seguidores

18 de outubro de 2010

NUVEM GREVISTA

HUMPF! - Um pretencioso pedaço de nuvem faz greve no Sertão cascabulho de sol derramado em nós, por nós e para nós | imagem: Val da Costa
VALDÍVIA COSTA

Bem distinta e singela, a nuvem ficou no céu a mostrar sua cor diferenciada do azul acinzentado costumeiramente visto em todo canto. Nem notou que tinha admiradores. Eu e um cão sarnento, que procurava sentir uma chuva ilusionária com um focinho curto apontado pra ela. Mas a nuvenzinha passou pelo Sertão, esnobou o Vale dos Dinossauros e nem quis saber de esfriar a vida!

- O povo pensa que eu tenho obrigação de nascer, crescer e virar chuva. Coitados! Nem sabem que eu sou a única dessas redondezas e que não gosto nem um pouco da ideia de servi-los... - esbravejou a nuvem, meio que olhando com desdém para a cidade quase em labaredas.

Cá embaixo, taquei mão da máquina fotográfica e disse: - já que não queres inflar, nuvem, vais pra prosperidade como uma denúncia, um flagrante de um dia caspento, espinhoso e sem ar. E cliquei. Tsc... Dei a volta em quase toda a varanda da pousada, procurando alguma possível, e também ingrata, companheira gasosa. Nada.

A única nuvem do céu de Sousa, neste dia, foi taxativa: - pensas que vais sair daqui sem sequelas? hahaha... Todo mundo que me olha, eu tosto... - ameaçou aquela nuvem bandida... Fiquei alguns minutos ouvindo suas lamentações, de retentora do calor solar. Nuvem falsa... nem aumentou um tantinho sequer!

Sentei na varanda, procurando o que fotografar, além dessa nuvem-porco-espinho. Nenhuma alma, só rochas, terra seca e um vento quente. Ninguém é doido de encarar um calor de quase 40º. E sem nuvens! Já ia me levantando pra me refrescar com uma ducha, quando a arrogante provocou...

- Vais tomar banho? rss... A água não alivia quando eu não resfrio. Os canos de PVC esquentam, sua pele só vai ficar enrugada do vapor da água... Encare o sol do meio-dia por 20 minutos que conversaremos... - desafiou a ordinária, que se recusou a trabalhar, mas não largou a opressão.

Ninguém desliga o ar-condicionado por causa dessa grave greve pluviosa...

Um comentário:

Toninho Borbo disse...

Esse céu de camadas claras e de nuvem só faz o chão virar pó de palavras raras.
Gostei do texto. ;-)
BJo